Márcio Baraldi recebe prêmio Angelo Agostini
Por Gisele Santos
Fonte: Mundo Rock Assessoria de IMPrensa
Postado em 16 de fevereiro de 2006
(Press-release)
O cartunista Marcio Baraldi acaba de ganhar o Prêmio Angelo Agostini como "Melhor Lançamento de 2005" pelo seu livro "Tattoo Zinho". O Angelo Agostini é um prêmio voltado aos profissionais dos cartuns, um verdadeiro Oscar dos Quadrinhos Brasileiros, e esta é a sua 22ª ediçao, sendo o prêmio mais antigo do gênero no Brasil. Já foram contemplados em outras ocasiões artistas como Ziraldo, Mauricio de Souza, Henfil e Paulo Caruso.
A festa de entrega dos prêmios será dia 18 de fevereiro, sábado, no Senac da Lapa, (Rua Scipião,67 - Lapa-São Paulo/SP).
Clique aqui para maiores informações.
Este é o sexto Agostini que Baraldi ganha e o terceiro consecutivo com os livros "Roko-Loko e Adrina Lina" (2003), "Roko-Loko ataca novamente" (2004) e agora "Tattoo Zinho"(2005), todos da editora Opera Graphica.
Marcio Baraldi se consagrou como o cartunista mais rock n’roll do mundo ao criar os personagens Roko-Loko e Adrina-Lina para a revista Rock Brigade, além de várias outras séries e personagens para a maioria das revistas de rock brasileiras como, além da Rock Brigade, Metalhead, Roadie Crew, Dynamite, Comando Rock, Valhalla e Rock Underground.
E foi em 1996 que ele se aventurou a desenhar para um assunto muito próximo do Rock: a tatuagem. Naquela época existia apenas uma publicação sobre tatuagem no Brasil, a pioneira revista Metalhead Tattoo, e foi justamente para ela que Baraldi criou o Tattoo Zinho, o primeiro personagem tatuador dos quadrinhos .
Além de ser um personagem inédito nos quadrinhos, Tattoo Zinho também prima por ser inusitado: é um tatu tatuador! Sim, Baraldi aproveitou o som idêntico das palavras "tattoo" (tatuagem, em inglês) e "tatu" para criar um tatuador que não é um ser humano e sim aquele mamífero roedor que adora escavar a terra.
Com um visual rocker: boné virado para trás, óculos escuros, calças jeans e muuuitos piercings e tatuagens pelo corpo, Tattoo Zinho divide um estúdio de Tatuagem com seu sócio Podrão, versão caricaturada do tatuador Maurão, de São Caetano do Sul, também conhecido por ser guitarrista da lendária banda punk Garotos Podres.
Pelo estúdio dessa folclórica dupla passam todos os tipos possíveis para se tatuarem: patricinhas, surfistas, roqueiros, malucos diversos e até paródias de personagens famosos dos quadrinhos como Super-Homem, Popeye e Wolverine, causando as mais absurdas e divertidas situações.
Mas nem só de diversão vive o Tatoo Zinho, em suas aventuras ele retrata com bom humor o universo dos tatuadores e dos tatuados com uma boa dose de crítica política e social também. Problemas como os tatuadores de rua, leis regulamentadoras da tatuagem, e até assuntos de conjuntura mundial como as guerras de Bush são abordados em suas HQs.
Este livro, "Tattoo Zinho", lançamento luxuoso de alta qualidade gráfica da editora Opera Graphica, reúne todas as HQs do personagem desde sua estréia em 1996.O livro traz prefácios de César Nemitz, editor da revista Metalhead Tattoo, e de Ayrton Mugnaini Jr., um dos maiores jornalistas especializados em música do Brasil, além de textos honrosos de tatuadores profissionais como Cláudia Zuba, Osmar Tattoo, Tita, George Tattoo, Maurão e Zero Tattoo e de músicos das bandas de rock Exxótica e Velhas Virgens, todos, naturalmente, muito tatuados.
Um lançamento pioneiro de um personagem pioneiro, criado por um cartunista pioneiro, este é, provavelmente, o primeiro livro de quadrinhos sobre tatuagem do mundo. Mais uma prova de que os quadrinhos brasileiros estão , muitas vezes, na vanguarda mundial do gênero.
Site de Marcio Baraldi: www.marciobaraldi.com.br.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
O cover inusitado de música do Black Sabbath que deixou Tony Iommi impressionado
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
O Queen pode voltar à estrada para uma nova turnê? Baterista Roger Taylor responde
Festival Bangers Open Air divulga o aftermovie oficial de sua quarta edição
A curiosa origem da introdução de "Sweet Leaf", clássico do Black Sabbath
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
Michael Sweet aponta o "álbum mais subestimado" do Stryper
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
O membro dos Ramones que Joey acusou de "sacanear a banda" por dinheiro
A música que ocupava um lugar especial no coração de Ozzy Osbourne
A música do Radiohead que Thom Yorke diz nunca conseguir tocar direito
Titãs e a torta de climão após Nando Reis convidar ex-namorada para cantar no "Acústico"
A opinião de Raul Seixas sobre seus tratamentos "traumatizantes" contra o alcoolismo
Clown diz que Joey Jordison poderia ter voltado ao Slipknot

Axl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance
Rob Halford: "Ninguém escolhe ser Gay"
A melhor música de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
Fotos de Infância: Bruce Dickinson, do Iron Maiden
Bandas: Por que ninguém está indo a seus shows?
As duas mulheres que conduziram a reunião do Guns N' Roses



