Dio: 4ª parte de discografia comentada no Minuto HM
Por Flávio Remote e Alexandre Bside
Postado em 09 de fevereiro de 2012
ÁLBUM: HEAVEN AND HELL
Dando sequência a série de homenagens ao eterno Ronnie James Dio (https://whiplash.net/materias/news_844/144596-rainbow.html), após a saída do Rainbow em novembro de 1978, devido à divergência de interesses musicais, Ronnie James Dio recebe um convite de Tony Iommi (Black Sabbath) para montar uma banda. Antes de chegarmos a este convite e para melhor nos entendermos no tempo em relação à época também no Black Sabbath, iremos fazer um prólogo, mostrando um pouco do momento da banda no fim dos anos 70.
Em setembro de 1976, após uma sequência irrepreensível de grandes álbuns, desde a estreia com o álbum homônimo, até o excelente Sabotage (1975), o Black Sabbath havia lançado o álbum Technical Ecstasy que não repercute de forma positiva tanto de crítica ou público. O fato notório é que os integrantes da banda se encontram mergulhados em álcool e drogas há algum tempo e o resultado fatídico deste abuso enfim aparecera. O álbum não traz o peso ou frescor dos anteriores, abusa no experimentalismo, atinge apenas o 51º lugar nos EUA e leva a banda para um caminho de descenso e conflitos internos. Ozzy se mostra tão desmotivado e entregue às drogas que chega a sair da banda no fim de 1977, sendo provisoriamente substituído por Dave Walker.
Black Sabbath - Mais Novidades
Ozzy retornaria no começo de 1978 e a banda entra no estúdio para compor e lançar o último álbum desta primeira formação: Never Say Die. O que acontece é uma quase repetição do álbum anterior, falta de motivação, abuso de drogas e uma banda visivelmente fora de forma no álbum e principalmente na turnê do seu 10º aniversário de existência, sendo por muitas vezes superada pela empolgação da banda de abertura na sua primeira turnê – o Van Halen. Não haveria mais o que fazer e no fim da turnê Ozzy sai – ou é demitido pela banda – dependendo da versão que se deseja acreditar.
Com a saída de Ozzy, Geezer Butler não vê futuro na banda e sairia em seguida, e o Tony Iommi retoma a ideia que havia surgido em uma ligação que havia feito meses antes (ainda com Ozzy na banda) contactando Ronnie James Dio no início de 1979 para montar uma banda, contando com o baterista Bill Ward. Dio havia se mudado de Nova Iorque para a Califórnia e recebe um novo convite para se encontrar com Tony em sua casa em Beverly Hills. Nesses primeiros encontros com Tony, o entrosamento é imediato e já ali surge a primeira música do novo lineup do Black Sabbath: Children of The Sea.
Continue a leitura deste capítulo no Minuto HM:
http://minutohm.com/2011/10/11/discografia-homenagem-dio-parte-4/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
Os dois clássicos do Judas Priest que Ripper Owens não queria cantar no Masters of Voices
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
A grande omissão do Rock and Roll Hall of Fame segundo Steve Stevens
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
Classic Rock: os 50 maiores álbuns de rock progressivo
O álbum solo de John Lennon que ele considerava ainda melhor que o "Imagine"
A diferença entre Yngwie Malmsteen e Eddie Van Halen e Jimi Hendrix, segundo Regis Tadeu


Para Rob Halford, cantar com o Black Sabbath foi como realizar um sonho
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
A música do Black Sabbath que poderia ter sido do Iron Maiden segundo a Kerrang!
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Os 10 maiores discos de despedida da história do metal, segundo a Louder
O período de 12 meses em que todos que passaram por Sabbath e Deep Purple lançaram álbuns
Ozzy Osbourne e Sagitário: por que ele sobreviveu a tudo no heavy metal
Por que o Black Sabbath decidiu fazer música assustadora, segundo Ozzy Osbourne
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
Heavy Metal: nove ótimas músicas suaves do gênero
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1992



