Queen: estátua de gorila em referência a Mercury causa polêmica
Por Paulo Giovanni G. Melo
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 12 de julho de 2013
Questões de direitos autorais podem ter motivado a remoção de uma estátua de um gorila pintado com as roupas do frontman do QUEEN, Freddie Mercury, para desgosto de muitos fãs.
A estátua, batizada de Radio Go Go, fazia parte de uma trilha na cidade de Norwich, Inglaterra. Ela foi elaborada por uma instituição de caridade chamada Go Go Gorillas. Embora seja difícil argumentar sobre os detalhes - pois as organizações atuam em áreas diferentes - a Go Go Gorillas aparentemente violou o direito autoral de outra instituição, a Mercury Phoenix Trust, criada depois da morte de Freddie em 1991 para arrecadar fundos para pesquisas sobre a AIDS.
Mas nem tudo está perdido. A BBC relata que um executivo da Brandbank, empresa que patrocinou a estátua do gorilla de Mercury, disse: "estamos em contato com um dos executivos da outra organização e estamos nos esforçando para resolver isso de forma positiva para todas as instituições de caridade envolvidas. Nossa prioridade é que o evento seja sucesso para todos, respeitando os donos dos direitos autorais e os fãs de Freddie Mercury."
Em meio a tudo isso, um fã, que considerou a remoção da estátua como "escandalosa e mesquinha", levou as coisas um pouco mais adiante. Ele pediu ao guitarrista do QUEEN, Brian May, para obter uma resposta sobre o motivo da remoção da estátua. May respondeu que não sabia de nada disso e que iria descobrir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps