Filme lembra festival contemporâneo de Woodstock
Fonte: Terra Música
Postado em 01 de junho de 2004
Woodstock, Monterey Pop, Altamont e Isle of Wight são famosos festivais de música do fim dos anos 1960 e início dos 1970 que foram imortalizados no cinema. Mas o novo documentário Festival Express pode acabar figurando entre os fãs e críticos do rock como um dos filmes imperdíveis relativos àquela era.
O documentário focaliza um evento na história do rock que não costuma ter muito destaque: um festival de cinco dias que teve lugar no Canadá em 1970, em várias cidades, no qual se apresentaram, entre outros, Janis Joplin, Grateful Dead, The Band e Buddy Guy, todos viajando juntos em um trem chamado Festival Express.
A THINKFilm vai lançar Festival Express em alguns cinemas dos Estados Unidos no verão americano. O filme tem estréia marcada para 23 de julho em San Francisco e 30 de julho em Nova York e Los Angeles, passando para outras cidades em agosto.
"Festival Express pode ser o último grande filme de rock'n'roll daquela época", afirmou o diretor Bob Smeaton, que já recebeu dois Grammy pela direção de vídeos musicais de longa-metragem como The Beatles Anthology e Live at Fillmore East, da Band of Gypsys, a última banda de Jimi Hendrix.
Filmadas originalmente por Peter Biziou, as imagens de Festival Express estavam guardadas no Arquivo Nacional Canadense havia quase 25 anos. Foram necessários quase outros dez anos para o projeto ficar pronto para ser lançado nos cinemas.
"Foi um trabalho de amor", disse Gavin Poolman, que produziu o filme ao lado de John Trapman.
Quando Smeaton aderiu ao projeto, teve que analisar cerca de 40 horas de imagens, muitas das quais precisaram ser "limpas" com a ajuda de transferências digitais e restauração de áudio.
O ponto alto do filme é sem dúvida Janis Joplin. Suas performances eletrizantes em Cry Baby e Tell Mama confirmam seu status legendário. Buddy Guy e The Band também têm participações memoráveis.
O filme documenta os problemas enfrentados pela turnê quando manifestantes exigiram ingressos gratuitos, sem falar na camaradagem entre os músicos, que se divertiam e tocavam juntos no trem.
Festival Express inclui comentários dos participantes do festival, que dão suas perspectivas do evento. Entre os entrevistados figuram Bob Weir, Mickey Hart e Phil Lesh, do Grateful Dead, Buddy Guy e um dos promotores do festival, Ken Walker.
Para explicar por que a turnê foi menos famosa do que os festivais de Woodstock e Monterey Pop, Poolman teoriza: "Na época, o Festival Express não foi visto como sucesso, já que perdeu dinheiro. Mas os músicos envolvidos o recordam como um acontecimento fenomenal."
O Grateful Dead chegou a compor uma canção sobre a experiência, Might As Well.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps