Apple: prestes a revolucionar os formatos de áudio?
Por Nacho Belgrande
Fonte: Audiophile Review
Postado em 14 de janeiro de 2011
Por Jerry Del Colliano
Antes que você urine nas calças de emoção – isso é um boato sobre uma das empresas mais reservadas do mundo, porém mais e mais pessoas estão falando sobre a oferta de arquivos em alta definição (HD) pela Apple, através de sua super-lucrativa loja de música, o iTunes. O boato chega no momento em que audiófilos em massa adotaram o MacBook Pro como uma fonte musical confiável para sistemas de som, durante a exposição da CES (Consumer Electronics Show) na semana passada. A maioria deles estava usando arquivos AIFF, ripados de CDs, para DACs de alta resolução. Outros usavam software para encodar áudio de 24 bits e 96 kHz, vindos de sites com o HD Tracks ou o Society of Sound (marca de falantes elitistas) da B & W para o iTunes.
Se a Apple realmente começar a vender sua música em formatos de alta definição, como estéreo 24/96, você finalmente terá o máximo em aplicação ‘fodona’ para audiófilos. Pela primeira vez desde o lançamento dos CDs, haveria uma razão para comprar toda a sua coleção musical de novo.
O boato é crível por algumas razões:
1. Steven Jobs (dono da APPLE) é um audiófilo que ama música;
2. O iTunes da Apple vende 20% de toda a música vendida nos dias de hoje, de acordo com relatórios recentes;
3. A nova unidade de armazenamento digital da Apple em South East pode abrigar os enormes arquivos necessários;
4. Diz-se que a [gravadora] EMI converteu todas suas fitas máster para 24/96 recentemente.
O boato pode ser falso pelo seguinte:
1. A banda larga necessária para transmitir áudio 24/96 é maior e assim poderia entupir algumas redes;
2. Com os debates sobre a Net Neutrality rolando (nota do tradutor: discussões em torno da liberdade de expressão na internet e controle de conteúdo na mesma) – protagonistas no fornecimento de acesso à rede como a Comcast, Time Warner e outras podem tentar cobrar mais para pessoas que baixarem arquivos maiores em algum ponto no futuro;
3. A indústria musical acha que, de algum modo, as pessoas irão roubar esses arquivos em HD, apesar das pessoas basicamente não roubarem arquivos comprados via iTunes na definição padrão.
Para ser claro – se a música fosse vendida em formato de alta definição, através do iTunes – seria o mais importante avanço no áudio de alta performance desde o lançamento do Compact Disc. A Apple tem o poder e as razões para fazê-lo. Reze para que eles o façam e então gaste como um marinheiro bêbado, uma vez que áudio em 24/96 não só vale a pena ter para seu sistema de áudio de alta qualidade, mas também por apoiar aqueles que apoiam o áudio em HD. Vamos lá, Apple – faça isso!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps