Motörhead: todos da formação clássica já nos deixaram
Por Igor Miranda
Postado em 11 de janeiro de 2018
A morte de "Fast" Eddie Clarke, ocorrida na última quarta-feira (10) devido a uma pneumonia, traz um fato marcante para a história atual do Motörhead: já não resta mais nenhum integrante da formação clássica da banda para contar história.
O primeiro a morrer foi Phil "Philthy Animal" Taylor. Ele faleceu no dia 11 de novembro de 2015, aos 61 anos, vítima de insuficiência hepática.
Além de ter gravado os discos da chamada "fase clássica" - "Motörhead" (1977), "Overkill" (1979), "Bomber" (1979), "Ace of Spades" (1980), "No Sleep 'til Hammersmith" (1981) e "Iron Fist" (1982) -, Phil Taylor esteve presente nos álbuns "Another Perfect Day" (1983), "Rock 'n' Roll" (1987), "Nö Sleep at All" (1988) e "1916" (1991), além de ter gravado a música "I Ain't No Nice Guy", presente em "March ör Die" (1992). Foi substituído por Pete Gill entre 1984 e 1987 e por Mikkey Dee a partir de 1992.
Em 28 de dezembro de 2015 - em menos de dois meses -, Lemmy Kilmister se foi. Já era de conhecimento público que a saúde do líder do Motörhead estava definhando, devido aos anos de consumo de cigarros, uísque e anfetamina. Lemmy sofria de diabetes e hipertensão, tendo usado um desfibrilador implantável a partir de 2013.
Curiosamente, não foi nenhum desses problemas que afetou Lemmy Kilmister diretamente. O músico foi diagnosticado com um tumor no cérebro, já em estágio terminal. Lemmy, então, faleceu. Sua autópsia, por outro lado, apresentou que a causa do óbito havia sido uma combinação entre câncer de próstata, arritmia cardíaca e insuficiência cardíaca congestiva.
Antes do trio original, o guitarrista Würzel, que integrou o Motörhead entre os anos de 1984 e 1992, já havia falecido, em 9 de julho de 2011. Ele, que estava com 61 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória, devido a uma fibrilhação ventricular impulsionada por uma miocardiopatia.
O legado deixado pela formação clássica do Motörhead é indiscutível. O trabalho apresentado em álbuns como "Overkill" e "Ace of Spades" segue inspirador para muitas bandas de rock e heavy metal. "Fast" Eddie Clarke, em particular, também conseguiu se destacar com a banda Fastway, que lançou bons discos de hard n' heavy na década de 1980.
Morte de Fast Eddie Clarke
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson promete novo álbum "em um patamar bem acima de 'Mandrake Project'"
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
Aquiles Priester diz que Cronos, do Venom, "mudou o jogo"
A música de 1983 que resumiu tudo de errado no rock americano, segundo Lemmy
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Scott Ian (Anthrax) lembra como reagiu quando o Metallica demitiu Dave Mustaine
O videoclipe que Bruce Dickinson produziu para uma banda glam/punk britânica
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
Morre "Fast" Eddie Clarke, ex-Motorhead
O roqueiro que fez Lemmy perceber que tocar podia ter outras vantagens
Motörhead anuncia edição remixada do álbum "Orgasmatron"
A música dos Beatles que Dave Grohl considera mais pesada que Black Sabbath e Motörhead
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Existe uma banda de metal para cada tipo de chefe e você vai reconhecer o seu
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente


