Beatles para "menores": dicas de canções sobre a banda
Por André Dehoul
Postado em 22 de setembro de 2014
Muitos dirão que esta matéria é desnecessária, pois BEATLES é BEATLES e coisa e tal, mas basta dar uma olhada de leve nos comentários de posts sobre a banda (inclusive em posts que nada tem a ver com os "fab four") que surgem comentários do tipo "banda normal", "gosta pra dizer que é true" ou até mesmo "ruim", ruim? Isso é de doer o coroação de qualquer adorador de rock, e quando digo rock estou falando de qualidade (instrumental, produção, técnica, musicalidade) e quantidade (exageros na medida certa, inovações técnicas e melódicas).
Geralmente são apenas jovens (os "menores"), na idade do "descordo de tudo que representa os adultos" que falam mal ou desqualificam a banda. Normal e necessário, mas será que Beatles é realmente som de "coroa", ultrapassado?
A partir de 1966 os BEATLES abandonam as exaustivas turnês e passam a se debrussar no trabalho em estúdio. Neste período (1966 a 1969) surgem as maiores e melhores criações musicais da banda, experimentalismo, espiritualismo, aperfeiçoamento técnico, produção e pós produção cada vez mais elaboradas e inovadoras. Claro que há exageros por parte de Beatlemaníacos (como o que vos escreve), afinal não foram os BEATLES que criaram o heave metal com "Helter Skelter", mas definitivamente transpôs o som pesado da garagem para o estúdio de gravação, exercendo influência em seu desenvolvimento futuro. Deram corpo à psicodelia, charme ao progressivo, ordem ao experimentalismo.
Exagero de "coroa"?
Disponibilizo cinco pérolas para que tirem suas conclusões, em especial aos jovens contestadores (com sua razão de ser), para a construção de suas habilidades auditivas e refinamento de seus gostos musicais (sem sarcasmo).
Espero que gostem, comentem, mas com embasamento.
Abraços e vida longa ao rock!
Tomorrow Never Knows - Revolver [1966]
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band -
Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band [1967]
Happines is a Warm Gun - Álbum Branco (Disco 1) [1968]
Yer Blues - Álbum Branco (Disco 2) [1968]
I Want You (She's So Heavy) - Abbey Road [1969]
Menção Honrosa:
Helter Skelter - Álbum Branco (Disco 2) [1968]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps