Rolling Stones: censura ataca banda na China
Por Andre Damas
Postado em 13 de março de 2014
Já passavam das 20h30 da noite oriental quando os ROLLING STONES subiram no palco da Mercedes Benz Arena, em Xangai, para seu segundo e último concerto no país pela 14 On Fire Tour. Abrindo com "Jumpin' Jack Flash" e de volta ao palco de língua, a banda brigou por quase duas horas contra a censura, entregando seu suor ao solo chinês.
Rolling Stones - Mais Novidades
Interpretando dois temas a menos que o normal, Mick Jagger conduziu o público e não hesitou em brindá-los com peças marcantes como "Get Off Of My Cloud" e "It's Only Rock N' Roll (But I Like It)" para introduzir a banda aos palcos, ainda que a apresentação tenha contado com algumas novidades: "Dead Flowers" e "All Down The Line", ambas parte de álbuns clássicos do grupo e estreando na sua atual excursão. Evidentemente, para quem conhece o repertório da banda, foram escolhas estratégicas, substituindo temas censurados.
A China é conhecida pelo seu fraco apelo popular e forte pressão governamental, de modo que é comum que ocorra a censura de algumas canções quando uma banda se apresenta no país. Com os Stones não foi diferente.
Em 2006, a banda já havia sido assolada pelo menos problema quando se apresentou em Xangai. "Felizmente, nós temos mais de 400 músicas para tocar então [a proibição] não chega a ser realmente um problema", declarou Jagger na época. Na ocasião, havia sido estabelecido que hits como "Beast Of Burden" e "Let's Spend The Night Together" não poderiam ser tocados. "E depois, sempre podemos tocar uma versão instrumental", comentou Keith Richards, sugerindo um convite para que o público cante as letras censuradas.
Ironicamente, o mesmo público pôde votar e escolheu o hino da contracultura "Street Fighting Man" para ser tocado no show, com sua letra clamando por revolução. Juntamente com "Sympathy For The Devil" – que incrivelmente não foi censurada –, esta foi outra canção do marcante disco Beggar's Banquet a fazer presença na noite.
Para tanto, nem todos os hits foram salvos: "Brown Sugar", "Tumbling Dice" e "Honky Tonk Women", presentes em qualquer coletânea do grupo, aparentemente foram vetadas da apresentação, esta última obtendo confirmação da banda como sendo mesmo o real motivo. Mudanças na estrutura das canções no repertório ocorreram, mas o show seguiu sem empecilhos.
O ex-guitarrista da banda, Mick Taylor, não deixou de contribuir em três faixas: "Midnight Rambler", de sua autoria; "(I Can't Get No) Satisfaction; e "Slipping Away", interpretada majoritariamente por Richards. Keith ainda cantou a empolgante "Happy", do influente disco Exile On Main Street. Em "Gimme Shelter", foi a vez da senhorita Lisa Fisher brilhar nos palcos ao lado de Jagger, dividindo os vocais.
No bis, o coral escolhido para vocalizar a introdução da eterna "You Can't Always Get What You Want" foi o Dulwich International – a banda muda seus músicos de apoio nesta canção a cada apresentação. Por fim, o 17º tema mostrou-se o último, e os ROLLING STONES encerraram com a não menos importante "Satisfaction", lançada há 49 anos e responsável por sua explosão mundial. Não foi desta vez que as Pedras deixaram de rolar.
Repertório completo:
1. Jumpin' Jack Flash
2. Get Off Of My Cloud
3. It's Only Rock N' Roll (But I Like It)
4. Dead Flowers
5. Ruby Tuesday
6. Street Fighting Man [escolhida pelos fãs]
7. Doom And Gloom
8. Miss You
9. Slipping Away [Richards nos vocais principais/ com Taylor]
10. Happy [Richards nos vocais principais]
11. Midnight Rambler [com Taylor]
12. All Down The Line
13. Paint It Black
13. Gimme Shelter [com Fisher]
14. Start Me Up
15. Sympathy For The Devil
16. You Can't Always Get What You Want [com coral Dulwich International]
17. (I Can't Get No) Satisfaction [com Taylor]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps