Wolfgang's Vault processando gravadoras
Por Guilherme Carvalho
Fonte: Yahoo! News
Postado em 08 de março de 2007
Um site com gravações de shows famosos está contra-atacando o processo de copyright de algumas das mais notáveis bandas de rock, que trazem junto duas grandes gravadoras na batalha.
Em dezembro, LED ZEPPELIN, GRATEFUL DEAD, SANTANA e THE DOORS processaram o Wolfgang’s Vault - www.wolfgangsvault.com - alegando que o site, de propriedade de Bill Sagan, viola os direitos de propriedade intelectual vendendo merchandising e disponibilizando shows por streaming que pertenceriam aos músicos.
Em resposta, o advogado do Wolfgang’s Vault, Michael Elkin, recentemente elaborou um documento de 40 páginas contra os músicos e suas gravadoras, a BMG e a Warner Music Group.
"Muito longe de ser sobre conteúdo não autorizado, enganação ao consumidor ou qualquer tipo de desrespeito à lei, esse caso é na verdade uma tentativa óbvia de duas das maiores gravadores do mundo – usando os artistas como artifício – para restringir possíveis tentativas futuras de disponibilizar conteúdo por 'streaming' e destruir um negócio legítimo", diz o documento.
O advogado também alega que as duas companhias tentaram negociar licenças para as gravações dos shows e, quando viram que não era possível, "conspiraram para inventar alegações legais fictícias a fim de se apropriar do uso das gravações musicais, através de um abuso do processo judicial."
Os direitos e a propriedade das gravações são assuntos controversos no caso. Ainda não há data para julgamento. Nos anos sessenta o lendário promotor de shows Bill Graham foi responsável por várias apresentações no Fillmore West e Winterland em São Francisco e no Fillmore East em Nova Iorque, com grandes nomes do momento, incluindo BOB MARLEY, THE WHO, BOB DYLAN, JIMI HENDRIX, NEIL YOUNG, MILES DAVIS e outros.
Graham morreu em um acidente de helicóptero em 1991, e seu arquivo foi vendido para a SFX Entertainment, que foi vendida para o Clear Channel Entertainment em 2000. Sagan adquiriu o material do Clear Channel em 2003 e deu a seu site o nome do promotor original.
Em dezembro, os músicos, representados por Jeff Reeves, alegaram que os direitos de propriedade intelectual para o material não poderiam ser transferidos sem a permissão dos artistas. Além disso, também argumentaram que um estatuto federal contra material não-autorizado não permite a transmissão de material de shows sem o consentimento do artista.
Em resposta à ação, o Wolfgang's Vault nega a maioria das alegações e apresenta 28 pontos de defesa, incluindo falta de jurisdição, abandono e perda dos direitos de propriedade intelectual, uso inadequado de copyright e marcas, fraude, má fé, consentimento de licenças, estatuto de limitações e a inconstitucionalidade das alegações dos acusadores.
No contra-processo, a defesa afirma que a Sony BMG e a Warner se encontraram em diversas ocasiões no ano passado para recrutar artistas a fim de conspirar para "destruir e desmantelar" o negócio de arquivamento de shows de Bill Graham.
O Wolfgang's Vault espera que o julgamento aponte que o site adquiriu legalmente o material, e também aceite o seu processo por difamação, fraude, quebra de contrato, interferência e conspiração civil. As possíveis punições não foram especificadas. Representantes do site não foram encontrados para comentar sobre as respostas da sua defensoria.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Bill Hudson: "Qualquer coisa que não são essas duas bandas é percebida pelo público como amador"
Alex Skolnick (Testament) lembra audição para o Spin Doctors
Chuck Billy diz que vinil "tem um som diferente", mas aponta um detalhe que muda tudo
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
Tour manager do Guns N' Roses fala sobre emoção de Axl ao conhecer Ozzy Osbourne
Retorno? Perfis do Arch Enemy e de Angela Gossow deletam todos os posts
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
O problema de trabalhar com Yngwie Malmsteen no G3, segundo Joe Satriani
A importante e cultuada vertente do rock que Raul Seixas abominava completamente
A única música de Humberto Gessinger com letra escrita pelo genial Cazuza


A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Filmagem rara do Led Zeppelin em 1972 é disponibilizada online
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
Quando Chris Cornell temeu que o Soundgarden fosse comparado com Black Sabbath ou Led Zeppelin
O icônico guitarrista que se tornou o maior herói de Dave Mustaine
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
A música do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia que nunca tivesse existido
Cinco músicas lançadas há mais de 50 anos que continuam fazendo sucesso
Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo



