A música nostálgica dos anos 2000 que passou 1 bilhão no Spotify e salvou banda do fracasso
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de setembro de 2024
Um dos nomes mais populares do início dos anos 2000, o grupo inglês Keane se tornou conhecido por sua sonoridade leve e cativante, que mistura elementos de Rock Alternativo, Pop Rock e Britpop. Na ativa há quase 30 anos, o Keane escreveu músicas marcantes, que passaram pelo teste do tempo e fazem sucesso até os dias atuais. É o caso da balada "Somewhere Only We Know".
Primeira faixa de "Hopes And Fears", o primeiro disco de estúdio do Keane, "Somewhere Only We Know" é uma música bela, melancólica e nostálgica, que é o maior hit do grupo britânico fundado na metade dos anos 1990.
"Quando éramos jovens, não falávamos muito sobre nossas emoções, então talvez elas tenham sido transferidas para a música", afirmou o vocalista Tom Chaplin, durante entrevista concedida ao The Guardian em 2014.
"Há muitas teorias na Internet sobre o significado de ‘Somewhere Only We Know’, mas sempre achei que se tratava de um lugar onde crescemos, e um desejo por algo puro e simples. Minha mãe e meu pai administravam uma escola, e nós costumávamos nos sentar no pátio quando éramos adolescentes, ficávamos fumando maconha e nos divertindo. Eu sempre pensava nesse lugar quando cantava a música. Para mim, trata-se de nós como amigos e uma banda, crescendo", acrescentou o vocalista do Keane.
Tim Rice-Oxley, multi-instrumentista que escreveu "Somewhere Only We Know", contou ao The Guardian como compôs a música que mudou para sempre a trajetória do Keane.
"Estávamos fazendo shows há anos, tocando literalmente para duas pessoas de vez em quando (...). Não podíamos mais nos dar ao luxo de morar e ensaiar em Londres com os empregos humildes que tínhamos, então nos mudamos de volta para Battle, ficamos ensaiando na casa dos meus pais. Escrevi ‘Somewhere Only We Know’ no pequeno piano da sala da frente da casa deles. Eu tinha em mente o ritmo de condução de ‘Heroes’, de David Bowie, como ponto de partida, então usei o piano como uma guitarra rítmica e o resto fluiu instintivamente.
A música fala sobre o fato de estarmos de volta e termos algo a que nos apegar. Imaginei um lugar específico em Sussex, onde costumávamos ir quando éramos crianças. Havia um pinheiro caído e parecia ser um lugar para fugir da realidade do fracasso da banda, que parecia estar se aproximando rapidamente. Richard [Hughes, baterista] recentemente me enviou uma foto de nós três naquele exato lugar, quando tínhamos 11 anos ou algo assim, e eu me pergunto se, inconscientemente, me lembrei da foto quando escrevi a música", contou Tim.
"‘Somewhere Only We Know’ abriu todas as portas para nós (...). Acho que muitas pessoas têm um lugar especial que parece um refúgio. As pessoas ainda adoram essa música e muitas delas se debruçaram sobre a letra, tentando entender o que ela significa. Como compositor, é um sonho que se tornou realidade", complementou o autor de uma das obras musicais mais bonitas dos anos 2000.
No fim das contas, "Somewhere Only We Know" fez (e faz) um sucesso estrondoso, pois foi ouvida 1 bilhão 649 milhões de vezes apenas no Spotify. O vídeo da música, que está no Youtube desde 2009, acumula 681 milhões de views.
"Hopes And Fears" foi lançado no dia 10 de maio de 2004. O álbum traz outras músicas que se tornaram hits do Keane, como "Everybody's Changing", "Bedshaped" e "This Is The Last Time".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps