Death: 5 primeiros clássicos álbuns relançados no Brasil!
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 29 de outubro de 2010
Ótima notícia para os fãs do DEATH: os cinco primeiros discos da banda liderada pelo falecido Chuck Schuldiner estão sendo relançados no Brasil pela Shinigami Records!
"Scream Bloody Gore" (1987), "Leprosy" (1988), "Spiritual Healing" (1990), "Human" (1991) e "Individual Thought Patterns" (1993) receberam novos e longos encartes contendo todas as letras e um texto sobre a carreira do grupo. Ficaram de fora apenas os álbuns "Symbolic" (1995) e "The Sound of Perseverance" (1998).
Lançado em maio de 1987, "Scream Bloody Gore" é considerado o primeiro álbum de death metal gravado, e é apontado como obra referencial do gênero. Sua influência sobre o estilo é inegável, servindo de base para tudo o que foi feito depois dentro do death. Clássico incontestável da música pesada, é um dos discos mais importantes e impactantes da história do metal, e foi gravado praticamente sozinho por Chuck, que cantou e tocou guitarra e baixo no play, acompanhado apenas por Chris Reifert na bateria.
Em 16 de novembro de 1988 chegava às lojas "Leprosy", segundo trabalho do Death. A banda na época era formada por Chuck (guitarra e vocal), Rick Rozz (guitarra), Terry Butler (creditado no encarte, mas o fato é que o baixo do álbum foi tocado pelo próprio Chuck) e Bill Andrews (bateria). No disco a banda apresenta um som mais elaborado e desenvolvido que em sua estreia, dando os primeiros passos da sonoridade que teria no futuro. O impacto foi fulminante, e "Leprosy" foi eleito pela revista alemã RockHard como o número 1 em sua lista com os 25 melhores álbuns da história do death metal.
"Spiritual Healing" saiu em 13 de março de 1990. A formação se manteve idêntica ao trabalho anterior, apenas com a troca de Rick Rozz por James Murphy. O disco segue a mesma linha de "Leprosy", e foi o último trabalho do Death a ter na capa uma ilustração do renomado Ed Repka.
Em 22 de outubro de 1991 o grupo lançou "Human", um de seus álbuns mais cultuados. Com um line-up totalmente reformulado – ao lado do saudoso Chuck estavam Paul Masvidal (guitarra), Steve DiGiorgio (baixo) e Sean Reinert (bateria) -, o Death iniciou em Human um processo de mudança significativo em seu som. A parte instrumental é muito mais técnica e complexa que os álbuns anteriores, inclusive com claras influências de rock progressivo. Já liricamente, no lugar dos temas gore de antes, temos letras mais introspectivas. Muito bem sucedido comercialmente, até 2008 "Human" já havia vendido mais de 500 mil cópias em todo o mundo, um número considerável para uma banda extrema como o Death.
E, fechando o pacote, "Individual Thought Patterns", lançado em 30 de junho de 1993. No lugar de Masvidal e Reinert estão Andy LaRocque e Gene Hoglan, compondo ao lado de Chuck Schuldiner e Steve DiGiorgio uma das formações mais técninas do Death. Isso se reflete no som, ainda mais complexo que o apresentado em "Human", incorporando inclusive alguns elementos de jazz. "Individual Thought Patterns" foi eleito pela Guitar Player um dos melhores álbuns de metal orientados para a guitarra, e pelo renomado site Metal-Rules como um dos cem melhores discos de heavy metal já gravados – o site também deu ao trabalho o décimo-primeiro posto na sua lista dos melhores discos de metal extremo da história.
Se você não possui nada da banda, essa é a oportunidade de ter em sua coleção alguns dos trabalhos mais importantes da música pesada, responsáveis por dar forma a um dos estilos mais populares do metal, o death metal.
Ter os álbuns do DEATH em sua coleção é uma obrigação para todo e qualquer headbanger. Faça a sua e compre já!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
Ouça o single punk gravado por Dave Murray antes do sucesso com o Iron Maiden
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
O álbum de rock rural que mistura candomblé e umbanda que Regis Tadeu adora
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
A música de John Lennon que até as crianças cantam junto, mas era louca demais para Prince
A opinião de Jimmy Page sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio 2001
Quando o Rush abriu para uma banda lendária e Alex Lifeson quase desistiu da guitarra

O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
Turnê nacional do Left to Die sofre mudanças na agenda
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
Quais bandas formariam o "Big Four" do death metal, de acordo com o Loudwire



