Dio: 4ª parte de discografia comentada no Minuto HM
Por Flávio Remote e Alexandre Bside
Postado em 09 de fevereiro de 2012
ÁLBUM: HEAVEN AND HELL
Dando sequência a série de homenagens ao eterno Ronnie James Dio (https://whiplash.net/materias/news_844/144596-rainbow.html), após a saída do Rainbow em novembro de 1978, devido à divergência de interesses musicais, Ronnie James Dio recebe um convite de Tony Iommi (Black Sabbath) para montar uma banda. Antes de chegarmos a este convite e para melhor nos entendermos no tempo em relação à época também no Black Sabbath, iremos fazer um prólogo, mostrando um pouco do momento da banda no fim dos anos 70.
Em setembro de 1976, após uma sequência irrepreensível de grandes álbuns, desde a estreia com o álbum homônimo, até o excelente Sabotage (1975), o Black Sabbath havia lançado o álbum Technical Ecstasy que não repercute de forma positiva tanto de crítica ou público. O fato notório é que os integrantes da banda se encontram mergulhados em álcool e drogas há algum tempo e o resultado fatídico deste abuso enfim aparecera. O álbum não traz o peso ou frescor dos anteriores, abusa no experimentalismo, atinge apenas o 51º lugar nos EUA e leva a banda para um caminho de descenso e conflitos internos. Ozzy se mostra tão desmotivado e entregue às drogas que chega a sair da banda no fim de 1977, sendo provisoriamente substituído por Dave Walker.
Black Sabbath - Mais Novidades
Ozzy retornaria no começo de 1978 e a banda entra no estúdio para compor e lançar o último álbum desta primeira formação: Never Say Die. O que acontece é uma quase repetição do álbum anterior, falta de motivação, abuso de drogas e uma banda visivelmente fora de forma no álbum e principalmente na turnê do seu 10º aniversário de existência, sendo por muitas vezes superada pela empolgação da banda de abertura na sua primeira turnê – o Van Halen. Não haveria mais o que fazer e no fim da turnê Ozzy sai – ou é demitido pela banda – dependendo da versão que se deseja acreditar.
Com a saída de Ozzy, Geezer Butler não vê futuro na banda e sairia em seguida, e o Tony Iommi retoma a ideia que havia surgido em uma ligação que havia feito meses antes (ainda com Ozzy na banda) contactando Ronnie James Dio no início de 1979 para montar uma banda, contando com o baterista Bill Ward. Dio havia se mudado de Nova Iorque para a Califórnia e recebe um novo convite para se encontrar com Tony em sua casa em Beverly Hills. Nesses primeiros encontros com Tony, o entrosamento é imediato e já ali surge a primeira música do novo lineup do Black Sabbath: Children of The Sea.
Continue a leitura deste capítulo no Minuto HM:
http://minutohm.com/2011/10/11/discografia-homenagem-dio-parte-4/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra celebra trajetória do Sepultura e seu legado no metal
Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Ricardo Confessori revê seu papel no Angra: "Muito cacique para pouco índio"
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A música que fez Dave Grohl machucar a mão tentando tocar; "Como é que esses caras conseguem?"
Geezer Butler permaneceu junto de Ronnie James Dio nos últimos dias de vida do vocalista
Ex-AC/DC diz que Pink Floyd não teria chegado a lugar nenhum sem famoso integrante
O "álbum menor" do Deep Purple que conquistou Vivian Campbell por sua mistura inusitada
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
O famoso guitarrista de outra banda prog que Robert Fripp queria em seu lugar no King Crimson
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
Opeth estreia em Curitiba com death metal, "stand-up" e piada sobre o Sepultura
Steve Vai conta como sua definição de sucesso mudou com o passar dos anos
Quando Lulu Santos subverteu música do Engenheiros e tirou peso dos ombros de Gessinger
A opinião de Eddie Van Halen sobre Kurt Cobain como músico em 1995
Como Bon Jovi ajudou o jovem Sebastian Bach, mas virou seu grande inimigo


Empresário achava que Dio não era o vocalista ideal para o Black Sabbath
Os três melhores discos do Black Sabbath, de acordo com a Classic Rock
3 músicas dos anos 50 que já tinham elementos do heavy metal muito antes do Black Sabbath
Geezer Butler não dava muita atenção à carreira solo de Ozzy Osbourne
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
As músicas de "Mob Rules" que Geezer Butler coloca entre as melhores do Black Sabbath
O disco do Black Sabbath que todas as faixas são "mágicas", segundo Rob Halford
O momento em que Tony Iommi percebeu que Ozzy Osbourne tinha que sair do Black Sabbath
Lars Ulrich: a diferença entre o Purple, o Led e o Sabbath
A passagem de Ian Gillan pela banda Black Sabbath



