O fenômeno Rhoads: 30 anos da morte do guitarrista

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Sara Leal, Fonte: Imprensa do Rock
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 19/03/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Há exatos 30 anos atrás, o mundo do Heavy Metal lamentava uma grande perda. Para o mundo, a morte de um brilhante guitarrista, para alguns artistas, muito mais do que isso, se perdia um companheiro de estrada e grande amigo.

5000 acessosAve, Satan!: As dez melhores músicas sobre o Inferno5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1992

A morte de Rhoads impactou tanto, que 5 anos após seu falecimento, Ozzy Osbourne prestava sua últimas homenagens com o álbum "Tribute to Randy Rhoads". Um álbum ao vivo gravado em 1981, com faixas dos álbuns Blizzard of Ozz e Diary of a Madman (os únicos com participação de Randy Rhoads) de Ozzy Osbourne, e com outras do Black Sabbath.

O jovem californiano Randall William Rhoads, mais conhecido por Randy Rhoads, nasceu em 6 de dezembro de 1956 e cresceu em ambiente totalmente inspirador. Ele era o o filho caçula de Delores, que tinha uma escola de música de sucesso. Seu irmão, era baterista e cantor e sua irmã, tocava violão. Seu pai, que deixou a família quando Randy acabara de nascer, era professor de música em escolas públicas.

Aos quinze Randy já dava aulas na escola de sua mãe. E em 1973, quando ele entrou no Quiet Riot, sua carreira enfim decolou. Seu carisma e talento na guitarra garantiram-lhe uma legião de fãs locais.

Algum tempo depois, Ozzy começou a procurar um guitarrista para sua banda. Os requisitos eram: Além de talento com as 6 cordas, o candidato também também deveria ser alguém de personalidade única. Mesmo relutante, o jovem Rhoads dirigiu-se ao quarto do hotel onde Ozzy estava hospedado. Ligou sua guitarra em um amplificador de estudo e iniciou seu aquecimento. Apenas começou a afinar a guitarra e Ozzy Osbourne percebeu na hora que havia encontrado a pessoa certa, com estilo próprio.

Randy gravou os dois primeiros discos de Ozzy, Blizzard of Ozz de 1980 e Diary of a Madman de 1981, e apesar da bem sucedida carreira, tinha idéias de deixar a banda e dedicar-se à ter aulas de música erudita e a lecionar. Joe Holmes, guitarrista que tocou com Ozzy na turnê do álbum Ozzmosis de 1995 foi um de seus alunos.

Porém, em 19 de março de 1982, Randy Rhoads morre aos 25 anos em um acidente de avião. Na noite anterior a banda havia se apresentado no Tennessee (EUA) e dali iriam para Orlando. A caminho de Orlando passaram pela casa do motorista do ônibus. O lugar consistia de três casas, um galpão para avião e uma pista de pouso. Talvez, para ser generoso o motorista Andrew Aycock, que estava com sua licença para voo vencida, convidou primeiramente o tecladista Don Airey e o empresário Jat Duncan para dar umas voltas. Randy Rhoads e Rachel Youngblood (maquiadora) iriam para o voo da morte logo depois. O avião voava baixo e passava zunindo perto do estacionamento onde estava o ônibus, talvez para brincar com o pessoal. Há pouco tempo o piloto havia passado por um divórcio sórdido. Acredita-se que quando a ex-esposa dele entrou no ônibus, ele vôou na direção do mesmo. Passaram três vezes. Na quarta, a asa esquerda do avião raspou no teto do ônibus, bateu num pinheiro e caiu na garagem de Jerry Calhoun explodindo e destruindo tudo. Ozzy Osbourne, Tommy Aldrige, Rudy Sarzo e Sharon Arden, que tinham acordado com o primeiro impacto, acharam que se tratava de um acidente na estrada. Ozzy ainda correu para prestar socorro. Ele entrou na casa, que estava em chamas, e salvou um homem, mas infelizmente Randy estava morto. O show em "Rock Super Bowl XIV" foi cancelado e os promotores devolveram os ingressos.

Randy Rhoads se foi deste plano, porém, seu legado como 36º melhor guitarrista de todos os tempos, continua vivo até hoje.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Randy Rhoads"

TúmulosTúmulos
Alguns dos jazigos mais famosos nos EUA

Randy RhoadsRandy Rhoads
"Você vai morrer", disse espírito ao guitarrista

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
Ele chorava o dia todo após morte de Randy Rhoads

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Randy Rhoads"

Ave, Satan!Ave, Satan!
As dez melhores músicas sobre o Inferno

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1992

Heavy MetalHeavy Metal
Os 11 melhores álbuns dos anos 2000 segundo o Loudwire

5000 acessosHeaven & Hell: mistérios e autocensura na capa de álbum5000 acessosQuentin Tarantino: o Top 5 do rock n' roll na carreira dele5000 acessosDeep Purple: a contestada entrevista na Globo em 20065000 acessosDream Theater: Myung não tinha planos de ser baixista4722 acessosTico Santa Cruz: "O rock ficou muito bem comportado"5000 acessosMarilyn Manson: pai surpreende o músico durante sessão de fotos

Sobre Sara Leal

Brasiliense de corpo, alma e coração. Conheceu o metal através dos clássicos e hoje não consegue parar de ouvir Helloween. Colabora no site para fãs BlindGuardianBrasil.com.br.

Mais matérias de Sara Leal no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online