Canção de McCartney seria inspirada em Nat King Cole

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: UOL Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 08/07/03. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Historiadores do pop levantaram a hipótese da canção "Yesterday", composta e interpretada por Paul McCartney nos Beatles, ser inspirada na balada "Answer Me, My Love", de Nat King Cole, escrita em 1953.

3542 acessosUlrich no U2: ele perdeu para McCartney a chance de tocar bateria5000 acessosAxl Rose: sugerindo prática oral sexual a Paul Stanley

Os mesmos que apontaram as semelhanças acreditam que McCartney tenha ouvido a canção de Nat King Cole quando criança, ficando assim gravada em sua memória musical. A inspiração teria ressurgido no subconsciente do cantor, já que McCartney alega que a melodia de "Yesterday" nasceu enquanto dormia.

Os musicologistas exemplificam: "Answer Me, My Love" tem os versos "yesterday, I believed that love was here to stay, won't you tell me where I've gone astray", enquanto "Yesterday" carrega "yesterday, all my troubles seemed so far away, now it looks as though they're here to stay".

O autor musical Dominic Pedler, por exemplo, garante que as similaridades continuam - são a ênfase nas rimas que terminam com 'ay', a estrutura musical semelhante e a sobreposição dos versos quando cantados.

Quem lançou a idéia foi o historiador musical Spencer Leigh, que explorou as ligações entre as canções para um livro sobre os Beatles chamado "The Walrus was Ringo".

Apesar dos apontamentos, todos os especialistas são uníssonos em dizer que não se trata de plágio e sim de inspiração.

Nesta segunda-feira, 07, após um debate sobre o assunto na BBC Radio 4, o porta-voz de Paul McCartney disse que "as duas músicas são tão similares quanto 'Get Back' (de 'Let It Be') e 'God Save the Queen' (dos Sex Pistols)".

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Lars Ulrich no U2Lars Ulrich no U2
Ele perdeu para Paul McCartney a chance de tocar bateria

2270 acessosE se for verdade?: Famosos que morreram e foram substituídos1402 acessosShows: em vídeo, Top 11 Músicas Viscerais de Encerramento266 acessosVersões: Clássicos que você talvez não saiba, ou não lembre que são0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

FotosFotos
Blog elege o Top 10 das mais emblemáticas do Rock

Bizarro & AbsurdoBizarro & Absurdo
12 Tristes Realidades da Música

NMENME
Os 50 álbuns com mais vendas na primeira semana

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

Axl RoseAxl Rose
Sugerindo prática oral sexual a Paul Stanley

Rolling StoneRolling Stone
As 10 melhores bandas de Heavy Metal

MotorheadMotorhead
A gafe nazista de Lemmy em Nuremberg

5000 acessosThe Doors: A mais famosa foto do fantasma de Jim Morrison5000 acessosFotos de Infância: Skid Row5000 acessosMegadeth: os 10 bens mais preciosos de Dave Mustaine4733 acessosMegadeth: as estranhas histórias de turnê de Drover e Broderick5000 acessosRob Halford: "tamanho não importa, mas sim o que você faz"5000 acessosCourtney Love: "eu pareço melhor depois de um bom sexo"

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online