Jimi Hendrix: uma breve resenha de "Somewhere"
Por Fernando Portelada
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 09 de janeiro de 2013
Jimi Hendrix é um dos músicos mais exaustivamente estudados da história do rock. Ainda que ele tenha lançado só três álbuns de estúdio em sua vida, ele já foi objeto de uma quase infinita série de lançamentos póstumos, e em sua grande maioria de forma exploratória.
Em 5 de março, o Experience Hendrix espera retificar um pouco disso com lançamento de "People, Hell & Angels", e agora você pode ouvir a uma faixa desta coleção, intitulada "Somewhere".
Originalmente baseada em uma diferente versão do Box "The Jimi Hendrix Experience", a faixa possui Buddy Miles na bateria e Stephen Stills no baixo. Ela compreende vários dos elementos clássicos da marca registrada do som de Hendrix, com acordes limpos, wah-wah solos e seu inimitável estilo de vocal. Tudo isto encabeçado por um bizarro fio de consciência lírica imaginativa, que caracterizou muito do trabalho do lendário guitarrista.
Mas ela faz jus ao nome? Na verdade não. Certamente não é ruim, diabos, é um trabalho de Hendrix, ela não vai ser ruim, mas ainda que "Somewhere" sirva de demonstração para vários de suas qualidades, ela ainda tem um produção crua, com aspecto de demo, que indica uma qualidade não finalizada. E por mais que isto seja certamente porque Hendrix não viveu para finalizá-la com o inovador acabamento em estúdio que marcava seus trabalhos, ela simplesmente não consegue ficar ao lado de suas maiores obras. Ela é o que é: um grande solo de guitarra em uma faixa de guitarras bem previsível.
Dito isto, ainda é Jimi Hendrix tocando guitarra, e somente isso a faz mais que merecedora de ser ouvida. Só não espera a segunda "Purple Haze"
http://www.rollingstone.com/music/videos/jimi-hendrix-goes-exploring-on-somewhere-premiere-20130108
(Nota do editor: ao que tudo indica, esta "nova versão" se trata de uma demo instrumental mixada com os vocais de Hendrix registrados posteriormente e já usados em outras versões lançadas comercialmente).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Moonspell anuncia título do próximo álbum de estúdio, que sai em julho
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
A profissão pós-Megadeth que Mustaine gostaria de seguir, e até cortaria o cabelo para tal
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
Geezer Butler revela porque o Kiss foi "banido" de abrir show para o Black Sabbath
A "Hora da Ave Maria": o método de Cazuza para manter a disciplina no trabalho
"Pelo menos não estamos tocando trap ou hip-hop!", diz baixista do Maneskin


O músico que era o oposto de Jimi Hendrix e serviu de referência ao The Cure
O guitarrista que foi a ponte entre Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaughan
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
O artista que influenciou o Kiss e quase fechou banda com o Jimi Hendrix Experience
A música do Hendrix que fez Angus Young levar a guitarra a sério; "Como é que ele faz isso?"
O curioso guitarrista que Neil Young proclamou estar "no mesmo nível" que Jimi Hendrix
Bizarro & Absurdo: 12 Tristes Realidades da Música



