Márcio Baraldi recebe prêmio Angelo Agostini
Por Gisele Santos
Fonte: Mundo Rock Assessoria de IMPrensa
Postado em 16 de fevereiro de 2006
(Press-release)
O cartunista Marcio Baraldi acaba de ganhar o Prêmio Angelo Agostini como "Melhor Lançamento de 2005" pelo seu livro "Tattoo Zinho". O Angelo Agostini é um prêmio voltado aos profissionais dos cartuns, um verdadeiro Oscar dos Quadrinhos Brasileiros, e esta é a sua 22ª ediçao, sendo o prêmio mais antigo do gênero no Brasil. Já foram contemplados em outras ocasiões artistas como Ziraldo, Mauricio de Souza, Henfil e Paulo Caruso.
A festa de entrega dos prêmios será dia 18 de fevereiro, sábado, no Senac da Lapa, (Rua Scipião,67 - Lapa-São Paulo/SP).
Clique aqui para maiores informações.
Este é o sexto Agostini que Baraldi ganha e o terceiro consecutivo com os livros "Roko-Loko e Adrina Lina" (2003), "Roko-Loko ataca novamente" (2004) e agora "Tattoo Zinho"(2005), todos da editora Opera Graphica.
Marcio Baraldi se consagrou como o cartunista mais rock n’roll do mundo ao criar os personagens Roko-Loko e Adrina-Lina para a revista Rock Brigade, além de várias outras séries e personagens para a maioria das revistas de rock brasileiras como, além da Rock Brigade, Metalhead, Roadie Crew, Dynamite, Comando Rock, Valhalla e Rock Underground.
E foi em 1996 que ele se aventurou a desenhar para um assunto muito próximo do Rock: a tatuagem. Naquela época existia apenas uma publicação sobre tatuagem no Brasil, a pioneira revista Metalhead Tattoo, e foi justamente para ela que Baraldi criou o Tattoo Zinho, o primeiro personagem tatuador dos quadrinhos .
Além de ser um personagem inédito nos quadrinhos, Tattoo Zinho também prima por ser inusitado: é um tatu tatuador! Sim, Baraldi aproveitou o som idêntico das palavras "tattoo" (tatuagem, em inglês) e "tatu" para criar um tatuador que não é um ser humano e sim aquele mamífero roedor que adora escavar a terra.
Com um visual rocker: boné virado para trás, óculos escuros, calças jeans e muuuitos piercings e tatuagens pelo corpo, Tattoo Zinho divide um estúdio de Tatuagem com seu sócio Podrão, versão caricaturada do tatuador Maurão, de São Caetano do Sul, também conhecido por ser guitarrista da lendária banda punk Garotos Podres.
Pelo estúdio dessa folclórica dupla passam todos os tipos possíveis para se tatuarem: patricinhas, surfistas, roqueiros, malucos diversos e até paródias de personagens famosos dos quadrinhos como Super-Homem, Popeye e Wolverine, causando as mais absurdas e divertidas situações.
Mas nem só de diversão vive o Tatoo Zinho, em suas aventuras ele retrata com bom humor o universo dos tatuadores e dos tatuados com uma boa dose de crítica política e social também. Problemas como os tatuadores de rua, leis regulamentadoras da tatuagem, e até assuntos de conjuntura mundial como as guerras de Bush são abordados em suas HQs.
Este livro, "Tattoo Zinho", lançamento luxuoso de alta qualidade gráfica da editora Opera Graphica, reúne todas as HQs do personagem desde sua estréia em 1996.O livro traz prefácios de César Nemitz, editor da revista Metalhead Tattoo, e de Ayrton Mugnaini Jr., um dos maiores jornalistas especializados em música do Brasil, além de textos honrosos de tatuadores profissionais como Cláudia Zuba, Osmar Tattoo, Tita, George Tattoo, Maurão e Zero Tattoo e de músicos das bandas de rock Exxótica e Velhas Virgens, todos, naturalmente, muito tatuados.
Um lançamento pioneiro de um personagem pioneiro, criado por um cartunista pioneiro, este é, provavelmente, o primeiro livro de quadrinhos sobre tatuagem do mundo. Mais uma prova de que os quadrinhos brasileiros estão , muitas vezes, na vanguarda mundial do gênero.
Site de Marcio Baraldi: www.marciobaraldi.com.br.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Mustaine aponta as diferenças entre sua releitura de "Ride the Lightning" e a versão original
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Os títulos de músicas do Metallica que aparecem em "The Last Note", do Megadeth
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Por que o Lynyrd Skynyrd gravou um solo de guitarra fora do tom em uma canção clássica?
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth
A condição de Geddy Lee para Rush voltar a compor e lançar músicas inéditas
Scorpions se manifesta sobre morte de ex-baixista Francis Buchholz
O que realmente matou P.A. do RPM, segundo Fernando Deluqui
A música favorita do Pink Floyd para tocar em shows, segundo David Gilmour
O hit dos Titãs em que Nando Reis abre sua relação com drogas e autodestruição


Rock in Rio: Os cachês e exigências dos artistas na edição de 1991
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda
João Gordo: ele diz não ser representante do metal e cita os "verdadeiros"
Metal Moderno: 5 bandas aptas a se tornarem clássicas
James Hetfield: "Você não iria gostar de mim se soubesse minha história"
Kirk Hammett, guitarrista do Metallica, fala sobre vizinho zoófilo, cocaína e groupies



