O fenômeno Rhoads: 30 anos da morte do guitarrista
Por Sara Leal
Fonte: Imprensa do Rock
Postado em 19 de março de 2012
Há exatos 30 anos atrás, o mundo do Heavy Metal lamentava uma grande perda. Para o mundo, a morte de um brilhante guitarrista, para alguns artistas, muito mais do que isso, se perdia um companheiro de estrada e grande amigo.
A morte de Rhoads impactou tanto, que 5 anos após seu falecimento, Ozzy Osbourne prestava sua últimas homenagens com o álbum "Tribute to Randy Rhoads". Um álbum ao vivo gravado em 1981, com faixas dos álbuns Blizzard of Ozz e Diary of a Madman (os únicos com participação de Randy Rhoads) de Ozzy Osbourne, e com outras do Black Sabbath.
O jovem californiano Randall William Rhoads, mais conhecido por Randy Rhoads, nasceu em 6 de dezembro de 1956 e cresceu em ambiente totalmente inspirador. Ele era o o filho caçula de Delores, que tinha uma escola de música de sucesso. Seu irmão, era baterista e cantor e sua irmã, tocava violão. Seu pai, que deixou a família quando Randy acabara de nascer, era professor de música em escolas públicas.
Aos quinze Randy já dava aulas na escola de sua mãe. E em 1973, quando ele entrou no Quiet Riot, sua carreira enfim decolou. Seu carisma e talento na guitarra garantiram-lhe uma legião de fãs locais.
Algum tempo depois, Ozzy começou a procurar um guitarrista para sua banda. Os requisitos eram: Além de talento com as 6 cordas, o candidato também também deveria ser alguém de personalidade única. Mesmo relutante, o jovem Rhoads dirigiu-se ao quarto do hotel onde Ozzy estava hospedado. Ligou sua guitarra em um amplificador de estudo e iniciou seu aquecimento. Apenas começou a afinar a guitarra e Ozzy Osbourne percebeu na hora que havia encontrado a pessoa certa, com estilo próprio.
Randy gravou os dois primeiros discos de Ozzy, Blizzard of Ozz de 1980 e Diary of a Madman de 1981, e apesar da bem sucedida carreira, tinha idéias de deixar a banda e dedicar-se à ter aulas de música erudita e a lecionar. Joe Holmes, guitarrista que tocou com Ozzy na turnê do álbum Ozzmosis de 1995 foi um de seus alunos.
Porém, em 19 de março de 1982, Randy Rhoads morre aos 25 anos em um acidente de avião. Na noite anterior a banda havia se apresentado no Tennessee (EUA) e dali iriam para Orlando. A caminho de Orlando passaram pela casa do motorista do ônibus. O lugar consistia de três casas, um galpão para avião e uma pista de pouso. Talvez, para ser generoso o motorista Andrew Aycock, que estava com sua licença para voo vencida, convidou primeiramente o tecladista Don Airey e o empresário Jat Duncan para dar umas voltas. Randy Rhoads e Rachel Youngblood (maquiadora) iriam para o voo da morte logo depois. O avião voava baixo e passava zunindo perto do estacionamento onde estava o ônibus, talvez para brincar com o pessoal. Há pouco tempo o piloto havia passado por um divórcio sórdido. Acredita-se que quando a ex-esposa dele entrou no ônibus, ele vôou na direção do mesmo. Passaram três vezes. Na quarta, a asa esquerda do avião raspou no teto do ônibus, bateu num pinheiro e caiu na garagem de Jerry Calhoun explodindo e destruindo tudo. Ozzy Osbourne, Tommy Aldrige, Rudy Sarzo e Sharon Arden, que tinham acordado com o primeiro impacto, acharam que se tratava de um acidente na estrada. Ozzy ainda correu para prestar socorro. Ele entrou na casa, que estava em chamas, e salvou um homem, mas infelizmente Randy estava morto. O show em "Rock Super Bowl XIV" foi cancelado e os promotores devolveram os ingressos.
Randy Rhoads se foi deste plano, porém, seu legado como 36º melhor guitarrista de todos os tempos, continua vivo até hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
Deep Purple lança "Guilt Trippin'", faixa de seu próximo disco de estúdio
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
Dave Lombardo conta que "névoa mental" o fez usar anotações nos shows
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
O guitarrista que Keith Richards não queria que entrasse nos Stones, apesar de tocar muito
Megadeth toca "Puppet Parade" pela primeira vez ao vivo
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A crítica que o Moonspell recebeu por algo que Lacuna Coil e In Flames também fizeram
A turnê do Iron Maiden que não foi justa com ninguém da banda, segundo Steve Harris
A banda de rock dos anos 1980 que vendeu 4700 ingressos em SP e só 219 no RJ
A música de Bob Dylan que Lou Reed ouviu todo dia por dois meses: "Engraçada demais!"


O guitarrista que Lemmy disse ter ficado "ainda melhor" depois de morrer
Qual era a opinião de Tony Iommi sobre Ozzy Osbourne solo e Randy Rhoads em 1984?



