O dia em que Papa João Paulo II explicou "Blowin' In The Wind" para Bob Dylan
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de janeiro de 2025
Em 27 de setembro de 1997, o papa João Paulo II e Bob Dylan protagonizaram um encontro inusitado durante o Congresso Eucarístico de Bolonha, na Itália. Diante de uma multidão de 300 mil pessoas, o pontífice usou os versos de "Blowin’ In The Wind" para transmitir uma mensagem religiosa. As falas foram reunidas pelo Tenho Mais Discos Que Amigos.
Bob Dylan - Mais Novidades
Dylan, que havia sido convidado para tocar no evento voltado à juventude, ouviu o Papa reinterpretar sua canção icônica. "Você diz que a resposta está soprando no vento, meu amigo. E está mesmo: mas não é o vento que sopra as coisas, e sim a respiração do Espírito Santo", afirmou João Paulo II. O líder católico também fez referência ao trecho que questiona "quantas estradas um homem deve percorrer antes de se tornar um homem", dizendo que o único caminho verdadeiro era o de Jesus Cristo.
A presença de Dylan no evento gerou críticas dentro da Igreja, devido ao histórico do cantor e sua imagem de "profeta do rock". Ainda assim, o artista seguiu com sua apresentação, executando "Knockin’ on Heaven’s Door", "A Hard Rain’s A-Gonna Fall" e "Forever Young".
Após o show, Dylan subiu ao palco para cumprimentar o Papa. De chapéu na mão, fez uma reverência ao pontífice, selando um dos momentos mais peculiares da relação entre música e religião.
Embora tenha crescido em uma família judaica, Dylan passou por uma fase de conversão ao cristianismo no fim dos anos 70, lançando três discos de inspiração evangélica: Slow Train Coming (1979), Saved (1980) e Shot of Love (1981). Nos anos seguintes, no entanto, sua obra se afastou dos temas religiosos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
A opinião de Mille Petrozza (Kreator) sobre quem deixa de ouvir metal quando envelhece
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
Rodox sugere que deve voltar com Rodolfo (ex-Raimundos) e fãs vão a loucura nas redes
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos


O clássico do rock britânico inspirado por Bob Dylan e Frank Sinatra: "Período estranho"
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Os compositores que Bob Dylan sempre louvou ao longo de sua carreira
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
O clássico dos Beatles cuja audição Bob Dylan comparou a "uma experiência extracorporal"
Vinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?


