Jimi Hendrix: uma breve resenha de "Somewhere"
Por Fernando Portelada
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 09 de janeiro de 2013
Jimi Hendrix é um dos músicos mais exaustivamente estudados da história do rock. Ainda que ele tenha lançado só três álbuns de estúdio em sua vida, ele já foi objeto de uma quase infinita série de lançamentos póstumos, e em sua grande maioria de forma exploratória.
Em 5 de março, o Experience Hendrix espera retificar um pouco disso com lançamento de "People, Hell & Angels", e agora você pode ouvir a uma faixa desta coleção, intitulada "Somewhere".
Originalmente baseada em uma diferente versão do Box "The Jimi Hendrix Experience", a faixa possui Buddy Miles na bateria e Stephen Stills no baixo. Ela compreende vários dos elementos clássicos da marca registrada do som de Hendrix, com acordes limpos, wah-wah solos e seu inimitável estilo de vocal. Tudo isto encabeçado por um bizarro fio de consciência lírica imaginativa, que caracterizou muito do trabalho do lendário guitarrista.
Mas ela faz jus ao nome? Na verdade não. Certamente não é ruim, diabos, é um trabalho de Hendrix, ela não vai ser ruim, mas ainda que "Somewhere" sirva de demonstração para vários de suas qualidades, ela ainda tem um produção crua, com aspecto de demo, que indica uma qualidade não finalizada. E por mais que isto seja certamente porque Hendrix não viveu para finalizá-la com o inovador acabamento em estúdio que marcava seus trabalhos, ela simplesmente não consegue ficar ao lado de suas maiores obras. Ela é o que é: um grande solo de guitarra em uma faixa de guitarras bem previsível.
Dito isto, ainda é Jimi Hendrix tocando guitarra, e somente isso a faz mais que merecedora de ser ouvida. Só não espera a segunda "Purple Haze"
http://www.rollingstone.com/music/videos/jimi-hendrix-goes-exploring-on-somewhere-premiere-20130108
(Nota do editor: ao que tudo indica, esta "nova versão" se trata de uma demo instrumental mixada com os vocais de Hendrix registrados posteriormente e já usados em outras versões lançadas comercialmente).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps