Little Richard em 1982: "Fui gay toda minha vida, mas agora não sou mais"
Por André Garcia
Postado em 20 de junho de 2023
O primeiro astro do rock declaradamente gay, Little Richard era também muito religioso — cristão protestante — e nos anos 80 causou surpresa (e descrença) ao declarar que não era mais gay.
Autoproclamado o arquiteto do rock, Little Richard foi o criador do arquétipo do vocalista extravagante, incorporado por nomes como Paul Stanley e Freddie Mercury. Foi ele que criou também o arquétipo do vocalista que abusa de falsetes e gritos agudos, como Ian Gillan e, novamente, Freddie Mercury.
Little Richard - Mais Novidades
Além de negro e pobre em uma das áreas mais desiguais e racistas dos Estados Unidos, na época em que o país era racialmente segregado, ele ainda era abertamente homossexual. Portanto, ele precisou enfrentar a tudo e a todos para chegar ao sucesso.
Em entrevista para David Letterman em 1982, ele contou como foi expulso de casa na adolescência por ser gay. Além disso, ele, cristão convicto, declarou (para a descrença dos presentes) que graças a Deus não era mais gay:
Bem, papai teve 12 filhos. O nome dele era Charles Penniman, a gente chamava ele de Bud, mas eu não obedecia meu pai. Eu não fazia o que ele queria que eu fizesse, então ele me mandou embora. Eu era gay, e ele dizia 'Eu queria ter sete filhos, e você está me avacalhando!' O nome do meu irmão era Charles, quando eu ia no quintal chamar ele, eu tinha a voz fina, eu gritava [dá um gritinho agudo] 'Chaaarles!', e meu pai dizia 'É hoje que eu te mato!' Porque eu era muito extravagante, e eles não gostavam. Então papai disse 'Ou você segue essa regra ou vai embora'. Então eu fui embora."
"Minha mãe não queria que eu fosse", prosseguiu, "eu devia ter uns 17 anos — 16 ou 17 anos, por aí. [...] Mas Deus me deu a vitória. Eu não sou mais gay, mas fui gay minha vida toda. Eu fui um dos primeiros gays [do mundo da música] a sair do armário. Mas Deus me ensinou que ele criou Adão e Eva, não Adão e Ivo. Eu sou homem pela primeira vez na minha vida. Agora eu sei como você se sente — arrematou ele, dizendo ao apresentador, e arrancando gargalhadas da plateia.
Um dos mais influentes nomes do rock, David Bowie sempre disse que Little Richard foi seu herói de infância, e um de seus maiores ídolos. Lemmy Kilmister sempre dizia que ele era o maior vocalista do rock n roll. Entre as lendas da música pop que deram seus primeiros passos tocando com Little Richard estão Jimi Hendrix, Billy Preston, James Brown e Otis Redding. Até mesmo os Beatles e os Rolling Stones já abriram show para ele no começo da carreira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira
Volbeat oficializa guitarrista e volta a ser quarteto
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Por que Diabolus in Musica é o pior álbum do Slayer, de acordo com o Loudwire
O que Dave Murray realmente pensa sobre o futuro do Iron Maiden, segundo o próprio


A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
A banda que "nocauteou" Ray Manzarek, do The Doors; "Acho que era minha favorita"
Para Little Richard, racismo o impediu de ser mais popular que Elvis Presley


