Lemmy: "Coleciono apenas material nazista, não as ideias"
Por Ronaldo Costa
Fonte: Blabbermouth
Postado em 18 de setembro de 2010
Michael Deeds, do IdahoStatesman.com, conduziu em setembro de 2010 uma entrevista com Lemmy Kilmister, líder do MOTÖRHEAD. Alguns trechos podem ser conferidos abaixo.
David Draiman, frontman do DISTURBED, em entrevista à revista Revolver, teria feito comentários fortes com relação a músicos que colecionam itens nazistas. Quando foi perguntado sobre artistas como Lemmy Kilmister e Jeff Hanneman (guitarrista do SLAYER), que supostamente colecionariam artefatos nazistas, Draiman teria sido enfático: "Isso é ofensivo a meu ver. Não entendo esse fascínio. É a mais provocativa imagem da qual você pode lançar mão e é por isso que algumas pessoas a usam. E se esse é o objetivo delas, provocar, acho que estão conseguindo isso."
Lemmy, que já teria sido visto usando cruzes e quepes da Força Aérea Alemã do período nazista, se defendeu dizendo que apenas coleciona itens e artefatos da história da guerra. Draiman replicou: "Eu não dou a mínima para quem seja. Se você vai mesmo empunhar símbolos nazistas, eu terei um problema com você, já que não entendo como alguém pode achar legal ou que está tudo OK em usar algo que simboliza a aniquilação e o genocídio do meu povo. Eu não acho legal, não acho que esteja tudo OK e não há desculpas e nem explicação para isto."
Em julho de 2008, a justiça da Alemanha teria anunciado que acompanharia com interesse o vocalista/baixista Lemmy Kilmister (matéria divulgada na época aqui no Whiplash), pelo uso de um quepe do regime nazista em uma propaganda de show no país. Em anúncio da apresentação da banda no país, imagens do músico com o quepe foram divulgadas com informações do evento. As leis do país proíbem o uso de qualquer símbolo ou saudação que se refira ao regime nazista.
Na época, em face à polêmica, Kilmister teria afirmado ser contrário a qualquer forma de racismo e que não coleciona materiais da cultura nazista especificamente, e sim dos países do chamado Eixo.
"Eu não coleciono apenas material nazi, eu coleciono quaisquer objetos pertencentes aos 'países do eixo'. Também coleciono objetos de países que nem sequer são mencionados mais como parte do eixo, tais como Letônia, Lituânia, Estônia, Finlândia, Hungria. OK, no final quando perceberam que os Alemães estavam perdendo, todos eles disseram, 'Nós não somos nazistas'. Porém, cinco anos antes eles falavam, 'Yeah!'".
Na época, quando perguntado onde ele conseguia os objetos que coleciona, Lemmy respondeu, "O EUA é um ótimo lugar para conseguir e colecionar esta merda pois os GIs (soldados de infantaria) trouxeram tudo para a América. Eles tomaram armazéns cheios de uniformes, carros Mercedes. Um cara trouxe um Focke Wulf 190 em pedaços e o reconstruiu na América. Agora, ele possui o único FW 190 em todo o mundo. Eu comprava algumas coisas na Alemanha, mas agora você não pode mais ter coisas como facas e voltar para casa de avião. Há cinco ou seis lojas especializadas em Hamburgo. Eles anunciam isto. Qual o problema, então? Não é um tipo de coisa nacionalista. O que você deve fazer? Fingir que nunca aconteceu?".
Sobre a questão se as pessoas devem usar os uniformes, Lemmy teria declarado: "Eu vou te dizer uma coisa sobre História. Desde o início dos tempos, os maus sempre tiveram os melhores uniformes. Napoleão, os confederados, os nazistas. Todos eles tinham uniformes matadores. Quero dizer, o uniforme da SS é brilhante! Eles eram as estrelas de rock da época. O que você vai fazer? São legais."
"Eles tinham um visual legal. Não me diga que sou nazista porque eu tenho o uniforme", teria comentado ele, segundo o site New York Waste. "Em 1967 eu tive a minha primeira namorada negra e várias outras desde então. Eu nunca entendi o racismo, nunca foi uma opção para mim", completou o roqueiro."
Sobre ter sido a matéria principal, com um vasto perfil, numa edição da revista Rolling Stone em 2009:
Lemmy: "Aquilo foi engraçado, pois o jornalista veio até minha casa que, devo dizer, chega a se parecer com um santuário ao nazismo. Mas aquilo tudo é apenas a minha coleção. Não dava para guardar tudo num armário, não caberia. Eu coleciono apenas material, não as ideias nazistas."
Sobre o lendário cantor Ronnie James Dio, vítima de um câncer no estômago:
Lemmy: "Bem, é duro. Além de ter sido um grande amigo, depois que ele nos deixou eu fiquei sendo agora o mais velho, pois ele era mais velho que eu apenas uns seis meses."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Guns N' Roses anuncia show em Campo Grande (MS) para 2026
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Matt Tuck fala sobre show com Limp Bizkit no Brasil e a morte de Sam Rivers
Atribuir criação do melodic death metal ao Carcass é uma bobagem, segundo Jeff Walker
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
Angra fará novos shows de reunião? Empresário afirma que dependerá da química no Bangers
Amy Lee confirma novo álbum do Evanescence para 2026
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Quando Renato Russo invadiu o palco para dar um beijão na boca da cantora que ele amava
O comportamento dos fãs do Queen nos shows que irritava muito Brian May
A música do Avenged Sevenfold que M. Shadows mostraria para alguém que não conhece a banda

Os deslizes que Jimi Hendrix cometia nos show, segundo seu roadie Lemmy Kilmister
Mikkey Dee revela gravidade de doença que quase o matou um ano atrás
Lemmy e a inusitada gentileza com Kinder Ovos ao receber Fernanda Lira no camarim
Para Mikkey Dee, morte de Lemmy Kilmister não deve ser tratada como tragédia
Lemmy queria morrer no último show do Motörhead, revela empresário da banda
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Lista: 10 álbuns horríveis lançados por grandes bandas nos anos 1980



