Dio: 4ª parte de discografia comentada no Minuto HM

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Flávio Remote e Alexandre Bside
Enviar Correções  

ÁLBUM: HEAVEN AND HELL

Dando sequência a série de homenagens ao eterno Ronnie James Dio (https://whiplash.net/materias/news_844/144596-rainbow.html), após a saída do Rainbow em novembro de 1978, devido à divergência de interesses musicais, Ronnie James Dio recebe um convite de Tony Iommi (Black Sabbath) para montar uma banda. Antes de chegarmos a este convite e para melhor nos entendermos no tempo em relação à época também no Black Sabbath, iremos fazer um prólogo, mostrando um pouco do momento da banda no fim dos anos 70.

publicidade

Em setembro de 1976, após uma sequência irrepreensível de grandes álbuns, desde a estreia com o álbum homônimo, até o excelente Sabotage (1975), o Black Sabbath havia lançado o álbum Technical Ecstasy que não repercute de forma positiva tanto de crítica ou público. O fato notório é que os integrantes da banda se encontram mergulhados em álcool e drogas há algum tempo e o resultado fatídico deste abuso enfim aparecera. O álbum não traz o peso ou frescor dos anteriores, abusa no experimentalismo, atinge apenas o 51º lugar nos EUA e leva a banda para um caminho de descenso e conflitos internos. Ozzy se mostra tão desmotivado e entregue às drogas que chega a sair da banda no fim de 1977, sendo provisoriamente substituído por Dave Walker.

publicidade

Ozzy retornaria no começo de 1978 e a banda entra no estúdio para compor e lançar o último álbum desta primeira formação: Never Say Die. O que acontece é uma quase repetição do álbum anterior, falta de motivação, abuso de drogas e uma banda visivelmente fora de forma no álbum e principalmente na turnê do seu 10º aniversário de existência, sendo por muitas vezes superada pela empolgação da banda de abertura na sua primeira turnê – o Van Halen. Não haveria mais o que fazer e no fim da turnê Ozzy sai – ou é demitido pela banda – dependendo da versão que se deseja acreditar.

publicidade

Com a saída de Ozzy, Geezer Butler não vê futuro na banda e sairia em seguida, e o Tony Iommi retoma a ideia que havia surgido em uma ligação que havia feito meses antes (ainda com Ozzy na banda) contactando Ronnie James Dio no início de 1979 para montar uma banda, contando com o baterista Bill Ward. Dio havia se mudado de Nova Iorque para a Califórnia e recebe um novo convite para se encontrar com Tony em sua casa em Beverly Hills. Nesses primeiros encontros com Tony, o entrosamento é imediato e já ali surge a primeira música do novo lineup do Black Sabbath: Children of The Sea.

publicidade

Continue a leitura deste capítulo no Minuto HM:
http://minutohm.com/2011/10/11/discografia-homenagem-dio-par...

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


O lado escuro do rock: você acredita em magia negra?O lado escuro do rock
Você acredita em magia negra?

The Doors: A mais famosa foto do fantasma de Jim MorrisonThe Doors
A mais famosa foto do fantasma de Jim Morrison


Sobre Flávio Remote e Alexandre Bside

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin