Lemmy: "Coleciono apenas material nazista, não as ideias"
Por Ronaldo Costa
Fonte: Blabbermouth
Postado em 18 de setembro de 2010
Michael Deeds, do IdahoStatesman.com, conduziu em setembro de 2010 uma entrevista com Lemmy Kilmister, líder do MOTÖRHEAD. Alguns trechos podem ser conferidos abaixo.
David Draiman, frontman do DISTURBED, em entrevista à revista Revolver, teria feito comentários fortes com relação a músicos que colecionam itens nazistas. Quando foi perguntado sobre artistas como Lemmy Kilmister e Jeff Hanneman (guitarrista do SLAYER), que supostamente colecionariam artefatos nazistas, Draiman teria sido enfático: "Isso é ofensivo a meu ver. Não entendo esse fascínio. É a mais provocativa imagem da qual você pode lançar mão e é por isso que algumas pessoas a usam. E se esse é o objetivo delas, provocar, acho que estão conseguindo isso."
Lemmy, que já teria sido visto usando cruzes e quepes da Força Aérea Alemã do período nazista, se defendeu dizendo que apenas coleciona itens e artefatos da história da guerra. Draiman replicou: "Eu não dou a mínima para quem seja. Se você vai mesmo empunhar símbolos nazistas, eu terei um problema com você, já que não entendo como alguém pode achar legal ou que está tudo OK em usar algo que simboliza a aniquilação e o genocídio do meu povo. Eu não acho legal, não acho que esteja tudo OK e não há desculpas e nem explicação para isto."
Em julho de 2008, a justiça da Alemanha teria anunciado que acompanharia com interesse o vocalista/baixista Lemmy Kilmister (matéria divulgada na época aqui no Whiplash), pelo uso de um quepe do regime nazista em uma propaganda de show no país. Em anúncio da apresentação da banda no país, imagens do músico com o quepe foram divulgadas com informações do evento. As leis do país proíbem o uso de qualquer símbolo ou saudação que se refira ao regime nazista.
Na época, em face à polêmica, Kilmister teria afirmado ser contrário a qualquer forma de racismo e que não coleciona materiais da cultura nazista especificamente, e sim dos países do chamado Eixo.
"Eu não coleciono apenas material nazi, eu coleciono quaisquer objetos pertencentes aos 'países do eixo'. Também coleciono objetos de países que nem sequer são mencionados mais como parte do eixo, tais como Letônia, Lituânia, Estônia, Finlândia, Hungria. OK, no final quando perceberam que os Alemães estavam perdendo, todos eles disseram, 'Nós não somos nazistas'. Porém, cinco anos antes eles falavam, 'Yeah!'".
Na época, quando perguntado onde ele conseguia os objetos que coleciona, Lemmy respondeu, "O EUA é um ótimo lugar para conseguir e colecionar esta merda pois os GIs (soldados de infantaria) trouxeram tudo para a América. Eles tomaram armazéns cheios de uniformes, carros Mercedes. Um cara trouxe um Focke Wulf 190 em pedaços e o reconstruiu na América. Agora, ele possui o único FW 190 em todo o mundo. Eu comprava algumas coisas na Alemanha, mas agora você não pode mais ter coisas como facas e voltar para casa de avião. Há cinco ou seis lojas especializadas em Hamburgo. Eles anunciam isto. Qual o problema, então? Não é um tipo de coisa nacionalista. O que você deve fazer? Fingir que nunca aconteceu?".
Sobre a questão se as pessoas devem usar os uniformes, Lemmy teria declarado: "Eu vou te dizer uma coisa sobre História. Desde o início dos tempos, os maus sempre tiveram os melhores uniformes. Napoleão, os confederados, os nazistas. Todos eles tinham uniformes matadores. Quero dizer, o uniforme da SS é brilhante! Eles eram as estrelas de rock da época. O que você vai fazer? São legais."
"Eles tinham um visual legal. Não me diga que sou nazista porque eu tenho o uniforme", teria comentado ele, segundo o site New York Waste. "Em 1967 eu tive a minha primeira namorada negra e várias outras desde então. Eu nunca entendi o racismo, nunca foi uma opção para mim", completou o roqueiro."
Sobre ter sido a matéria principal, com um vasto perfil, numa edição da revista Rolling Stone em 2009:
Lemmy: "Aquilo foi engraçado, pois o jornalista veio até minha casa que, devo dizer, chega a se parecer com um santuário ao nazismo. Mas aquilo tudo é apenas a minha coleção. Não dava para guardar tudo num armário, não caberia. Eu coleciono apenas material, não as ideias nazistas."
Sobre o lendário cantor Ronnie James Dio, vítima de um câncer no estômago:
Lemmy: "Bem, é duro. Além de ter sido um grande amigo, depois que ele nos deixou eu fiquei sendo agora o mais velho, pois ele era mais velho que eu apenas uns seis meses."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O disco do Black Sabbath que Bruce Dickinson considera um dos melhores de todos os tempos
O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford; "o som deles me abalou até o fundo"
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
Gibson TV lança o primeiro episódio da série "Tony Iommi: The Godfather Of Heavy Metal"
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A banda nacional com canções "mais fortes que o desempenho dos caras" conforme Regis Tadeu
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
Pra tocar no Dream Theater, não dá pra estar no modo "deixa a vida me levar", segundo Rudess
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
Como foi a entrada de Melissa Reese no Guns N' Roses
Uruca: Os 9 mais azarados da história do Rock
A música empolgante do Kiss que é a favorita de Brian May, guitarrista do Queen

O primeiro encontro de Max Cavalera com Lemmy Kilmister - que não foi dos mais amigáveis
A música do Motörhead que tem verso "sacana" e marcou Rob Halford
Dani Filth já tretou com Lemmy Kilmister por conta de socialite
A respeitosa opinião de Zakk Wylde sobre Lemmy Kilmister
O rockstar que sofreu na mão de Lemmy; "acho que ele não vai me perdoar"
A música do Motörhead que vocalista do Paradise Lost considera "sensual"
A música do Motörhead que marcou a vida de Marko Hietala, ex-baixista do Nightwish
Motörhead foi o "primeiro amor" de Barney Greenway, vocal do Napalm Death
Lzzy Hale, do Halestorm, comenta como Lemmy Kilmister a influenciou
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
A banda que fez o Black Sabbath com Dio afinar e cancelar o show; "estão com medo da gente"
Mascotes do Metal: os dez maiores segundo The Gauntlet



