A emocionante relação de Elton John com "Shine On You Crazy Diamond", do Pink Floyd
Por André Garcia
Postado em 18 de dezembro de 2022
Há músicas que marcam nossas vidas e se tornam para sempre a trilha sonora de um capítulo de nossas histórias. A música que tocava quando deu seu primeiro beijo, a última música que ouviu com alguém que ama, a música que tocava quando você recebeu o primeiro exemplar do seu primeiro livro… Músicas marcam — sobretudo as grandes músicas.
Assim é comigo, com você e até mesmo com Elton John. Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista para a BBC Radio em 1986, o maior pianista da música pop relembrou como "Shine On You Crazy Diamond" marcou sua vida. A faixa, lançada em 1975, abre (e fecha) o álbum "Wish You Were Here", no Pink Floyd.
"Eu fui para Barbados em 1976. Fiz muito sucesso de 1970 a 76 em todo o mundo, [mas] foi algo arrasador física e mentalmente. Eu nunca tinha tirado férias nas Índias Ocidentais. Fomos para Barbados, Bernie Taupin (meu letrista) e eu — tínhamos duas casas na praia."
"Sabe, há certos discos que marcam. Tinha um do Pink Floyd chamado 'Wish You Were Here'. Lembro de estar um dia sentado na praia, uma mulher chegou chorando e disse: 'Olha, meu filho está morrendo de câncer. Posso trazer ele para te cumprimentar?' Nós dissemos 'Mas é claro, pode trazer ele para tomar um chá."
"Quando trouxeram ele, tinham que carregá-lo; ele estava que era só pele e ossos. Naquele momento, [estava tocando] uma faixa daquele álbum, 'Shine On You Crazy Diamond'. De noite, ao por do sol, nós demos as mãos e botamos aquela música. Eu não sou religioso, mas dissemos 'Vamos apenas torcer para que ele melhore', e foi aquilo."
"Três anos depois, eu estava tocando em Washington DC, quando um cara bate na minha porta e diz 'Olá, eu sou Steve!' Era o mesmo garoto, só que musculoso como Sylvester Stallone — completamente saudável! Se você tivesse o visto antes, não diria que ele tivesse mais do que três meses de vida. Então eu nunca me esqueço daquela faixa. É uma música maravilhosa, e me traz boas memórias.
Pink Floyd
O Pink Floyd foi formado em meados dos anos 60 por Roger Waters, Richard Wright e Nick Mason, tendo como líder o guitarrista, vocalista e compositor Syd Barrett. Após se destacar na cena psicodélica londrina em 1966, no ano seguinte lançou seu álbum de estreia "The Piper at the Gates of Dawn". Álbum esse que conseguiu o surpreendente feito de fazer frente ao "Sgt. Pepper's...", dos Beatles.
No entanto, Syd começou a se tornar cada vez mais imprevisível e errático conforme seu uso de LSD desencadeava sua pré-disposição à esquizofrenia. Incapaz de seguir na banda, acabou demitido dela e substituído por David Gilmour. Após um breve período criativamente à deriva, na década de 70 a banda viveu sua era de ouro lançando uma obra-prima a cada dois anos: "Meddle" (1971), "The Dark Side of the Moon" (1973), "Wish You Were Here" (1975), "Animals" (1977) e "The Wall" (1979).
Nos anos 80, por outro lado, por pouco tudo não foi colocado a perder pelas crescentes tensões de Roger Waters com os demais integrantes, o que levou à sua saída em 1985. Após longa batalha na justiça pela propriedade do nome Pink Floyd, David Gilmour conseguiu o direito de prosseguir com a banda, lançando "A Momentary Lapse of Reason" (1987) e "The Division Bell" (1994).
Desde então, eles entraram em longos períodos de inatividade. Entre as poucas vezes que voltou à ativa, estão uma reunião com Roger Waters em 2005 no Live 8, o lançamento de "The Endless River" (2014) e o single "Hey Hey Rise Up" (2022).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps