Dream Theater: John Petrucci fala sobre Images and Words
Por Cica Bartholomeu
Fonte: Metal Insider
Postado em 04 de outubro de 2016
No 24º aniversário do CD "Images and Words", segundo álbum da banda, lançado em 7 de julho de 1992, a reportagem do site Metal Insider esteve com o guitarrista JOHN PETRUCCI para conversar sobre como foi fazer esse álbum, o sucesso de seu primeiro single e suas lembranças do álbum da banda de maior sucesso até hoje.
Dream Theater - Mais Novidades
JOHN PETRUCCI contou que não fazia idéia do que o "Images and Words" viria a ser, que a situação era de muita incerteza.
Tinham lançado o primeiro álbum, "When Day and Dream Unite", para o qual não fizeram turnê para divulgá-lo, apenas deram algumas entrevistas. Decidiram mudar de vocalista e passaram cerca de um ano e meio procurando. Nessa época, eles davam aulas de guitarra e trabalhavam com outras coisas, sem saber se a banda ainda teria uma oportunidade. Quando Derek Oliver da Atco Records demonstrou interesse pela banda, fizeram uma espécie de contrato de agenciamento. Gravaram uma demo com algumas músicas do "Images and Words". Quando foram gravar o álbum de verdade com JAMES LABRIE no vocal, a empolgação era enorme por estarem de novo em estúdio.
Quanto à escolha de JAMES LABRIE, perceberam de imediato que ele era o cara. JOHN PETRUCCI contou que pegaram o material de divulgação dele, onde ouviram uma gravação ao vivo e ficaram impressionados. Marcaram de encontrar com ele, fizeram algumas músicas juntos, e ele já estava na banda.
O maior sucesso da banda, "Pull Me Under", foi por acaso. Ele afirma que nunca pensou que ela seria tocada no rádio ou que faria sucesso na MTV. Fazendo metal progressivo, sendo grandes fãs de YES e RUSH, mas que também gostavam de METALLICA e outras bandas, criavam músicas longas, que não tinham uma estrutura pop normal. Ele menciona que a própria natureza do álbum não era voltada para os padrões comerciais e por tudo isso é que jamais pensaram que "Pull Me Under" teria todo esse sucesso.
Ainda sobre a música, o guitarrista conta que quando saíram em turnê, ela começou a ser pedida e eles não tinham noção do que estava acontecendo. Então tiveram que gravar um vídeo rapidinho durante a turnê, em uma casa de shows, porque não tinham um, e foi aí que tudo começou. Não foi nada planejado.
Aliás, ele confirma que não acha nada boa a versão editada da música. "É sempre um desgosto. Você a escreve de certa maneira por algum motivo, então nunca é bom".
Mas não há nenhum arrependimento pelo fato de "Images and Words" não ter sido um álbum duplo. Hoje ele vê que foi sem dúvida uma boa escolha, que fizeram certo.
Sobre os reflexos do sucesso de "Images and Words" no "Awake", ele comenta que as coisas foram se encaminhando naturalmente, estavam no começo da carreira, com fãs em todo o mundo, não havia expectativas. Mas que foi principalmente uma oportunidade interessante de fazerem tudo de novo. Tinham a mesma avidez, mas nesse momento mudaram um pouquinho de direção. Por exemplo, foi a primeira vez que usou uma guitarra de 7 cordas, e atribui a isso o fato de o som ter ficado um pouco mais pesado que no "Images".
Mas essa mudança não foi só no "Awake", pois John afirma que a banda sempre gosta de trazer algo novo, se reinventar, mas mantendo a mesma criatividade, e que isso é sempre divertido.
Se tivesse que escolher uma música do álbum para tocar em um bar em uma jukebox, John escolheria "Pull Me Under". Ele acha que é como se ela tivesse uma mágica, além de meio que exemplificar o estilo da banda. "Você pode ouvi-la e perceber o metal progressivo, tem um refrão marcante. Tenho muito orgulho dessa música".
Comente: Você lembra quando ouviu Images and Words pela primeira vez?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
Rodolfo Abrantes diz que vendeu direitos autorais de músicas que gravou com o Raimundos
João Gordo é detido em aeroporto após PF encontrar pequenas porções de drogas
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Ex-Ozzy e Black Sabbath, baterista sabia que tocaria com os gigantes
Ticketmaster detalha taxa de serviço e critica projeto de lei que limita cobrança
Por que é tão difícil combater os cambistas? Ticketmaster Brasil dá sua versão
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"
Segundo James Hetfield, Metallica, Lars Ulrich tocava horrivelmente mal, mas era rico
A banda punk que fez tudo certo em uma única música, concluiu Bob Dylan
Seis citações de Raul Seixas a Jesus Cristo em letras com intenções bem distintas


O projeto musical que viralizou e fez a cabeça de Mike Portnoy; "Fiquei viciado"
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
Mike Portnoy diz que clássico do Dream Theater não o emocionaria se fosse de outra banda
Mike Portnoy explica por que nunca se ofereceu para substituir Neil Peart no Rush
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
Mike Portnoy confessa que "The Alien", do Dream Theater, não o emociona
O álbum do Dream Theater que tem músicas em Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si
Dez solos de guitarra muito bonitos que vão te conquistar



