O dia em que Papa João Paulo II explicou "Blowin' In The Wind" para Bob Dylan
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de janeiro de 2025
Em 27 de setembro de 1997, o papa João Paulo II e Bob Dylan protagonizaram um encontro inusitado durante o Congresso Eucarístico de Bolonha, na Itália. Diante de uma multidão de 300 mil pessoas, o pontífice usou os versos de "Blowin’ In The Wind" para transmitir uma mensagem religiosa. As falas foram reunidas pelo Tenho Mais Discos Que Amigos.
Bob Dylan - Mais Novidades
Dylan, que havia sido convidado para tocar no evento voltado à juventude, ouviu o Papa reinterpretar sua canção icônica. "Você diz que a resposta está soprando no vento, meu amigo. E está mesmo: mas não é o vento que sopra as coisas, e sim a respiração do Espírito Santo", afirmou João Paulo II. O líder católico também fez referência ao trecho que questiona "quantas estradas um homem deve percorrer antes de se tornar um homem", dizendo que o único caminho verdadeiro era o de Jesus Cristo.
A presença de Dylan no evento gerou críticas dentro da Igreja, devido ao histórico do cantor e sua imagem de "profeta do rock". Ainda assim, o artista seguiu com sua apresentação, executando "Knockin’ on Heaven’s Door", "A Hard Rain’s A-Gonna Fall" e "Forever Young".
Após o show, Dylan subiu ao palco para cumprimentar o Papa. De chapéu na mão, fez uma reverência ao pontífice, selando um dos momentos mais peculiares da relação entre música e religião.
Embora tenha crescido em uma família judaica, Dylan passou por uma fase de conversão ao cristianismo no fim dos anos 70, lançando três discos de inspiração evangélica: Slow Train Coming (1979), Saved (1980) e Shot of Love (1981). Nos anos seguintes, no entanto, sua obra se afastou dos temas religiosos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Por que "Mob Rules" é melhor do que "Heaven and Hell", segundo Jessica Falchi
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
Dave Mustaine afirma que Marty Friedman é incrivelmente talentoso, mas muito misterioso
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
O conselho que Rodolfo recebeu de vocalista de histórica banda de hard rock brasileira
O pior álbum da carreira solo de Bruce Dickinson, segundo a Metal Hammer


O clássico do rock britânico inspirado por Bob Dylan e Frank Sinatra: "Período estranho"
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Os compositores que Bob Dylan sempre louvou ao longo de sua carreira
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
A música de Bob Dylan que Lou Reed ouviu todo dia por dois meses: "Engraçada demais!"


