Pink Floyd: The Piper at the Gates of Dawn e as Imagens Alquímicas de Syd Barrett

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Thiago Hesse, Fonte: Thiago Hesse, Press-Release
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 30/07/17. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

O recém lançado "The Piper at the Gates of Dawn e as Imagens Alquímicas de Syd Barrett" (disponível em e-book na Saraiva) é um livro que busca desvendar, a partir de uma perspectiva da filosofia hermética, o que está por trás de cada uma das músicas desse clássico do PINK FLOYD, que está completando 50 anos.

794 acessosRoger Waters: Curitiba também receberá show em 20185000 acessosHeavy Metal: os 11 melhores álbuns da década de 70

Servindo-se de textos dos mais importantes alquimistas, como Paracelso e Basilio Valentin, o livro destrincha cada uma das músicas, analisando-as em todas as suas minúcias, para apresentar a tese de que as mesmas são o resultado de uma experiência mística e visionária, inspirada pelo espírito do Grande Pã (como aconteceu com os personagens de Kenneth Grahame, em "The Wind in the Willows").

As canções, cuja composição coincide com o estágio inicial da esquizofrenia de SYD BARRETT, momento este em que ele se encontrava particularmente sensível ao inconsciente, apresentam uma intrigante e surpreendente relação com temas alquímicos.

Essas experiências, somadas ao seu talento brilhante, e ao momento particularmente inspirado que vivia naqueles dias, regados, como se sabe, a quantidades inimagináveis de LSD, abriram-lhe as portas da percepção, ou melhor, os portões da aurora.

Com sua personalidade excêntrica e imprevisível, SYD BARRETT é comparado ainda aos antigos gnósticos, pois esses espíritos indomáveis, cujos verbos preferidos são embriagar, perturbar, pasmar, são tomados por um tumulto interno e uma atividade desenfreada, cheia de imaginação. Para eles, nada é literal, e tudo é metafórico.

Esse é um estado que não acalma, nem acomoda. Ao contrário, espanta, perturba, podendo até mesmo gerar certa sabedoria, ou gnose.

Se "The Dark Side of the Moon" apresenta uma assombrosa sincronia com "O Mágico de Oz", "The Piper at the Gates of Dawn" também tem os seus mistérios, como fica evidente nesse livro, que mostra com riqueza de detalhes, e devidamente fundamentado, que o disco de estreia do PINK FLOYD, consagrado a SYD BARRETT, é uma autêntica obra alquímica.

Acesse o site do autor no link abaixo:
http://psicologiajunguiana.psc.br/

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Pink FloydPink Floyd
"Não vejo David Gilmour e Roger Waters juntos", diz Mason

794 acessosRoger Waters: Curitiba também receberá show em 20181471 acessosAlta Fidelidade: "Live at Pompeii", o novo DVD do David Gilmour376 acessosThe Jungle of Rock and Roll: a evolução do Pink Floyd0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Pink Floyd"

Rock e metalRock e metal
O outro lado das capas de discos

David GilmourDavid Gilmour
Calafrios ao pensar em fazer algo com o Pink Floyd

DesfalqueDesfalque
Quando a falta de um membro original faz a diferença

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Pink Floyd"


Heavy MetalHeavy Metal
Os 11 melhores álbuns da década de 70

MetallicaMetallica
Casal toca "Master" no casamento e ganha encontro com a banda

Black MetalBlack Metal
O cotidiano fascinante dos fãs adolescentes

5000 acessosRock e Heavy Metal: E se as capas dos álbuns fossem honestas?5000 acessosRegis Tadeu: uma declaração apimentada sobre público de Metal Extremo5000 acessosO Whiplash.Net é um site lucrativo?5000 acessosAC/DC: músicas do grupo atraem tubarões brancos, diz estudo5000 acessosAstros do Rock: como seriam suas versões tatuadas5000 acessosNirvana: "Você sabia que Kurt era um cínico desgraçado, certo?"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Thiago Hesse

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online