Canção de McCartney seria inspirada em Nat King Cole

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: UOL Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 08/07/03. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Historiadores do pop levantaram a hipótese da canção "Yesterday", composta e interpretada por Paul McCartney nos Beatles, ser inspirada na balada "Answer Me, My Love", de Nat King Cole, escrita em 1953.

767 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?5000 acessosEpica: foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?

Os mesmos que apontaram as semelhanças acreditam que McCartney tenha ouvido a canção de Nat King Cole quando criança, ficando assim gravada em sua memória musical. A inspiração teria ressurgido no subconsciente do cantor, já que McCartney alega que a melodia de "Yesterday" nasceu enquanto dormia.

Os musicologistas exemplificam: "Answer Me, My Love" tem os versos "yesterday, I believed that love was here to stay, won't you tell me where I've gone astray", enquanto "Yesterday" carrega "yesterday, all my troubles seemed so far away, now it looks as though they're here to stay".

O autor musical Dominic Pedler, por exemplo, garante que as similaridades continuam - são a ênfase nas rimas que terminam com 'ay', a estrutura musical semelhante e a sobreposição dos versos quando cantados.

Quem lançou a idéia foi o historiador musical Spencer Leigh, que explorou as ligações entre as canções para um livro sobre os Beatles chamado "The Walrus was Ringo".

Apesar dos apontamentos, todos os especialistas são uníssonos em dizer que não se trata de plágio e sim de inspiração.

Nesta segunda-feira, 07, após um debate sobre o assunto na BBC Radio 4, o porta-voz de Paul McCartney disse que "as duas músicas são tão similares quanto 'Get Back' (de 'Let It Be') e 'God Save the Queen' (dos Sex Pistols)".

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

George HarrisonGeorge Harrison
Ronnie Von cometeu gafe e deixou de gravar com ele

767 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?243 acessosBeatles: singles natalinos serão relançados em dezembro865 acessosPipocando Música: 8 teorias de artistas que foram trocados965 acessosPaul McCartney: a máquina do tempo e as canções que não voltam mais0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

BBCBBC
As canções com maior poder de cura da história

Rock StarsRock Stars
Como se pareceriam alguns se não tivessem morrido

BeatlesBeatles
Como surgiu a clássica faixa "Get Back"?

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"


EpicaEpica
Foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?

Duff McKaganDuff McKagan
"Justin Bieber é um roqueiro de verdade!"

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Use Your Illusions? Aquele formato é uma bosta!

5000 acessosAC/DC: as 10 melhores músicas da banda com Bon Scott5000 acessosThe Voice: candidato canta Slipknot e passa para a próxima fase5000 acessosRob Halford: a canção do Judas que ele fez para ex-namorado5000 acessosPage e Van Halen: melhores solos de todos os tempos4559 acessosTop 5 de Filmes: O Estranho Mundo de Rob Zombie5000 acessosSlash: os álbuns ao vivo que mudaram a vida do guitarrista

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online