Legião Urbana: resgatando "Rise" para o Acústico MTV

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Severo da Costa
Enviar Correções  

"Vocês já tiveram a sensação de serem enganados? Boa Noite"-com essa frase JOHN LYDON encerrou, em 14 de janeiro de 1978 o show- no qual tocou apenas uma música- dos SEX PISTOLS no Winterland Ballroom em São Francisco e, com ele, a personagem de JOHNNY ROTTEN. Se a dramatis persona do cuspidor revoltado era mais uma engenhosa armação de MALCOM MCLAREN, LYDON, ao contrário havia amadurecido musicalmente e aberto os ouvidos parav a emergência do pós-punk.

Guitarras e Baixos: Perguntas e Respostas

Cristina Scabbia: "Símbolo sexual? Fico surpresa com isto!"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ainda nesse ano, o vocalista inglês fundaria o PIL (Public Image Ltda.) O que seria descrito como "um som monótono, lento, um baixo barulhento, tudo sobreposto pelo discurso injurioso de LYDON " soou como um soterramento proposital da angústia punk dos PISTOLS. De 1978 até meados da década seguinte, a banda teve sua melhor fase – cujo ponto máximo foi alcançado com o clássico "Metal Box" de 1979 - misturando música étnica, eletrônica, spoken words, e qualquer ruído chamativo no mesmo balaio. Do experimentalismo inicial, mas atentos à mudança dos tempos, lançaram, em 86, o registro "Álbum" que continha aquele que seria o maior êxito comercial do grupo, o single "Rise".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Capa do single (versão japonesa)
Capa do single (versão japonesa)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Li este manual sobre técnicas de interrogatório Sul-Africano, e ‘ Rise' é uma reunião de citações de algumas das vítimas; pensei em montá-los de acordo com meus próprios sentimentos sobre a existência diária", declarou LYDON à Smash Hits. O tema central da faixa- que inicialmente seria batizada como "Canção Sul-Africana" trata do apartheid, assunto espinhoso naqueles tempos pré- MANDELA. Acompanhados de lendas como TONY WILLIANS na bateria e STEVE VAI (convidado pelo produtor BILL LASWELL e que acabou registrando trechos para o disco inteiro), a música não deixa dúvidas quanto ao contexto dos porões da tortura (Eu posso estar errado, eu posso estar certo/Eu posso ser preto, eu posso ser branco) e, musicalmente, como já foi definido, é o casamento entre o rock dos anos 80 com o folk celta, herança dos pais irlandeses de LYDON.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Em 1992, o devoto do pós-punk de GANG OF FOUR, RENATO RUSSO registrou o "Acústico MTV" junto à LEGIÃO. Aliado aos clássicos, a banda registrou versões fora do "mais do mesmo" como "On the Way Home" (de NEIL YOUNG com o BUFFALO SPRINGFIELD), "Head On" ( THE JESUS AND MARY CHAIN) e "The Last Time I Saw Richard" (JONI MITCHELL) e, em uma versão enxuta, ‘Rise".




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Legião Urbana: Bonfá toca bateria com telefone e passa vergonha na TVLegião Urbana
Bonfá toca bateria com telefone e passa vergonha na TV

Renato Russo: Eu sou psicótico, igualzinho ao Axl Rose''Renato Russo
"Eu sou psicótico, igualzinho ao Axl Rose''


Guitarras e Baixos: Perguntas e RespostasGuitarras e Baixos
Perguntas e Respostas

Cristina Scabbia: Símbolo sexual? Fico surpresa com isto!Cristina Scabbia
"Símbolo sexual? Fico surpresa com isto!"


Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n'roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected]

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 GooInArt