RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Kirk Hammett comenta participação do Metallica em despedida do Black Sabbath

Como surgiu convite para curador do último show do Black Sabbath, segundo Tom Morello

Nick Mason reflete sobre o que ele considera ter sido um erro do Pink Floyd no "Dark Side"

Baixista do The Who lista quais foram suas melhores linhas de baixo: "Toco melhor ao vivo"

Para Tobias Forge (Ghost), Black Sabbath ia muito além do heavy metal

O baixista que foi chamado para tocar com Ozzy Osbourne e Jimmy Page ao mesmo tempo

Lisa Marie Presley foi convidada para gravar música do Megadeth, mas parceria não rolou

O significado de "Não diga que a canção está perdida" em "Tente Outra Vez", de Raul Seixas

No início de carreira, Metallica era um "cover do Diamond Head"

Klaus Meine, do Scorpions, lamenta a perda de James Kottak; " É uma história muito triste"

O dia que centenas de coturnos de punks de SP foram embaralhados por tiras após dura

Tracii Guns aceitaria voltar ao Guns N' Roses para uma turnê? O próprio responde

O comentário que deixou Brian Johnson arrasado quando ele gravou o "Back in Black", do AC/DC

O álbum que Jimmy Page considerou que "apenas metade" dele ficou legal

Ian Anderson relembra por que recusou convite para o Jethro Tull tocar no Woodstock


Stamp
Bangers Open Air

Dez mil jovens vibram com 'Woodstock' chinês

Fonte: Terra Música
Postado em 05 de outubro de 2003

A China está vivendo sua particular transição social com eventos como o show de rock que durante três dias levou mais de 10 mil jovens ao delírio nos arredores de Pequim, no evento que está sendo chamado, desde sua primeira edição, como o "Woodstock" chinês.

Apesar da reticência oficial à realização de shows de rock, por considerá-los contestadores, o Festival Midi de Música Moderna celebrou este ano sua quarta edição e segunda ao ar livre.

"O festival reflete a vida dos jovens chineses, tem colorido e é necessário para que possam se expressar livremente", afirmou Li Tieqiao, saxofonista do Meihao Yaodian (algo como Charmosa Farmácia em português), um dos grupos de "jazz-folk" que encerraram a apresentação de sexta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Milhares de roqueiros, artistas e estudantes de todo o país estão desde 1º de outubro na esplanada da Escola de Música Midi, ao som de grupos de música alternativa.

No meio da multidão, está aquele que é considerado o pai do rock chinês e uma das lendas de Tiananmen, o cantor Cui Jian, venerado pelos jovens músicos.

Cui foi um dos organizadores do primeiro concerto de rock em agosto do ano passado em Lijiang, província de Yunnan (sul), após anos de proibição.

Em suas últimas edições, o festival Midi ganhou tanta popularidade que mais de 200 grupos pediram para participar este ano. Por falta de tempo, porém, apenas 43 conjuntos puderam fazer parte da festa.

A variedade de atuações é sintomática do heterogêneo panorama musical chinês, muito ligado às tendências ocidentais e com estilos que vão do "hard rock" ao jazz, passando pelo folk, hip-hop, punk, grunge e até música eletrônica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Como na chamada "movida madrilenha" dos anos 80, a efervescência musical não é sinônimo de qualidade, mas grupos como Ershou Meigui (algo como Rosas de Segunda Mão), CMCB (China McBrothers), Shanren (Homem da Montanha), ou Meihao Yaodian, estão ampliando e honrando o horizonte musical chinês. A influência ocidental é evidente em grupos como Joy Side, os Sex Pistols chineses, enquanto que outros trabalham em uma fronteiriça fusão, como o Erguang (Bofetada na Orelha), ou o Muma (Cavalo de Madeira). A maratona musical acolheu ainda grupos estrangeiros como o japonês Brahman, ou os noruegueses Blister.

Como no Ocidente, o festival também tem seus lemas sociais, que são mais inocentes na China, porém necessários. O tema deste ano foi a proteção dos animais, uma mensagem bastante distante da situação política no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

A Escola de Música Midi é uma organização privada que desde 1993 oferece cursos de música moderna e não tradicional a cerca de 200 estudantes. No ano passado, a primeira vez que o evento acontecia ao ar livre, o festival recebeu a visita da polícia, que alegou que alguns dos granjeiros da região tinham se queixado do barulho.

Estas atuações policiais aumentaram também nos locais de música alternativa de Pequim na véspera e durante a celebração do histórico XVI Congresso do Partido Comunista, em novembro de 2002.

O segredo para evitar estas visitas "burocráticas" é realizar o festival nos terrenos da escola e não cobrar entrada para evitar que a polícia exija uma licença.

A escola, que paga seus próprios seguranças durante o evento, organizou o festival há quatro anos para motivar seus alunos. Com o passar do tempo, esses alunos formaram seus próprios grupos, cujas atuações foram incluídas na programação, até reunir uma multidão e se tornar rapidamente uma atração em nível nacional, mesmo sem qualquer apoio do Governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Com o espírito de Woodstock, centenas de jovens com cabelos compridos e "piercings" se deixam levar pela música, deitados na grama, comendo, bebendo, consumindo drogas em alguns casos e dançando felizes, em busca de sua identidade.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Linkin Park


publicidadeEfrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Richard Malheiros | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS