Cena nacional: o guitarrista Bill Hudson dá a sua opinião
Postado em 06 de janeiro de 2012
Recebemos o seguinte texto enviado pelo guitarrista Bill Hudson.
Meu nome e Bill Hudson e sou nascido e criado no Brasil. Mais precisamente em Sao Paulo - SP. Moro nos Estados Unidos desde 2006 onde tive uma carreira bem interessante, passando por bandas como CELLADOR (USA), POWER QUEST (UK) e mais recentemente, CIRCLE II CIRCLE (USA, com o vocalista Zak Stevens, do SAVATAGE).
Depois de ler um artigo em especial e as criticas que o Edu Falaschi tem recebido pelo video postado depois do show do ALMAH, resolvi me manifestar tambem, pois nao posso acreditar que hajam pessoas que realmente achem que a cena Brasileira esta "legal", e nao existe "paga pau de gringo". Por favor, ne?
Morei no Brasil os primeiros 22 anos da minha vida. Tentei de tudo para conseguir sucesso e nada… mudei para os Estados Unidos quando fiquei de saco cheio e em UM ANO consegui patrocinios com todas as marcas que gostava (Ibanez, Mesa/Boogie, Seymour Duncan, D'Addario, InTune) e estava tocando pelo mundo inteiro e vivendo de musica. Sera que virei um genio guitarrista do dia pra noite? Abram os olhos, galera!
Ok, na minha epoca as coisas era um POUCO piores, pois a Rock Brigade batia no peito e dizia ter ORGULHO do monopolio que exercia no metal. O ANGRA (banda empresariada por eles) por todos esses anos foi A UNICA banda que voces ouviam, tudo por causa da manipulacao de uma revista. Em que outro pais do mundo isso acontece? Lembram-se do SYMBOLS? Eles eram uma GRANDE banda, com uma OTIMA producao, lancaram um CD muito bom numa epoca em que CDs tinha uma producao patetica e chegaram MUITO PROXIMOS de "estourar". Assim que comecou a "fazer barulho", seu vocalista entrou no ANGRA e virou "famoso" (argh, que termo chulo!) do dia pra noite. Esse e o mesmo cara que voces agora descem o pau!
Eu so posso falar da minha propria experiencia, a de ter tocado em uma banda que foi ao Brasil DUAS vezes para fazer shows lotados e (como eles mesmo disseram) "ter tratamento de rei", enquanto tocavamos na Europa para 15 - 50 pessoas seis meses depois! Vim ao Brasil em 2007 com o Ted Poley (DANGER DANGER) para fazer um show e era um absurdo o descaso que tinham com a banda de apoio, formada por amigos Brasileiros, incluindo o grande baixista Fernando Giovannetti (WIZARDS, AQUARIA, GLORY OPERA) e o baterista Nando Lima (DEATH TRIBUTE, MASSACRATION). Subimos ao palco ao meio a VAIAS, coisas como "Sai daeeeee queremos ver Ted Poley!". Como exatamente voces esperavam que o show acontecesse sem a banda?! Voces tem ideia do TIPO de lugar que o Ted Poley faz show nos Estados Unidos? Nao para 600 pessoas num bar bonito como o Manifesto... estamos falando de 15 pessoas que estao no bar bebendo e ele e a atracao da noite, com a proxima noite sendo "Tangos Argentinos" ou seja la que caralho estiver na agenda do bar!
Enquanto isso, bandas de BOTECO da Europa/EUA vem pra ca e as groupiezinhas estao em cima deles e os marmanjos na primeira fila. Pode ver... SUIDAKRA, ELUVEITIE, ALESTORM, THE IRON MAIDENS (uma banda COVER!) sao todas bandas pequenas, menores que um ALMAH, mas voces estao la! Pagando o preco que o promotor quiser!
Sabiam que o HIBRIA hoje e mais popular no Japao que o proprio ANGRA? Eles acabaram de fazer uma turne por la que foi MUITO bem sucedida. Tambem foram a primeira banda brasileira a tocar NA CHINA!
No entanto, tentaram fazer um show no Manifesto em SP como headliners e sabe qual foi o publico pagante? 36! Isso mesmo, TRINTA E SEIS!
Sabiam que o melhor produtor que ja saiu do Brasil se chama Bruno Agra, ja tocou com o seu idolatrado Timo Tolkki (claro, e Finlandes, ne?) e hoje esta produzindo o Steven Adler (GUNS N' ROSES) e o Danny Worsnop (ASKING ALEXANDRIA)? No Brasil ele foi do AQUARIA, que na minha opiniao, fez o melhor disco de Power Metal dos anos 2000 (Luxaeterna) e ninguem nunca deu a minima...
Ele e meu vizinho em Los Angeles e temos um projeto musical juntos chamado DEFENDER. Conversamos MUITO sobre isso o tempo todo. Como pode, num pais tao grande e de cultura tao rica, haver tanta ignorancia?
Vamos tracar um paralelo com a Suecia. O HAMMERFALL toca, nos Estados Unidos e resto da Europa, para algo em torno de 600 - 1500 pessoas. Na propria Suecia, seu pais natal, eles lotam arenas de Hockey! Os Suecos AMAM as suas bandas e dao mais valor que o resto do mundo. O IN FLAMES acaba de fazer um show em Gothenburg (sua cidade natal) para 8 mil pessoas!
Galera, VALORIZEM O QUE E DE VOCES! Os musicos de heavy metal brasileiros sao OS MELHORES DO MUNDO. Eu admito que tem MUITA banda que nao presta, que faz um som datado, tenta copiar o IRON MAIDEN, o SYMPHONY X (outra banda minuscula que aqui e idolatrada), bla bla bla… mas NAO E O CASO de bandas como HIBRIA, AQUARIA ou ALMAH. Voces nao sabem o que estao perdendo...e logo logo, vao perder TUDO, pois os que ainda tem garra vão sair do pais e fazer o que eu, Bruno Agra, Gus Monsanto e tantos outros ja fizemos!
Angra: a declaração polêmica de Edu Falaschi
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford
A melhor música do melhor disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence
O ator que Bon Jovi quer que o interprete no seu futuro filme biográfico

Edu Falaschi: desabafo é legítimo e uma cortina de fumaça
Hangar: "Sinceramente não concordo com Edu Falaschi"
Edu Falaschi: uma pesquisa sobre o underground brasileiro



