Banda faz rock pesado tocado na viola
Fonte: Terra Música
Postado em 22 de agosto de 2006
Uma viola caipira com captador e muita distorção. A fórmula inusitada é um dos segredos da banda Zefirina Bomba, de João Pessoa, na Paraíba. O grupo mostra um rock rápido, direto e sem meias palavras em seu álbum de estréia, que tem o auto-explicativo título Noisecoregroove-cocoenvenenado.
"Quando fui preencher o questionário de inscrição pro programa Banda Antes, da MTV, na parte do gênero, coloquei esse nome por brincadeira", diverte-se Ilsom, guitarrista - ou melhor, violeiro - e vocalista do Zefirina Bomba.
Cabe a ele domar a microfonia das violas que usa. "Às vezes era tão insuportável que no final do show eu destruía a viola", conta.
Seguindo a filosofia "uma viola velha, um captador barato e algumas cordas vagabundas", o Zefirina Bomba injeta peso no cenário do rock nacional, influenciando-se por incendiários como MC5, Stooges e Mutantes com João Cabral de Melo Neto e Glauber Rocha.
E a escolha da viola como instrumento tem uma razão que vai além da mera contingência econômica. "É um instrumento com um som mais agudo, agressivo, rasgado", descreve Ilsom.
Para o vocalista, o clima sossegado de João Pessoa também serve como influência, só que reversa. "A tranqüilidade da cidade deixa a gente inquieto", diz.
A mistura de rock pesado com tons nordestinos já teve outro representante famoso: os Raimundos. "Há essa ponte com a gente por sermos da Paraíba e falarmos palavrão, mas não tem a ver", despista Ilsom. "É mais a necessidade da imprensa de apresentar um novo som comparando com outro".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Andre Barcinski aponta "show bizarro" que será realizado no Rock in Rio 2026
Por que o Metallica demorou tanto tempo para gravar um clipe, segundo Lars Ulrich
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
A música épica que tem uma das melhores melodias do Dream Theater, segundo o Loudwire
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Lars Ulrich gravou parte épica de "One" na primeira tomada, diz produtor de "...And Justice for All
A opinião elogiosa de Ron "Bumblefoot" Thal sobre Slash
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
Lista: 10 covers que ficaram mais conhecidos que as versões originais
A banda punk que fez tudo certo em uma única música, concluiu Bob Dylan
As bandas que mais influenciaram o U2 das antigas, segundo The Edge

Not Troo: João Gordo posta foto com James Hetfield na Disney
Metallica: a regressão técnica de Lars Ulrich
Rogério Skylab usa Megadeth para explicar o grande problema de Regis Tadeu
Saiba tamanho da fortuna de John Deacon, do Queen - e quanto ele ganha sem sair de casa
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, diz não haver muito diálogo na banda
Emos: 23 músicas que já estiveram na sua playlist



