Banda faz rock pesado tocado na viola
Fonte: Terra Música
Postado em 22 de agosto de 2006
Uma viola caipira com captador e muita distorção. A fórmula inusitada é um dos segredos da banda Zefirina Bomba, de João Pessoa, na Paraíba. O grupo mostra um rock rápido, direto e sem meias palavras em seu álbum de estréia, que tem o auto-explicativo título Noisecoregroove-cocoenvenenado.
"Quando fui preencher o questionário de inscrição pro programa Banda Antes, da MTV, na parte do gênero, coloquei esse nome por brincadeira", diverte-se Ilsom, guitarrista - ou melhor, violeiro - e vocalista do Zefirina Bomba.
Cabe a ele domar a microfonia das violas que usa. "Às vezes era tão insuportável que no final do show eu destruía a viola", conta.
Seguindo a filosofia "uma viola velha, um captador barato e algumas cordas vagabundas", o Zefirina Bomba injeta peso no cenário do rock nacional, influenciando-se por incendiários como MC5, Stooges e Mutantes com João Cabral de Melo Neto e Glauber Rocha.
E a escolha da viola como instrumento tem uma razão que vai além da mera contingência econômica. "É um instrumento com um som mais agudo, agressivo, rasgado", descreve Ilsom.
Para o vocalista, o clima sossegado de João Pessoa também serve como influência, só que reversa. "A tranqüilidade da cidade deixa a gente inquieto", diz.
A mistura de rock pesado com tons nordestinos já teve outro representante famoso: os Raimundos. "Há essa ponte com a gente por sermos da Paraíba e falarmos palavrão, mas não tem a ver", despista Ilsom. "É mais a necessidade da imprensa de apresentar um novo som comparando com outro".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
Nevermore estreia nova formação em show na Turquia; veja setlist e vídeos
AC/DC chama público argentino de "melhor do mundo", segundo Brian Johnson
Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
A pior música de "Appetite for Destruction", de acordo com o Loudwire
Guitarristas querem incluir músicas raras nos próximos shows do Judas Priest
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
Max Cavalera revela o maior mal-entendido sobre sua saída do Sepultura
A banda de rock que mudou para sempre a vida de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
Max Cavalera relembra o primeiro (e caótico) show do Sepultura
Free: a paixão de Dave Murray por Paul Kossoff
Vídeo de vocalista brasileiro batendo cabeça em "Toxicity" atinge 1 milhão de views
As poucas bandas do rock nacional 1980 que Engenheiros do Hawaii costumava encontrar


Bateria: imagine se ele tocasse um equipamento mais decente
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1988
Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal
Jared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa
Max Cavalera: "Deveríamos ter demitido aqueles dois e mantido o nome"
A opinião de Paul Stanley, do Kiss, sobre o Metallica e Slayer



