Google presta homenagem a Freddie Mercury, eterno vocalista do Queen
Por Lara Paiva
Fonte: Google
Postado em 05 de setembro de 2011
Hoje, dia 5 de setembro, o cantor Farrokh Bulsara, conhecido como FREDDIE MERCURY faria 65 anos, se estivesse vivo. Ele nasceu na ilha Zanzibar, uma antiga colônia britânica que hoje pertence à Tanzânia, na África. Seus pais, Bomi e Jer Bulsara eram indianos. Mercury foi educado na St. Peter Boarding School, uma escola inglesa perto de Bombaim, na Índia. Foi lá que ele aprendeu a cantar, tocar piano e começou a ser conhecido como "Freddie".
Aos 18 anos, ele e sua família mudaram-se para a Inglaterra, devido a uma revolução iniciada em Zanzibar. Formou-se em Design Gráfico e Artístico na Ealing Art College. Na faculdade, conheceu o baixista Tim Staffell, que tinha uma banda chamada Smile no qual Brian May e Roger Taylor era guitarrista e baterista, respectivamente, do grupo.
Freddie costumava ir aos ensaios da banda até que um dia foi convidado para assumir os vocais no lugar de Tim. Depois de sua entrada, o grupo passou a ser chamado de QUEEN e o mais novo vocalista aderiu o nome artístico "Freddie Mercury".
Durante sua passagem no Queen, o cantor teve duas mudanças no visual. A primeira fase foi nos anos 70, o cabelo comprido, delineador preto, unhas pintadas, os maillotes de dança e sapato de plataforma tornaram moda entre os rockstars da época. Nos anos 80, ele adere ao visual "macho": cabelo curto e meses mais tarde, bigode.
Mercury compôs muitos dos sucessos da banda, como "Bohemian Rhapsody", Somebody to Love, "Love of My Life" e "We Are the Champions", que depois se transformariam em hinos. Suas apresentações nos shows eram impressionante, tornando-se marca registrada da banda. Um dos shows mais marcantes da banda foi a 1ª edição do Rock in Rio (1985) e Montreal, Canadá (1981).
Em 1991, após ficar muito doente, surgiam rumores de que Mercury estava com AIDS, que se confirmaram em uma declaração feita por ele mesmo em 23 de novembro, um dia antes de morrer, vindo a falecer em sua própria casa, chamada de Garden Lodge.
Boa parte da sua herança foi dada a Mary Austin, sua ex-namorada, com quem viveu por cinco anos. Foi com ela que assumiu sua orientação sexual, já que Freddie era bissexual e os dois, mesmo separados, mantiveram forte laço de amizade até o fim de sua vida. A música "Love of My Live" foi dedicada a ela.
Em homenagem aos 65 anos que o cantor completaria, se estivesse vivo, o Google fez uma homenagem bacana. Hoje, o doodle mostra uma animação com a música "Don't Stop Me Now".
A título de curiosidade, o nome dessa modificação de logos que varia desde uma simples imagem até animações que ficam disponibilizadas na homepage do Google, em datas especiais, se chama Doodle.
Confira aqui a animação:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa


Roger Taylor, baterista do Queen, lança o single solo "Chumps"
A "brilhante ideia" de Freddie Mercury que o Queen fez de conta que levou a sério - só que não
Brian May indica que Queen não fará mais shows nos Estados Unidos; "Um lugar perigoso"
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
O guitarrista que Brian May diz ter inventado "um gênero inteiro" a partir do zero
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura
Sérgio Moro elege banda clássica de Rock como sua favorita
A clássica música do Queen que Brian rejeitava pois pressentia a tragédia de Freddie


