Rock flamenco: matéria no blog Consultoria do Rock
Por Marco Gaspari
Fonte: Consultoria do Rock
Postado em 21 de maio de 2011
Esta matéria seria uma ótima desculpa para um tratado sobre o rock flamenco, mas não tenho nem a pretensão e muito menos o conhecimento para tal empreitada. Apesar de ser descendente de espanhóis por parte de mãe e minha esposa ter alguma ascendência cigana, ninguém aqui em casa costuma tocar castanholas ou sapatear sobre a mesa. Posso afirmar, no entanto, que a música flamenca não tem uma origem conhecida. Ela é geralmente creditada aos ciganos, mas suas raízes podem ser encontradas também na música judaica, cristã e árabe.
Os próprios ciganos têm uma origem controversa. As fontes mais confiáveis estabelecem que lá pelo século IX, por razões desconhecidas, milhares de habitantes do noroeste da Índia começaram a migrar para o ocidente. Ao chegarem à Pérsia, uma parte se estabeleceu e outra continuou uma peregrinação que passou pela Palestina, Egito, Líbia, Tunísia, Marrocos e, finalmente, após cruzar o estreito de Gibraltar, alcançou a Espanha, na região da Andaluzia. Nessa época já eram conhecidos como "gypsies", um nome derivado de Egypt, pois a cor escura de sua pele fez os europeus acreditarem que eles seriam originários das terras quentes do Egito.
Pois é, mas acontece que nessa região da Espanha coexistiram por muito tempo várias culturas distintas. Além dos ciganos, havia (como já foi citado) os católicos, os judeus e os muçulmanos. E desse caldeirão, mantido em fogo brando até o começo do século XIX, uma música misteriosa e expressiva foi finalmente servida aos europeus. Hoje ela é conhecida como Flamenco.
Bom, vou poupá-los de toda a historinha sobre o desenvolvimento desse tipo de melodia durante o século XIX e a primeira metade do século XX. A partir dos anos 50, no entanto, ela floresceu o suficiente para ser considerada hoje a música étnica mais popular do mundo. Uma música assim fatalmente seria absorvida por outros estilos musicais, sendo o jazz um dos gêneros que mais se serviram dela no final da década de 50 e começo dos 60. MILES DAVIS, GIL EVANS, JOHN COLTRANE e CHARLES MINGUS são alguns músicos de jazz que flertaram com o flamenco na época.
Um músico espanhol muito ligado a esses gênios do jazz era Agustín Castellón Campos, um prodígio da guitarra flamenca desde criança. SABICAS, esse era seu apelido (devido à sua gulodice infantil por favas, ou habas – ou habicas, seu diminutivo), nasceu com sangue cigano na cidade espanhola de Pamplona em 1912. Em meados da década de 30 já acompanhava a maioria dos grandes intérpretes do país e escolheu a cantora Carmen Amaya como parceira para uma excursão pela América do Sul, na realidade um pretexto para escapar da Guerra Civil Espanhola e se exilar da Espanha do ditador Franco. Menos de 20 anos depois já estava em Nova York dando recitais de guitarra solo e sua técnica impecável e incrível habilidade na execução de picados e arpejos ligeiros logo conquistaram a cena jazzista local. Aliás, foi graças ao seu prestígio junto aos músicos de jazz que ele começou a gravar e ter seus discos lançados no mundo inteiro, chegando a influenciar toda uma nova geração de músicos flamencos, entre eles PACO DE LUCÍA, que coloca SABICAS em um verdadeiro pedestal.
Continue lendo no blog COnsultoria do Rock (link abaixo).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
Vocalista aceitaria se reunir com o Cannibal Corpse, mas sabe que ex-colegas recusariam
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show
Felipe Andreoli cita Warren Buffett para explicar se música dá ou não dinheiro atualmente
Richie Blackmore responde; qual a canção definitiva do Rainbow?
O maior baterista de todos os tempos, segundo o lendário Alice Cooper
Lista: 11 bandas de rock e metal que nunca fizeram um álbum tão bom quanto o primeiro
O adeus de Freddie Mercury: O último show do Queen com sua formação clássica


Gibson: as dez melhores composições épicas do rock
Bruce Dickinson: vocalistas que ele respeita e admira
Antes da fama: Atores que apareceram em clipes do Korn, Offspring, Aerosmith e outros
A reação de Bruce Dickinson ao ver músicas da era Blaze no setlist do Iron Maiden
Emos: 23 músicas que já estiveram na sua playlist



