Dream Theater: John Petrucci fala sobre Images and Words
Por Cica Bartholomeu
Fonte: Metal Insider
Postado em 04 de outubro de 2016
No 24º aniversário do CD "Images and Words", segundo álbum da banda, lançado em 7 de julho de 1992, a reportagem do site Metal Insider esteve com o guitarrista JOHN PETRUCCI para conversar sobre como foi fazer esse álbum, o sucesso de seu primeiro single e suas lembranças do álbum da banda de maior sucesso até hoje.
Dream Theater - Mais Novidades
JOHN PETRUCCI contou que não fazia idéia do que o "Images and Words" viria a ser, que a situação era de muita incerteza.
Tinham lançado o primeiro álbum, "When Day and Dream Unite", para o qual não fizeram turnê para divulgá-lo, apenas deram algumas entrevistas. Decidiram mudar de vocalista e passaram cerca de um ano e meio procurando. Nessa época, eles davam aulas de guitarra e trabalhavam com outras coisas, sem saber se a banda ainda teria uma oportunidade. Quando Derek Oliver da Atco Records demonstrou interesse pela banda, fizeram uma espécie de contrato de agenciamento. Gravaram uma demo com algumas músicas do "Images and Words". Quando foram gravar o álbum de verdade com JAMES LABRIE no vocal, a empolgação era enorme por estarem de novo em estúdio.
Quanto à escolha de JAMES LABRIE, perceberam de imediato que ele era o cara. JOHN PETRUCCI contou que pegaram o material de divulgação dele, onde ouviram uma gravação ao vivo e ficaram impressionados. Marcaram de encontrar com ele, fizeram algumas músicas juntos, e ele já estava na banda.
O maior sucesso da banda, "Pull Me Under", foi por acaso. Ele afirma que nunca pensou que ela seria tocada no rádio ou que faria sucesso na MTV. Fazendo metal progressivo, sendo grandes fãs de YES e RUSH, mas que também gostavam de METALLICA e outras bandas, criavam músicas longas, que não tinham uma estrutura pop normal. Ele menciona que a própria natureza do álbum não era voltada para os padrões comerciais e por tudo isso é que jamais pensaram que "Pull Me Under" teria todo esse sucesso.
Ainda sobre a música, o guitarrista conta que quando saíram em turnê, ela começou a ser pedida e eles não tinham noção do que estava acontecendo. Então tiveram que gravar um vídeo rapidinho durante a turnê, em uma casa de shows, porque não tinham um, e foi aí que tudo começou. Não foi nada planejado.
Aliás, ele confirma que não acha nada boa a versão editada da música. "É sempre um desgosto. Você a escreve de certa maneira por algum motivo, então nunca é bom".
Mas não há nenhum arrependimento pelo fato de "Images and Words" não ter sido um álbum duplo. Hoje ele vê que foi sem dúvida uma boa escolha, que fizeram certo.
Sobre os reflexos do sucesso de "Images and Words" no "Awake", ele comenta que as coisas foram se encaminhando naturalmente, estavam no começo da carreira, com fãs em todo o mundo, não havia expectativas. Mas que foi principalmente uma oportunidade interessante de fazerem tudo de novo. Tinham a mesma avidez, mas nesse momento mudaram um pouquinho de direção. Por exemplo, foi a primeira vez que usou uma guitarra de 7 cordas, e atribui a isso o fato de o som ter ficado um pouco mais pesado que no "Images".
Mas essa mudança não foi só no "Awake", pois John afirma que a banda sempre gosta de trazer algo novo, se reinventar, mas mantendo a mesma criatividade, e que isso é sempre divertido.
Se tivesse que escolher uma música do álbum para tocar em um bar em uma jukebox, John escolheria "Pull Me Under". Ele acha que é como se ela tivesse uma mágica, além de meio que exemplificar o estilo da banda. "Você pode ouvi-la e perceber o metal progressivo, tem um refrão marcante. Tenho muito orgulho dessa música".
Comente: Você lembra quando ouviu Images and Words pela primeira vez?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led que parece fantasia, mas nasceu de uma bronca de Robert Plant com a polícia
Nicko McBrain critica voz atual de Axl Rose e revela tentativa frustrada de reconciliação
A música do Slayer que produtor Ross Robinson considera tão boa quanto "Angel of Death"
Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
Angela Gossow conta em detalhes como Lauren Hart se tornou vocalista do Arch Enemy
A delicada música do Black Sabbath que Tony Iommi escolheu para seu casamento
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
O pior disco do Kiss: Paul Stanley escolhe dois, e Marty Friedman discorda
Cinco nomes importantes do punk que John Lydon não suporta, incluindo o Green Day
A banda que Dave Grohl chamou de circo e comparou a cerveja velha e sem graça
Por que Nick Mason acha que o Pink Floyd teria sido uma péssima banda de heavy metal
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
Metallica divulga performance ao vivo de "Fade to Black"
O nome em "Livin' on a Prayer" que Jon Bon Jovi vetou: "Não posso cantar"
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O profundo verso de Raul Seixas que Clarice Lispector reproduziu no seu livro
O solo de guitarra criado por Zakk Wylde que deixou Ozzy Osbourne impressionado

A banda influenciada pelo Iron Maiden que Bruce Dickinson elegeu como sua favorita
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
Capa de álbum do Dream Theater lembra a de um álbum clássico do Radiohead, diz Portnoy
"The Wall", do Pink Floyd, é o álbum favorito do baterista Mike Portnoy
O disco do Dream Theater em que o primeiro verso é cantado por Mike Portnoy
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
A música do Dream Theater que "nasceu" depois que Mike Portnoy assistiu show do Pantera
Os discos que James LaBrie indica para quem quer conhecer a obra do Dream Theater
5 discos lançados em 1992 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Cinco formações que duraram pouco tempo, mas gravaram bons discos



