Câmara aprova lei que transforma jabá em crime
Fonte: Rock Brigade
Postado em 05 de dezembro de 2006
Está cada vez mais próximo o dia em que o famoso "jabá" vai virar crime. Para quem não conhece, "jabá" é o dinheiro que as gravadoras paga para que seus discos sejam executados à exaustão nas rádios e nas TVs, gerando "sucessos" artificiais junto ao público. O projeto que transforma o "jabá" em crime é de autoria do deputado Fernando Ferro (PT-PE) e foi aprovado no final de novembro na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, em Brasília. O projeto de lei é de nº 1.048/03 e sua aprovação foi comemorada pelo deputado como "Uma conquista dos trabalhadores da cultura".

O projeto foi apresentado inicialmente em 2003 e já passou também pelas comissões de Educação e Cultura, Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Segue, agora, para apreciação do plenário da Câmara.
Ferro espera mais agilidade na tramitação e acredita que será possível realizar um debate produtivo sobre o assunto. "A aprovação do projeto de lei que criminaliza o 'jabá' é um sinal de que estamos caminhando para desvendar a área de segredos que envolvem as relações das empresas de comunicação com a divulgação da cultura brasileira. Esperamos celeridade na aprovação do projeto para inibir esses procedimentos escusos", afirma o deputado.
Se o projeto de lei for aprovado, vai se tornar crime o recebimento, por parte de proprietário, gerente, responsável, radialista ou apresentador, de vantagem de gravadora, artista, empresário, promotor de concertos ou afins para privilegiar a execução de determinada música, prática conhecida como "jabá" ou "jabaculê". O crime é punível com pena de detenção de um a dois anos, sem prejuízo de sanções de multa, suspensão ou cassação, previstas na lei.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
O significado do gesto de Alissa White-Gluz no vídeo do DragonForce que ninguém percebeu
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
Carl Palmer traz ao Brasil o show que revive Emerson, Lake & Palmer sem hologramas
Rafael Bittencourt revela que músicas do Angra foram inspiradas por sua esposa
Nicko McBrain revela conselhos para seu substituto no Iron Maiden
Nevermore - O retorno da banda que nunca saiu da mente dos brasileiros
Testament confirma turnê latino-americana com Municipal Waste e Immolation
A opinião de Paulo Ricardo do RPM sobre a cantora de axé Daniela Mercury
A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
A música de Brian May que Eric Clapton achou horrível: "Me enviaram e fiquei insultado"
A música revolucionária que o Guns N' Roses começou a criar num porão em 1985
A música do Metallica que o Megadeth tocou em show antes de "Ride the Lightning"
Para Ian Gillan, ninguém toca "Smoke on the Water" como Ian Paice (sobrou para Lars Ulrich)
Robert Trujillo explica que teve que segurar a onda quando entrou no Metallica
Carlos Santana diz que perdoou homem que abusou dele quando era criança
Guitar World: os 100 melhores guitarristas de hard rock
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
Kiss x Secos & Molhados: o fim da polêmica
Lady Gaga: "o Iron Maiden mudou a minha vida!"
O Surto: "Fora Queen, só nós fizemos 250 mil cantarem no Rock in Rio"
Black Sabbath: Tony Iommi explica como tocar "Paranoid"
Gene Simmons, do Kiss, compartilha seus bizarros hábitos alimentares


