Dio: 4ª parte de discografia comentada no Minuto HM
Por Flávio Remote e Alexandre Bside
Postado em 09 de fevereiro de 2012
ÁLBUM: HEAVEN AND HELL
Dando sequência a série de homenagens ao eterno Ronnie James Dio (https://whiplash.net/materias/news_844/144596-rainbow.html), após a saída do Rainbow em novembro de 1978, devido à divergência de interesses musicais, Ronnie James Dio recebe um convite de Tony Iommi (Black Sabbath) para montar uma banda. Antes de chegarmos a este convite e para melhor nos entendermos no tempo em relação à época também no Black Sabbath, iremos fazer um prólogo, mostrando um pouco do momento da banda no fim dos anos 70.
Em setembro de 1976, após uma sequência irrepreensível de grandes álbuns, desde a estreia com o álbum homônimo, até o excelente Sabotage (1975), o Black Sabbath havia lançado o álbum Technical Ecstasy que não repercute de forma positiva tanto de crítica ou público. O fato notório é que os integrantes da banda se encontram mergulhados em álcool e drogas há algum tempo e o resultado fatídico deste abuso enfim aparecera. O álbum não traz o peso ou frescor dos anteriores, abusa no experimentalismo, atinge apenas o 51º lugar nos EUA e leva a banda para um caminho de descenso e conflitos internos. Ozzy se mostra tão desmotivado e entregue às drogas que chega a sair da banda no fim de 1977, sendo provisoriamente substituído por Dave Walker.
Black Sabbath - Mais Novidades
Ozzy retornaria no começo de 1978 e a banda entra no estúdio para compor e lançar o último álbum desta primeira formação: Never Say Die. O que acontece é uma quase repetição do álbum anterior, falta de motivação, abuso de drogas e uma banda visivelmente fora de forma no álbum e principalmente na turnê do seu 10º aniversário de existência, sendo por muitas vezes superada pela empolgação da banda de abertura na sua primeira turnê – o Van Halen. Não haveria mais o que fazer e no fim da turnê Ozzy sai – ou é demitido pela banda – dependendo da versão que se deseja acreditar.
Com a saída de Ozzy, Geezer Butler não vê futuro na banda e sairia em seguida, e o Tony Iommi retoma a ideia que havia surgido em uma ligação que havia feito meses antes (ainda com Ozzy na banda) contactando Ronnie James Dio no início de 1979 para montar uma banda, contando com o baterista Bill Ward. Dio havia se mudado de Nova Iorque para a Califórnia e recebe um novo convite para se encontrar com Tony em sua casa em Beverly Hills. Nesses primeiros encontros com Tony, o entrosamento é imediato e já ali surge a primeira música do novo lineup do Black Sabbath: Children of The Sea.
Continue a leitura deste capítulo no Minuto HM:
http://minutohm.com/2011/10/11/discografia-homenagem-dio-parte-4/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
Fabio Lione detona versão original de música do Angra: "Seria legal dizer que fiz 75% dessa"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
G1 coloca banda de rock entre piores do Lollapalooza 2026: "Engatou a segunda e ficou"
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
Kelly Osbourne e Sid Wilson (Slipknot) rompem relação, diz tabloide britânico
A opinião contundente de Canisso sobre reconciliação entre Rodolfo e Digão
O curioso motivo que faz guitarrista do Korn ouvir Faith No More enquanto puxa um ferro
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
A chocante e nojenta cena protagonizada por Ozzy mostrada no filme do Mötley Crüe
Queen: a história por trás da canção "I Want to Break Free"
A música preferida de Andre Matos que ele nunca cantou com o Angra


Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Ex-Ozzy e Black Sabbath, baterista sabia que tocaria com os gigantes
O Black Sabbath estava seguindo a onda do Fleetwood Mac, mas percebeu que o caminho era outro
O clássico do metal que fez a cabeça do jovem Phil Campbell (e o assustou)
Seria do Black Sabbath a música "tapa-buraco" mais bem sucedida da história?
Cillian Murphy explica a relação entre Ozzy Osbourne e Tommy Shelby, da série Peaky Blinders
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
A atual opinião de Iommi sobre manter nome Black Sabbath após ser único membro original
Tony Iommi: surpreendendo ao eleger seu "Deus do Rock"



