Dark Season: entrevista com a banda no "Distorção"
Por Átila Pretorius
Fonte: Distorção
Postado em 06 de maio de 2010
A poucos dias de um dos maiores festivais de Metal do Estado do Piauí, o Distorção conversou com o organizador e baterista Félix Briano e com o guitarrista Juliano Sousa, membros do DARK SEASON.
Confira alguns fragmentos do que rolou no bate-papo:
O DARK SEASON é um dos Titans que compõe o cenário metal piauiense. Em quais pontos você acredita que a banda evoluiu?
Tecnicamente evoluímos de maneira positiva, sempre tentando fazer com que um riff, uma base um solo soasse da melhor maneira possível, não apenas para ser masturbação musical, coisa que nunca fizemos, mas que se algum dia cruzamos esse caminho, hoje em dia está cada vez mais distante virmos a fazer músicas construídas como operações matemáticas são solucionadas.
Eu também evoluí muito como músico; hoje em dia lembro do meu primeiro show e não sei o que mais dá vontade: rir ou chorar (risos).
O tempo de quase dois anos que ficamos parados me serviu para me dedicar mais ao meu instrumento, fato que até então não tinha tido oportunidade, pois sempre me dediquei mais à banda do que ao Félix Briano músico. E hoje em dia me sinto mais maduro como baterista, o que me deu subsídio para ver exageros e faltas no cuidado com a banda, ou seja: ter cuidado mais de mim me proporcionou ter mais cuidado com a banda.
Sempre soubemos da importância que a banda tem dentro da cena local e tratamos isso hoje com mais atenção ainda, pois para existir a renovação precisa existir no que se espelhar. Se hoje em dia tenho uma banda é porque já olhei para um palco e vi DEMOLIDOR, MONASTERIUM e MEGAHERTZ e pensei "quero isso pra mim também".
Já ouvi a molecada que está começando a tocar dizendo que eram muito influenciados por nós e isso é bom! Tão bom quanto ouvir que se espelham no RETALHADOR, INTO MORPHIN, ANNO ZERO, ZORATES... Isso é que faz a coisa acontecer e ser legal: termos ídolos em nossa cidade, em nosso estado.
No que não evoluímos? Ainda percorremos timidamente as trilhas da web.
Com o advento de novas tecnologias e novas formas de gravação e produção, você acha que o Metal perdeu um pouco sua originalidade, a essência old school?
Não. Para ser sincero não tenho como gostar de um material mal gravado, mal finalizado. Tenho certeza de que Motörhead e outras grandes bandas não teriam gravado seus primeiros discos com a qualidade que foram gravados à época se existisse algo melhor. Eu acho que a tecnologia veio para somar, ela não anula os rolos e os Adats, que continuam a existir, mas como são equipamentos caros reservam sua utilização para trabalhos de maior suporte financeiro. Hoje em dia com um bom PC e equipamentos razoáveis se grava um CD de boa qualidade e isso ajudou e ajuda inúmeras bandas no mundo que não tem grana sobrando para entrar em estúdios de R$500,00 a hora...
O que rola muito também é que o mercado mundial é sedento por oferecer para as novas gerações o que não viveram e ao mesmo tempo lembrar para a que viveu em tempo e lugar, aquilo que já se foi. Quando eu era criança na década de 80, o que mais se via eram filmes que falavam da década de 60. Na década de 90 voltaram as calças de cintura baixa (ainda bem mulheres...), bocas de sino, disco music, neo hippies, hippie chic...
Anos 2000 o que teria que vir? Anos 80, claro! Falando de metal, falariam do que se viveu no metal nos anos 80, principalmente o thrash metal. Voltaram as calças apertadas, jaquetas, patches em jaquetas, reedições de tênis Nike e outros artefatos que serviram para fazer com que alguns bangers que na década de oitenta talvez ainda fossem um mero espermatozóide se ambientassem numa época que já passou, não existe mais. Pô velho, já não basta eu ter usado uma calça apertada daquela e aqueles tênis de astronauta quando criança e ainda por cima vou usar de novo? O mais legal é que vi muito cara saindo das calças cargo e coturnos para as calças super skinny e aquelas basqueteiras toscas, sendo que falavam horrores desse visual antes de explodir a moda "thrash metal 80’s não morreu".
Antes que algum idiota entenda que eu não gosto do metal que foi produzido nos anos 80 quando ler a entrevista, eu gosto!!! Ok???! Mas as coisas só são legais quando brotam de maneira natural, pois o que vi muito foi uma corrida desesperada para ver quem era o "mais oitentista" do pedaço. Curte calça apertada, tênis de astronauta, patches na jaqueta? Massa, se isso vier de dentro de você e você não guardá-los no armário quando vier a nova onda, que sempre vem. Não se sabe qual, mas sempre vem.
Para ler a entrevista na íntegra, acesse:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Bandas de heavy metal da nova geração não empolgam Kerry King
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
FM confirma show no Brasil em março de 2026
5 motivos que podem ter levado o Angra a escolher Alírio Netto como novo vocalista
Jeff Scott Soto se manifesta sobre saída de Fabio Lione do Angra
Sweet Home Alabama: o mito Lynyrd Skynyrd x Neil Young
O vocal que James Hetfield não conseguiu atingir na hora de gravar; "não consigo cantar isso"
Iron Maiden cai no riso em show nos EUA de 2008
Love God's Way: grupo religioso lista bandas e artistas "Gay"
Metallica: os segredos de "Enter Sandman"
Quem vendeu mais discos no Brasil, Metallica ou Iron Maiden?
Como foi a única conversa entre Raul Seixas e Renato Russo, segundo biografia
Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos



