Salve a Música: vá assistir a um show - qualquer show
Por Nacho Belgrande
Fonte: site do LoKaos Rock Show
Postado em 10 de fevereiro de 2012
Por Greg Rose, traduzido por Nacho Belgrande
Outra fantástica casa de shows, a Talking Heads em Southampton, fechou as portas. Artistas desde o Everything Everything até Rod Da Bank e Camera Obscura subiram naquele palco, mas o público oscilante fez com que o lugar falisse.
Está muito frio agora. Eu saí e meu nariz ainda está dormente. Está escuro quando você sai pra trabalhar. Isso dificulta ir a shows. E pra que ir? Ligue o aquecedor, seu iPod e curta uma música com cobertores e bebidas quentes.
Não, não e não.
Deixar de ir a shows é um vício fácil de adquirir e difícil de largar. Claro, se a sua banda favorita estiver na cidade e você comprou ingressos um mês atrás, você vai sair seja lá como estiver a noite. Mas são os shows de ocasião, aqueles que um amigo te contou faz um tempo e você até quis ir, mas não foi que vão voltar pra te assombrar. Tem ingresso na porta, você ouviu uma música deles na internet, eles podem ser sua nova banda favorita – mas Borgen está no iPlayer, você acha que eles voltarão – se forem bem recebidos – em no máximo três meses.
O faturamento proveniente de música ao vivo caiu em 6,7% no Reino Unido em 2010, de acordo com a PRS For Music. As vendas de ingressos caíram ainda mais, cerca de 11,8%, depois de uma década de crescimento contínuo. Enquanto esperamos pelos números de 2011, não seria de se surpreender se houver uma queda ainda maior nas cifras da música ao vivo.
Isso pode ser encarado como uma tendência ainda mais ampla em tempos de aumento no desemprego entre os jovens e de recessão. O Departamento de Cultura, Mídia e Esportes conduziu uma pesquisa recentemente que mostrou que a porcentagem de adultos indo a eventos artísticos «incluindo tudo desde música ao vivo até exposições» permanece estagnada desde 2005.
Não é sempre fácil enfrentar o desconhecido e ver uma banda obscura. Muito mais agradável ficar em casa e tocar seus discos favoritos.
Ainda assim, se você não se arriscar a assistir a um show potencialmente chato, você jamais verá um surpreendentemente bom. Sim, o Springsteen vai ser brilhante pros fãs de Springsteen no Hyde Park nesse verão – mas se você for um deles, você já sabia disso. Mas e quanto ao First Aid Kit, Daughter, Friends ou qualquer um dos shows que você ponderou ir e acabou passando? E se você não for assistir uma banda no seu pardieiro de costume, como é que ela vai chegar a tocar em Wembley?
Eu fui ver o Howler no Lexington em Londres no começo da semana. Apesar e não estar muito animado com o disco de estréia deles – a última cutucada da Rough Trade nos Strokes – ao vivo eles eram tudo que cinco garotos com guitarras deveriam ser. Ousados, altos, bagunçados e com músicas boas. Sem tê-los visto ao vivo, eu nunca saberia que Jordan Gatesmith é um frontman carismático, que eles nem sempre acertam as notas no escuro, e coisas do tipo.
Ninguém jamais quis ir a cada vez menos shows. Se você adora música ao vivo, desligue sua TV e vá ao bar mais próximo com barulho saindo de dentro dele – antes que você esqueça a alegria de ouvir alguém tocando uma música na sua frente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Masterplan confirma data de lançamento do novo álbum, "Metalmorphosis"
Steve Harris afirma que cada show do Iron Maiden é sagrado
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Thrash Metal; como surgiu a música do Anthrax que serviu para batizar o gênero
Mick Jagger e David Bowie: relação escancarada
Experiente, Tobias Forge do Ghost dá sua opinião sincera sobre Crypta e Fernanda Lira
Treta: Após Eddie Vedder detonar o Mötley Crüe, Nikki Sixx diz o que pensa do Pearl Jam

Keith Richards explica por que Jimi Hendrix "estragou a guitarra"
Duff McKagan: "Nikki Sixx, do Motley Crue, é um gênio!"
A banda que tentou escrever a música mais estúpida e acabou criando hit dos anos 2000
Milho Wonka: quem são os Posers do Rock hoje em dia?
Iron Maiden e os gigantes que abriram seus shows: "Era difícil entrar depois deles"
Fotos de Infância: Evanescence



