Márcio Baraldi recebe prêmio Angelo Agostini
Por Gisele Santos
Fonte: Mundo Rock Assessoria de IMPrensa
Postado em 16 de fevereiro de 2006
(Press-release)
O cartunista Marcio Baraldi acaba de ganhar o Prêmio Angelo Agostini como "Melhor Lançamento de 2005" pelo seu livro "Tattoo Zinho". O Angelo Agostini é um prêmio voltado aos profissionais dos cartuns, um verdadeiro Oscar dos Quadrinhos Brasileiros, e esta é a sua 22ª ediçao, sendo o prêmio mais antigo do gênero no Brasil. Já foram contemplados em outras ocasiões artistas como Ziraldo, Mauricio de Souza, Henfil e Paulo Caruso.
A festa de entrega dos prêmios será dia 18 de fevereiro, sábado, no Senac da Lapa, (Rua Scipião,67 - Lapa-São Paulo/SP).
Clique aqui para maiores informações.
Este é o sexto Agostini que Baraldi ganha e o terceiro consecutivo com os livros "Roko-Loko e Adrina Lina" (2003), "Roko-Loko ataca novamente" (2004) e agora "Tattoo Zinho"(2005), todos da editora Opera Graphica.
Marcio Baraldi se consagrou como o cartunista mais rock n’roll do mundo ao criar os personagens Roko-Loko e Adrina-Lina para a revista Rock Brigade, além de várias outras séries e personagens para a maioria das revistas de rock brasileiras como, além da Rock Brigade, Metalhead, Roadie Crew, Dynamite, Comando Rock, Valhalla e Rock Underground.
E foi em 1996 que ele se aventurou a desenhar para um assunto muito próximo do Rock: a tatuagem. Naquela época existia apenas uma publicação sobre tatuagem no Brasil, a pioneira revista Metalhead Tattoo, e foi justamente para ela que Baraldi criou o Tattoo Zinho, o primeiro personagem tatuador dos quadrinhos .
Além de ser um personagem inédito nos quadrinhos, Tattoo Zinho também prima por ser inusitado: é um tatu tatuador! Sim, Baraldi aproveitou o som idêntico das palavras "tattoo" (tatuagem, em inglês) e "tatu" para criar um tatuador que não é um ser humano e sim aquele mamífero roedor que adora escavar a terra.
Com um visual rocker: boné virado para trás, óculos escuros, calças jeans e muuuitos piercings e tatuagens pelo corpo, Tattoo Zinho divide um estúdio de Tatuagem com seu sócio Podrão, versão caricaturada do tatuador Maurão, de São Caetano do Sul, também conhecido por ser guitarrista da lendária banda punk Garotos Podres.
Pelo estúdio dessa folclórica dupla passam todos os tipos possíveis para se tatuarem: patricinhas, surfistas, roqueiros, malucos diversos e até paródias de personagens famosos dos quadrinhos como Super-Homem, Popeye e Wolverine, causando as mais absurdas e divertidas situações.
Mas nem só de diversão vive o Tatoo Zinho, em suas aventuras ele retrata com bom humor o universo dos tatuadores e dos tatuados com uma boa dose de crítica política e social também. Problemas como os tatuadores de rua, leis regulamentadoras da tatuagem, e até assuntos de conjuntura mundial como as guerras de Bush são abordados em suas HQs.
Este livro, "Tattoo Zinho", lançamento luxuoso de alta qualidade gráfica da editora Opera Graphica, reúne todas as HQs do personagem desde sua estréia em 1996.O livro traz prefácios de César Nemitz, editor da revista Metalhead Tattoo, e de Ayrton Mugnaini Jr., um dos maiores jornalistas especializados em música do Brasil, além de textos honrosos de tatuadores profissionais como Cláudia Zuba, Osmar Tattoo, Tita, George Tattoo, Maurão e Zero Tattoo e de músicos das bandas de rock Exxótica e Velhas Virgens, todos, naturalmente, muito tatuados.
Um lançamento pioneiro de um personagem pioneiro, criado por um cartunista pioneiro, este é, provavelmente, o primeiro livro de quadrinhos sobre tatuagem do mundo. Mais uma prova de que os quadrinhos brasileiros estão , muitas vezes, na vanguarda mundial do gênero.
Site de Marcio Baraldi: www.marciobaraldi.com.br.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com toda sua experiência e talento do seu novo vocalista, Nazareth conquista o público mineiro
Bruce Dickinson classifica jam com Billie Joe Armstrong (Green Day) como "terrível"
O álbum de Metal que Dave Grohl considera um dos discos mais perfeitos da história
Tony Iommi conta como "recrutou" Jorn Lande para cantar em seu novo disco
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
Estadão diz que rock voltou a fazer sucesso, mas vê problema: "Bibelô nostálgico"
Becky Baldwin celebra participação em novo álbum de Tony Iommi
Tommy Lee reflete sobre batalha legal entre Mick Mars e o Mötley Crüe
As duas bandas que Ozzy não queria que o Black Sabbath passasse a imitar
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
O que o KK's Priest deve tocar no show do Bangers Open Air 2027?
Os 20 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em 1987, segundo a Louder
Blaze Bayley, KK's Priest e W.E.T. são anunciados como atrações do Bangers Open Air 2027
Tony Iommi conheceu baterista que tocou em seu novo disco enquanto passeava na praia
Brian May participou de "From the Dark", novo álbum de Tony Iommi
Como foram os complicados últimos meses de vida de Raul Seixas, segundo Rick Ferreira
Slash: Um dia Michael Jackson ficou puto com ele?
O quinto beatle escondido (mas nem tanto) na capa de "Abbey Road"



Axl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance
Rob Halford: "Ninguém escolhe ser Gay"
A melhor música de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
Fotos de Infância: Bruce Dickinson, do Iron Maiden
Bandas: Por que ninguém está indo a seus shows?
As duas mulheres que conduziram a reunião do Guns N' Roses



