Wolfgang's Vault processando gravadoras

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Guilherme Carvalho, Fonte: Yahoo! News, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 08/03/07. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Um site com gravações de shows famosos está contra-atacando o processo de copyright de algumas das mais notáveis bandas de rock, que trazem junto duas grandes gravadoras na batalha.

5000 acessosLed Zeppelin: 24 curiosidades sobre "Stairway to Heaven"5000 acessosSlash: guitarrista conta o que tem ouvido ultimamente

Em dezembro, LED ZEPPELIN, GRATEFUL DEAD, SANTANA e THE DOORS processaram o Wolfgang’s Vault - www.wolfgangsvault.com - alegando que o site, de propriedade de Bill Sagan, viola os direitos de propriedade intelectual vendendo merchandising e disponibilizando shows por streaming que pertenceriam aos músicos.

Em resposta, o advogado do Wolfgang’s Vault, Michael Elkin, recentemente elaborou um documento de 40 páginas contra os músicos e suas gravadoras, a BMG e a Warner Music Group.

“Muito longe de ser sobre conteúdo não autorizado, enganação ao consumidor ou qualquer tipo de desrespeito à lei, esse caso é na verdade uma tentativa óbvia de duas das maiores gravadores do mundo – usando os artistas como artifício – para restringir possíveis tentativas futuras de disponibilizar conteúdo por 'streaming' e destruir um negócio legítimo”, diz o documento.

O advogado também alega que as duas companhias tentaram negociar licenças para as gravações dos shows e, quando viram que não era possível, “conspiraram para inventar alegações legais fictícias a fim de se apropriar do uso das gravações musicais, através de um abuso do processo judicial.”

Os direitos e a propriedade das gravações são assuntos controversos no caso. Ainda não há data para julgamento. Nos anos sessenta o lendário promotor de shows Bill Graham foi responsável por várias apresentações no Fillmore West e Winterland em São Francisco e no Fillmore East em Nova Iorque, com grandes nomes do momento, incluindo BOB MARLEY, THE WHO, BOB DYLAN, JIMI HENDRIX, NEIL YOUNG, MILES DAVIS e outros.

Graham morreu em um acidente de helicóptero em 1991, e seu arquivo foi vendido para a SFX Entertainment, que foi vendida para o Clear Channel Entertainment em 2000. Sagan adquiriu o material do Clear Channel em 2003 e deu a seu site o nome do promotor original.

Em dezembro, os músicos, representados por Jeff Reeves, alegaram que os direitos de propriedade intelectual para o material não poderiam ser transferidos sem a permissão dos artistas. Além disso, também argumentaram que um estatuto federal contra material não-autorizado não permite a transmissão de material de shows sem o consentimento do artista.

Em resposta à ação, o Wolfgang's Vault nega a maioria das alegações e apresenta 28 pontos de defesa, incluindo falta de jurisdição, abandono e perda dos direitos de propriedade intelectual, uso inadequado de copyright e marcas, fraude, má fé, consentimento de licenças, estatuto de limitações e a inconstitucionalidade das alegações dos acusadores.

No contra-processo, a defesa afirma que a Sony BMG e a Warner se encontraram em diversas ocasiões no ano passado para recrutar artistas a fim de conspirar para “destruir e desmantelar” o negócio de arquivamento de shows de Bill Graham.

O Wolfgang's Vault espera que o julgamento aponte que o site adquiriu legalmente o material, e também aceite o seu processo por difamação, fraude, quebra de contrato, interferência e conspiração civil. As possíveis punições não foram especificadas. Representantes do site não foram encontrados para comentar sobre as respostas da sua defensoria.

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Led ZeppelinLed Zeppelin
24 curiosidades sobre "Stairway to Heaven"

473 acessosDanilo Vicari: Top 10 Riffs do Led Zeppelin2717 acessosLed Zeppelin: Dando peso ao trailer de Thor Ragnarok0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Geddy LeeGeddy Lee
"Jimi Hendrix e Led Zeppelin são intocáveis"

Led ZeppelinLed Zeppelin
A banda não é, nem nunca foi, um "plágio"

Led ZeppelinLed Zeppelin
"Vá atirar uma TV pela janela, cortesia da banda!"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"0 acessosTodas as matérias sobre "Grateful Dead"0 acessosTodas as matérias sobre "Doors"0 acessosTodas as matérias sobre "Jimi Hendrix"

SlashSlash
Guitarrista conta o que tem ouvido ultimamente

Udo DirkschneiderUdo Dirkschneider
A bizarra semelhança com um astro da Sessão da Tarde

MegadethMegadeth
Os melhores álbuns da banda segundo o About.com

5000 acessosHeavy Metal: as 10 maneiras de se segurar a guitarra5000 acessosDream Theater: Rudess lista álbuns que mudaram sua vida5000 acessosAvenged Sevenfold: cheirando cocaína com The Rev após a rehab5000 acessosCorey Talor: "Axl é um pau no cu e quem espera por ele é otário"5000 acessosCharlie Brown Jr: Apresentador maranhense continua confudindo tudo5000 acessosMetallica: Lars Ulrich, o beijoqueiro da Bay Area

Sobre Guilherme Carvalho

Gaúcho de Santiago, é redator em uma agência de propaganda de Florianópolis. Começou escutando o pai dedilhar Tom Jobim, Vinícius e Toquinho no violão, mas só teve um contato mais sério com o instrumento aos 18 anos. Hoje é um apaixonado por solos, guitarras e violões. Seu estilo preferido é o rock, mas escuta quase todo tipo de música, de Beatles a Arctic Monkeys, passando por Oasis, Iron Maiden, Wolfmother, Dream Theater, John Mayer, Maná, Scorpions, Gotan Project, Silverchair, Green Day, Guns 'N Roses, Jack Johnson, Jamiroquai, Kiss, Lenny Kravitz, Foo Fighters, Metallica e, é claro, guitar heroes, música nativista e bandas gaúchas.

Mais informações sobre Guilherme Carvalho

Mais matérias de Guilherme Carvalho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online