Roger Waters: fãs não estão deixando shows após críticas a Trump, diz guitarrista
Por Igor Miranda
Fonte: Billboard
Postado em 14 de março de 2018
O guitarrista Jonathan Wilson, da banda solo de Roger Waters, disse, em entrevista à Billboard, que a reação do público às criticas feitas a Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, durante os shows não tem sido negativa. Durante o bate-papo, o músico destacou que poucas pessoas estão demonstrando estar descontentes com os comentários políticos feitos por Waters.
Nos shows da atual turnê "Us + Them", os efeitos visuais representados no telão fazem críticas a Donald Trump durante a música "Pigs (Three Different Ones)". Embora os comentários de Roger Waters tenham sido cada vez mais diretos, Jonathan Wilson destacou que o público não tem tido uma reação exageradamente negativa.
"Estávamos esperando um clima mais negativo quando tocamos em Kansas City, Texas ou qualquer outro lugar dessa turnê", disse Wilson, em menção a locais mais conservadores dos Estados Unidos. "Mas, sendo honesto, houve apenas um pouco disso. Há algumas pessoas xingando e gritando, jogando coisas no palco, como alguém que atirou um pretzel em mim uma vez. Mas, basicamente, não é o bastante para fazê-los saírem. Eles precisavam de seus 'ajustes classic rock'", afirmou.
Roger Waters tem uma visão política diferente da que é adotada por Donald Trump. O principal ponto de discordância tem sido o apoio de Trump a Israel no conflito com a Palestina - recentemente, o presidente dos EUA chegou a reconhecer Jerusalém como capital de Israel, com o intuito de mover a embaixada americana de Tel Aviv para lá. A opção foi considerada favorável a israelenses e contrária a palestinos - ambos os povos estão em disputa pela região há décadas.
Críticas em Nova Orleans
Graças às críticas diretas durante shows, o jornalista Keith Spera, do site "New Orleans Advocate", chegou a relatar, em julho do ano passado, que uma performance de Roger Waters em Nova Orleans, nos Estados Unidos, ficou marcada por certa rejeição de parte do público após os comentários sobre Donald Trump. Foi o primeiro show de Waters na cidade americana desde 1970.
"Uma procissão de imagens profanas do presidente americano encheu os telões: Trump como bebê, sendo mantido no alto pelo presidente russo Vladimir Putin; Trump como uma estátua com um pênis excepcionalmente pequeno. O desfile continuou por diversos minutos, seguido por exemplos de citações infames de Trump", disse Spera, na ocasião, em sua resenha.
O jornalista, na época, complementou: "Finalmente, as palavras 'Trump é um porco' encheram os telões, como se o ponto ainda não estivesse claro. Tinha, repetidamente, uma marreta. Quando a barragem anti-Trump foi transferida para a música 'Money', pareceu um exagero. Houve vaias, mas qualquer fã de Trump ofendido que saiu do local acabou perdendo os destaques que se seguiram".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Sharon lembra primeira reação ao ver Ozzy Osbourne morto
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Alírio Netto quebra silêncio sobre Angra e fala se há planos futuros
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Lemmy Kilmister sobre saída de Dee Dee dos Ramones: "Aquilo acabou com Joey"
A diferença entre discurso do rock e sertanejos como Gusttavo Lima, segundo Samuel Rosa
AC/DC - Perguntas e respostas e curiosidades


A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O show do Pink Floyd em que Roger Waters não sabia o que dizer, mas emocionou a plateia
Ouça a versão da banda punk britânica The Damned para "See Emily Play", do Pink Floyd
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
David Gilmour explica por que guitarristas não acertam solo de "Confortably Numb"
O famoso riff de guitarra que o Metallica teria copiado de clássico do Pink Floyd



