A história por trás de "Comfortably Numb", hino do Pink Floyd
Por Ivison Poleto dos Santos
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 03 de julho de 2018
"Comfortably Numb", cujo nome de trabalho "The Doctor" aparece no álbum duplo "The Wall" e, ao contrário das outras músicas, que foram compostas por Roger Waters sozinho, foi composta por David Gilmour que a compôs pensando em seu primeiro álbum solo. Na demo original, não existe a letra e Gilmour cantou uma melodia próxima ao refrão da versão final. Essa versão também não possuía a sequência final de acordes para a linha do refrão final "I have become comfortably numb". Muitos pensam que Gilmour foi autor da música inteira, mas é bem provável que Waters compôs os acordes para esta parte bem como mudou os acordes de E menor para B menor e a letra foi totalmente escrita por ele. Enquanto a opinião geral é a de que a letra fale sobre drogas, Waters insiste que não. Elas são sobre quando ele esteve doente quando criança. Quando ficou adulto, ele algumas vezes se sentiu do mesmo jeito entrando em estado de delírio, totalmente desconectado da realidade.
Waters explica:
"Eu me recordo de ter tido gripe ou algo do gênero, uma infecção que me deu uma febre de mais de 40° e me fez delirar. Não foi uma coisa engraçadinha como muitos pensam, foi terrível."
Assista o trecho no filme "The Wall":
Os instrumentos usados por Gilmour e Waters
Gilmour: Fender Stratocaster 1969
David usou uma strato preta nos dois solos.
Ela foi a guitarra principal de Gilmour durante a maior parte do início da sua carreira. Ele a comprou na Manny's Guitar Store em Nova Iorque durante a turnê da banda nos Estados Unidos em 1970, pois a sua guitarra havia sido roubada umas semanas antes.
A guitarra passou por diversas modificações ao longo dos anos. A primeira e mais importante é que ela não era preta, tendo sido pintada ainda na loja trocando a cor sunburst original. Ainda nos anos 1970, Gilmour trocou o braço por um de jacarandá, porém trocou-o novamente por um de bordo da Charvel com o logotipo da Fender em 1978.
Ele também instalou um conector XLR na entrada para reduzir os ruídos produzidos pelo pedal Dallas Arbiter Fuzz Face que ele usava na época. Ainda não satisfeito com o resultado, ele decidiu instalar um captador Gibson PAF entre os dois originais, o que o levou a ter de fazer dois furos adicionais no corpo da guitarra e no espelho.
Roger Waters: Fender Precision Bass Black
Originalmente tinha um braço de jacarandá, porém ele o trocou entre 1970-72, e novamente em 1978 por um de bordo da Charvel.
O espelho original branco foi trocado por um preto em 1976. Nos anos 1980, a Fender fez réplicas deste baixo e Waters as guarda como instrumentos-reserva.
A sua linha personalizada foi baseada nestas réplicas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
Os 10 melhores álbuns do metal em 2025, segundo Emanuel Seagal


Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour
Os 10 melhores álbuns do rock de todos os tempos, segundo o RYM
O guitarrista que o Pink Floyd queria ao invés de David Gilmour


