Nenhum de Nós retoma o formato acústico em CD/DVD
Fonte: Terra Música
Postado em 17 de maio de 2004
Rodrigo Carneiro
Digam o que quiserem, mas os gaúchos do Nenhum de Nós saíram na frente nesta história de acústico. Até 1994, o formato era ignorado no Brasil e uma ou outra aventura neste sentido ainda trazia o rótulo anglo-saxão unplugged. À época, a banda deixou de lado as guitarras, arranjou as músicas para instrumentos ancestrais, postou-se em um teatro e lançou o bem-sucedido Acústico Ao Vivo. "É o que dizem os livros de história", diz o vocalista Thedy Corrêa ao Terra.
Tal qual o conceito do eterno retorno defendido pelo filósofo Friedrich Nietzsche, que escreveu que cada instante traz a marca da eternidade, e volta a acontecer um número infinito de vezes, Thedy Corrêa e seus companheiros de banda, que já soma 17 anos de carreira, Carlos Stein (guitarra), Sady Homrich (bateria), Veco Marques (guitarra, violão e bandolim) e João Vicente (acordeon e teclado), estão de volta ao formato que eles inauguraram há dez anos: o grupo acaba de lançar o CD Nenhum de Nós Acústico 2 Ao Vivo.
"O disco foi gravado no mesmo Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e, como o Acústico Ao Vivo, teve quatro discos de estúdio antecessores", compara.
Segundo ele, o repertório, que foi escolhido com base nas composições dos álbuns Mundo Diablo (97), Paz & Amor (99), Onde Você Estava em 93? (2000) e Histórias Reais Seres Imaginários (2001), teve a participação efetiva dos fãs. "A opinião deles foi fundamental para criar o set list. O repertório foi definido com base nos pedidos dos fãs e na repercussão que as músicas tiveram quando foram lançadas", conta.
Atentos aos novos tempos da indústria, o grupo aposta no DVD acoplado ao CD. O diferencial do DVD é a inclusão dos extras que remontam aos sucessos dos meados dos anos 80. "Gravamos Camila, Astronauta de Mármore, Sobre o Tempo e Diga Ela ainda com as luzes do teatro sendo testadas", diz. "Mas o foco é o trabalho recente. É como se pudéssemos fazer agora, com melhor aparato técnico, o que não pudemos fazer em 1994."
O grupo é um dos que mais constantes da região Sul do País. E, por não ter deixado a terra natal, é referência em um cenário auto-suficiente. "Apesar de todas as pressões para deixarmos nossa cidade, permanecemos lá. Por conta disso, hoje há um circuito muito forte em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul e uma infinidade de bandas com trabalho muito pessoal. Tem o rap do Da Guedes, o reagge do Chimaroots, o punk do Tequila Baby e a Comunidade Ninjitsu, que trafega por todos estes estilos. Elas não obrigadas a vir para São Paulo ou para o Rio de Janeiro para gravar discos ou fazer shows", diz o vocalista.
"A postura de não deixar o Rio Grande serviu para que as casas noturnas melhorassem as condições. Nos ligavam querendo um show. Dizíamos que o palco era pequeno, por exemplo, e os donos iam lá e reformavam para que o Nenhum pudesse tocar na casa. Aí as outras bandas também tinham um espaço melhor para apresentar o trabalho", diz o baterista Sady.
Nas intenções do grupo estão shows e mais shows. "O caminho deste novo disco é a estrada mesmo. Até por não termos uma penca de convidados especiais, podemos nos apresentar a a qualquer momento em teatros e casas noturnas", finaliza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Rock in Rio: algumas das maiores vaias em edições nacionais
Dream Theater: os segredos do álbum Octavarium
Gil disse que Paralamas são apenas três e fazem som melhor do que os oito Titãs



5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
Nenhum de Nós celebra show histórico de número 2.500 com teatro lotado em Belo Horizonte
O hit do Nenhum de Nós sobre caso de espancamento de homem que se vestia de mulher



