Gleen Hughes comenta carreira e Deep Purple
Por Renato Guedes de Almeida
Fonte: Blog Purpendicular
Postado em 02 de julho de 2006
Na última sexta feira, dia 30 de Junho, Gleen Hughes deu uma entrevista ao Purpendicular (revista eletrônica) onde comentou sobre o Deep Purple e sua carreira. Seguem abaixo algumas de suas declarações.
"Estamos fechando nas próximas semanas um acordo com uma gravadora brasileira pra lançar Songs for the Divine por aí. Já me sondaram pra ir a um festival em outubro, que vai passar pelo Rio. Adoro o Brasil, sou louco por São Paulo, mas infelizmente ainda não conheço o Rio. Vai ser uma boa chance."
"Quando eu entrei no Deep Purple, em 1973, a indústria da música era muito diferente de como é hoje. Era mais simples. Tinha mais a ver com grandes bandas e boa música. Nos últimos 20 anos é que mudou bastante. Pra minha carreira, foi um passo natural saltar do Trapeze para o Deep Purple. O Trapeze era muito popular na América, mas ainda não nos conheciam na Europa."
"Eu entrei no Deep Purple com 21 anos, em junho de 1973. A idéia de ter um dueto de vozes no Deep Purple já andava pela cabeça do Ritchie e do Jon. Desde o começo estavam convidando o Paul Rodgers. Fiquei amigo, individualmente, de todos os colegas da banda."
"Quando eu cheguei na banda, cheguei trazendo elementos de blues. Eu era um dos poucos caras brancos que entendiam a música dos cantores negros. Eu e o Bolin conhecíamos a fórmula secreta pra misturar o rock com o funk. Todo mundo curtiu, no começo. Especialmente depois da entrada do Bolin, a gente começou a aprofundar isso."
"O Ritchie é um cara mais difícil, mas até aí todos os grandes guitarristas são difíceis. O Jimmy Page é difícil, o Jeff Beck é. Todos são. O Tony Iommi é mais tranqüilo, mas é exceção."
"Tommy Bolin era uma figuraça. Gente boa, crianção... só que ele tinha aquele problema muito sério com a heroína. Em 1975, eu comecei a pegar pesado com as drogas. Cocaína, Heroína... nessa época o Bolin já estava começando a experimentar com morfina."
"Quando o cara é famoso, vive cercado de gente oferecendo drogas, bebida, carros, aviões, mulher. Tudo de graça. Infelizmente, eu era muito jovem, não estava preparado pra tudo isso. Não queria ficar viciado, mas infelizmente depois que a coisa começa o cara fica querendo mais. A coisa foi mais pesada comigo e com o Bolin. Não digo que os outros não viessem junto, mas eles eram mais da bebida. Eu nunca fui de beber, mas acabei pegando pesado com a cocaína. As drogas são uma merda, fodem a vida do cara. Eu estou há 15 anos lutando com elas."
"O que acabou com o Deep Purple, há 30 anos, foi uma combinação de sexo, drogas e rock’n’roll. Rolava muita doideira. Tinha troca de mulheres, muita droga e o negócio de a música ir numa direção diferente."
"Agora em agosto ou setembro, devo ir a um estúdio pra ouvir as fitas dos ensaios de Stormbringer pro disco novo. Infelizmente, parece que não sobraram músicas extras. Mas eu vou vasculhar tudo aquilo, todas aquelas fitas dos ensaios. Devo achar alguma coisa nova e diferente. Mas o disco ainda vai demorar um pouco, talvez só saia em janeiro."
"Diga aos fãs brasileiros que eu vou adorar voltar lá pra cantar minhas músicas. Adoro o país e sua musicalidade."
A entrevista foi feita por Marcelo Soares.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
A banda que ofereceu algo novo para o metal, segundo Andreas Kisser
A música que tirou o Yes do esquecimento e atingiu o topo das paradas
Os sete discos essenciais do Grave Digger
O clássico do Judas Priest em que Rob Halford alcançou a nota mais alta da carreira
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Yngwie Malmsteen anuncia detalhes do novo álbum, "Hell or High Water"
O melhor solo do guitarrista Eddie Van Halen, segundo a Classic Rock
Ihsahn afirma que foi contra todas as probabilidades que o black metal virou carreira
O sucesso colossal de Ozzy Osbourne que foi tocado em apenas um show do Madman
As músicas do Metallica que o finado Kurt Cobain mais gostava
Freedom of Expression: o tema do Globo Repórter



15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
Para Roger Glover (Deep Purple), anos 1960 e 70 foram o auge da criatividade musical
O guitarrista selvagem que Brian May colocou entre os pilares do rock
O que diabos significa "SPLAT!", título do novo álbum do Deep Purple, segundo Roger Glover
O lendário guitarrista que Ritchie Blackmore disse que tocava de forma estranha
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Heavy Metal: os 11 melhores álbuns da década de 70 segundo o Loudwire
O riff de guitarra que Tony Iommi considera o maior de todos os tempos - alguém discorda?



