SHM-CD Platinum: japoneses inovam no formato CD mais uma vez

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho
Enviar Correções  

Os colecionadores japoneses que fazem questão de áudio digital na melhor qualidade possível [praticamente inexistente no Brasil] agora podem desfrutar de um novo formato derivado do Compact Disc, o SHM-CD Platinum.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O SHM-CD Platinum, segundo engenheiros envolvidos na elaboração e confecção da mídia, provê uma melhor leitura do conteúdo do disco através do feixe de laser aplicado à sua camada refletiva de platina, ao invés do alumínio convencional.

Alguns engenheiros questionam acintosamente a eficácia do SHM-CD e sua nova variação, apontando para o fato de o principal componente físico-químico da mídia ser o plástico, que neutraliza muito do ganho oferecido por tais metais raros, e a música reproduzida a partir desses CDs soa sem vida, indefinida e estridente como resultado. Segundo os mesmos especialistas, ao combinar um metal precioso com um mineral precioso, obtém-se Sinergia Cristalina [termo registrado], o que melhora significantemente a disponibilidade de túneis de quantum através dos quais os bits podem fluir livremente e por fim proporcionarem ao ouvinte que este sinta a música em todas as suas propriedades expansivas, líquidas e holográficas. Isso poderia ser obtido caso o policarbonato utilizado para a confecção dos discos compactos fosse substituído por diamante ou safira.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ainda assim, a tecnologia SHM-CD já é bastante disseminada no Japão, onde há uma quantidade enorme de títulos disponíveis nessa qualidade de produção – ouso dizer que o catálogo atual supera o número de títulos disponíveis de todas as mídias fabricadas por todas as gravadoras de todos os segmentos no BR – e é majoritariamente a opção dos chamados ‘Mini-LPs’, as reproduções dos LPs de vinil com a arte gráfica original do lançamento da Terra do Sol Nascente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tanto o SHM-CD como o SHM-CD Platinum são totalmente compatíveis com CD players comuns, mas o SHM-CD Platinum NÃO é lido por players mais obsoletos que não consigam ler discos CD-R.

Conforme já era previsto, a primeira leva de discos SHM-CD Platinum destinam-se a revisitar a obra de medalhões, como ASIA, QUEEN, ROLLING STONES, THE WHO, DIRE STRAITS, STEVIE WONDER, e claro, uma batelada de lançamentos em música sinfônica clássica do selo Deutsch Grammophon.

publicidade

Para saber mais sobre a evolução do CD e seus derivados no Japão, clique aqui.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para entender a relação apaixonada do povo japonês com o Compact Disc, clique aqui.

Para um relato sobre a riqueza de variedade que as lojas japonesas de discos oferecem, clique aqui.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Music Radar: Os maiores frontmen de todos os temposMusic Radar
Os maiores frontmen de todos os tempos

Mini Iron Maiden: tocando Ghost Of The Navigator na escolaMini Iron Maiden
Tocando "Ghost Of The Navigator" na escola


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Goo336 Goo336 Cli336 WhiFin Goo336