A história por trás de "Comfortably Numb", hino do Pink Floyd
Por Ivison Poleto dos Santos
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 03 de julho de 2018
"Comfortably Numb", cujo nome de trabalho "The Doctor" aparece no álbum duplo "The Wall" e, ao contrário das outras músicas, que foram compostas por Roger Waters sozinho, foi composta por David Gilmour que a compôs pensando em seu primeiro álbum solo. Na demo original, não existe a letra e Gilmour cantou uma melodia próxima ao refrão da versão final. Essa versão também não possuía a sequência final de acordes para a linha do refrão final "I have become comfortably numb". Muitos pensam que Gilmour foi autor da música inteira, mas é bem provável que Waters compôs os acordes para esta parte bem como mudou os acordes de E menor para B menor e a letra foi totalmente escrita por ele. Enquanto a opinião geral é a de que a letra fale sobre drogas, Waters insiste que não. Elas são sobre quando ele esteve doente quando criança. Quando ficou adulto, ele algumas vezes se sentiu do mesmo jeito entrando em estado de delírio, totalmente desconectado da realidade.
Waters explica:
"Eu me recordo de ter tido gripe ou algo do gênero, uma infecção que me deu uma febre de mais de 40° e me fez delirar. Não foi uma coisa engraçadinha como muitos pensam, foi terrível."
Assista o trecho no filme "The Wall":
Os instrumentos usados por Gilmour e Waters
Gilmour: Fender Stratocaster 1969
David usou uma strato preta nos dois solos.
Ela foi a guitarra principal de Gilmour durante a maior parte do início da sua carreira. Ele a comprou na Manny's Guitar Store em Nova Iorque durante a turnê da banda nos Estados Unidos em 1970, pois a sua guitarra havia sido roubada umas semanas antes.
A guitarra passou por diversas modificações ao longo dos anos. A primeira e mais importante é que ela não era preta, tendo sido pintada ainda na loja trocando a cor sunburst original. Ainda nos anos 1970, Gilmour trocou o braço por um de jacarandá, porém trocou-o novamente por um de bordo da Charvel com o logotipo da Fender em 1978.
Ele também instalou um conector XLR na entrada para reduzir os ruídos produzidos pelo pedal Dallas Arbiter Fuzz Face que ele usava na época. Ainda não satisfeito com o resultado, ele decidiu instalar um captador Gibson PAF entre os dois originais, o que o levou a ter de fazer dois furos adicionais no corpo da guitarra e no espelho.
Roger Waters: Fender Precision Bass Black
Originalmente tinha um braço de jacarandá, porém ele o trocou entre 1970-72, e novamente em 1978 por um de bordo da Charvel.
O espelho original branco foi trocado por um preto em 1976. Nos anos 1980, a Fender fez réplicas deste baixo e Waters as guarda como instrumentos-reserva.
A sua linha personalizada foi baseada nestas réplicas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
A categórica resposta de Alírio Netto sobre como lidar com quem não gosta dele no Angra
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
A única situação em que Alírio Netto apagaria sua tatuagem do Shaman
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Jimmy Page disponibiliza demo caseira inédita de clássico do Led Zeppelin
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
"IA é o demônio", opina Michael Kiske, vocalista do Helloween


Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Roger Waters nunca teve paciência para rock "barulhento"; "algumas pessoas são e elas adoram"
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
Fã desembolsa equivalente a R$ 76 milhões por guitarra de David Gilmour
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
A confusão de Roger Waters quando ele viu Jimi Hendrix pela primeira vez
A canção que fez o Pink Floyd mudar de direção para se tornar a banda que a gente ama


