Jimmy Page, do Led Zeppelin, responde se ficava nervoso de tocar para multidões
Por André Garcia
Postado em 18 de dezembro de 2023
Em 1965, os Beatles deram início ao stadium rock fazendo o primeiro show de uma banda de rock em um estádio — o Shea Stadium, nos Estados Unidos. Na década seguinte, Led Zeppelin, que foi possivelmente a maior de todas, levou os shows de estádios e grandes arenas a outro patamar, arrastando para multidões.
Em entrevista de 2014 para a Classic Rock, Jimmy Page comentou sobre o nervosismo de tocar para públicos imensos, e se a gigantesca fama do Led Zeppelin o intimidava.
"Eu sempre tinha uma tensão, o que você poderia chamar de nervosismo, em qualquer lugar em que fosse. Eu me perguntava se aquilo era apenas adrenalina, mas eu sempre tinha aquela tensão. Não há dúvida de que de repente você passava por aquela mudança, que você poderia chamar de medo de palco. Mas eu era bem realista sobre o que provavelmente era. Não era ter medo no palco. Eu amo estar no palco. Não há nada para ter medo. Mas tinha aquela tensão, com certeza."
"[Toda a fama do Led Zeppelin não era intimidadora]. Todo o clima era diferente naquela época, né? Quando você está falando desse tipo de paixão dos fãs, a maneira como ela se manifestava era simplesmente que os shows ficavam cada vez maiores. Então, você poderia ver também pelas vendas de discos, que a popularidade era imensa."
"Aquela era a manifestação disso, fazer shows maiores e a resposta a isso. E isso nunca desapareceu. A realidade do Led Zeppelin, quando você pega toda a trajetória, era que as plateias simplesmente continuavam crescendo. Até o final, quando tocamos em Knebworth em 1980."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps