Irmã abre o baú de Renato Russo em 2004
Fonte: Folha Online
Postado em 28 de dezembro de 2003
MARCELO RUBENS PAIVA
Articulista da Folha de S.Paulo
A autorização da vasta obra de Renato Russo está nas mãos de três pessoas: do pai, Renato Manfredini, da mãe, Maria do Carmo Manfredini, e da irmã, Carmem Tereza Manfredini.
"Atualmente, analisamos os projetos entre nós três e entramos num acordo. O Giuliano [14, filho de Renato] é muito novo para decidir sobre essas coisas", explica Carmem, 41.
Carmem, que também dá aulas de inglês, explica que teve de proibir obras anteriores: "Soubemos por meio da imprensa e de amigos, e a gente embargou".
Segundo ela, sempre pedem autorizações para vários projetos, não apenas peças ou filmes, mas também livros didáticos de português e de religião, que analisam as letras do irmão.
Legião Urbana - Mais Novidades
É ela quem organiza a obra do cantor, com a ajuda da amiga Renata Azambuja, artista plástica.
O baú começa a se abrir em 2004. No Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, haverá exposição com objetos pessoais, manuscritos e fotos inéditas.
"Ele odiava computador, fazia tudo a mão. É legal para ver o processo de trabalho dele. São toneladas de papel. Há coisas interessantes: partes de letras se misturam até chegar a uma versão final. Ele mudava e reaproveitava o material", conta Carmem.
"Dá trabalho ser herdeira e representante de um legado artístico e cultural. É um trabalho de diplomacia: receber pessoas, dar entrevistas, estar em eventos. Mas é prazeroso porque, se não fizermos, a memória reduz", explica.
Quanto ao espetáculo de Fezu Duarte, Carmem conta por que autorizaram: "Havia pessoas amigas envolvidas. Olhamos qual era a da peça, analisamos e achamos bem legal. Parece uma coisa séria. E achei a cara do meu irmão: o cavaleiro solitário lutando contra o mal com um grupo de amigos, e um quê de coisa medieval", diz. "A gente sempre parte desse princípio, o que ele pensaria, se ele gostaria", afirma.
Os Manfredini não sabiam que a fama do filho iria permanecer. Imaginavam que, após a morte, em decorrência da Aids, não falariam mais dele.
"Meus pais foram chamados para inauguração de bibliotecas em escolas públicas com o nome do Renato. Isso não pára. E eles vão, com prazer", diz Carmem.
"Aqui em Brasília, o governo até pensa em mapear os lugares que o Renato frequentava para incentivar o turismo. Já tem duas praças. Numa delas, Eduardo e Mônica, os jovens vão lá, ficam cantando, virou um reduto cultural", diz.
Carmem também surpreenderá em 2004. Vai montar um show e cantar. "Sou uma pessoa insegura, mas já decidi que vou fazer. O problema é definir o repertório."
Se irá cantar músicas do irmão? Sim, provavelmente "Depois do Começo". "Achei que as pessoas iriam pensar que eu estava me aproveitando. Mas disseram que, se eu não fizesse nada do Renato, ficariam revoltadas."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com toda sua experiência e talento do seu novo vocalista, Nazareth conquista o público mineiro
Bruce Dickinson classifica jam com Billie Joe Armstrong (Green Day) como "terrível"
Tony Iommi conta como "recrutou" Jorn Lande para cantar em seu novo disco
O álbum de Metal que Dave Grohl considera um dos discos mais perfeitos da história
Tommy Lee reflete sobre batalha legal entre Mick Mars e o Mötley Crüe
Blaze Bayley, KK's Priest e W.E.T. são anunciados como atrações do Bangers Open Air 2027
Tony Iommi aponta duas coisas que não curtiu em seu novo álbum solo, "From the Dark"
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
O que o KK's Priest deve tocar no show do Bangers Open Air 2027?
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
As duas bandas que Ozzy não queria que o Black Sabbath passasse a imitar
Tony Iommi conheceu baterista que tocou em seu novo disco enquanto passeava na praia
Brian May participou de "From the Dark", novo álbum de Tony Iommi
A sincera opinião de Bob Dylan sobre versão de Guns N' Roses de "Knockin' on Heaven's Door"
O disco do Deep Purple considerado "um erro" por Ritchie Blackmore: "Foi um desastre!"
O grave problema do refrão de "Eagle Fly Free", segundo Fabio Lione



Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
O que mapa astral de Renato Russo revela sobre a Legião Urbana, segundo astróloga
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
Frateschi, cantor da turnê com Bonfá e Vila-Lobos, explica sua semelhança com Renato Russo
O hit da Legião Urbana que revela crítica de Renato Russo a hábito de apresentadoras infantis



