Som de Peso: os 40 anos de "Heroes", do David Bowie
Por Bruce William
Postado em 14 de outubro de 2017
Hoje comemoramos 40 anos do lançamento de Heroes, um dos melhores e mais conhecidos álbuns da carreira de David Bowie. Assista e descubra tudo sobre o segundo disco da Trilogia de Berlim, feita em parceria com Brian Eno.
"Heroes" é um álbum de David Bowie, lançado em 1977. Segundo disco de sua "Trilogia de Berlim", com Brian Eno, "Heroes" desenvolveu o som de Low em uma direção mais positiva. Dos três álbuns, é o mais condizente com a denominação "de Berlim", sendo o único inteiramente gravado lá.
Gravado no Hansa Tonstudio, na Berlim Ocidental, "Heroes" reflete o zeitgeist da Guerra Fria, simbolizada pela cidade dividida. O coprodutor Tony Visconti o considerou "uma das minhas últimas grandes aventuras na criação de álbuns. O estúdio ficava a cerca de 500 jardas [457 metros] do muro. Guardas da Volkspolizei ficavam olhando a janela da nossa sala de controle com com binóculos poderosos". David Bowie novamente prestou homenagens à suas influências de Krautrock: o título faz uma referência à faixa "Hero" no álbum Neu!75 da banda alemã Neu! - cujo guitarrista, Michael Rother, fora originalmente escalado para tocar no álbum - enquanto "V-2 Schneider" foi inspirada por Florian Schneider, do Kraftwerk. Em 1977, Kraftwerk mencionara Bowie na faixa-título de Trans-Europa Express.
Brian Eno chamou Robert Fripp e o convidou para tocar a guitarra no álbum. Fripp, que se considerara aposentado da música, disse: "Bem, não sei, porque não toco há três anos, mas se você está preparado para arriscar, então também estou." Ao chegar no estúdio, cansado por causa do seu voo de vinda, ele tocou na faixa "Beauty and the Beast" e a primeira gravação foi usada no versão final da canção.
Apesar de "Heroes" ter continuado a exploração de Bowie da música ambiente e ter incluído instrumentais obscuros e atmosféricos como "Sense of Doubt" e "Neuköln", o álbum foi visto como uma expressão artística altamente positiva e apaixonada, particularmente após o melancólico Low. A letra de "Joe the Lion", escrita e gravada no microfone "em menos de uma hora", segundo Visconti, simboliza o caráter improvisador do disco (via wikipedia).
Som de Peso
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
Como as guerras moldaram a sonoridade do Black Sabbath, segundo Geezer Butler
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
A reação de Mike Portnoy ao ficar sabendo da morte de Cliff Burton
O cantor que Bono disse ter voz de anjo e ser um homem muito sábio
A pior faixa de "Reign in Blood", do Slayer, segundo a Metal Hammer
A opinião de Dave Mustaine sobre a clássica "The Unforgiven", do Metallica
O visual ridículo que Sebastian Bach gostaria de apagar do seu passado
O álbum de rock nacional anos 80 considerado o maior fracasso do grande produtor Liminha

Som de Peso: o primeiro grande show de rock no Brasil
Bruce Dickinson se junta a Billie Joe Armstrong para cantar "All the Young Dudes"
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
A banda que vendia disco pra caramba mas que David Bowie não reconheceria na rua
O trágico músico que David Bowie considerava seu melhor amigo
O disco que Paul McCartney considerava um fiasco até David Bowie fazê-lo cair na real
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock



