Mutantes: 50 anos de raridade comemorados por regravação
Por Nathália Pandeló Corrêa
Fonte: Build Up Media
Postado em 13 de setembro de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Escrito por um adolescente de 16 anos para o II Festival Estudantil da Música Popular Brasileira, "Glória ao Rei dos Confins do Além" é um clássico da discografia de raridades dos Mutantes. A faixa, considerada muito estranha no ano de 1968, dialogava com o discurso tropicalista e psicodélico da época. Agora, 50 anos depois, aquele adolescente recria a faixa em um single comemorativo. Paulo Girão acaba de lançar nas plataformas de música digital uma versão ao lado da Bandalém, cujos músicos se reuniram especialmente para a regravação da música.
Ouça "Glória ao Rei dos Confins do Além":
Essa canção mudou a vida de Paulo, um niteroiense com moradia e atuação marcante no Rio de Janeiro, especialmente nos anos de 1970, participando de festivais universitários e grupos de compositores, com artistas como Gonzaguinha, Ivan Lins, Belchior e Geraldo Azevedo e dividindo palco com João Bosco, Jards Macalé, Sergio Sampaio e Billy Blanco. Artistas de diversas gerações como Alaíde Costa até Ayrton Montarroyos já gravaram suas músicas. Mas a mais especial mesmo foi aquela primeira.
"Quando eu ouvi, pela primeira vez, a versão dos Mutantes, simplesmente chorei de tanta emoção! Imagine um compositor adolescente inglês sendo gravado pelos Beatles… foi o que aconteceu comigo em relação aos Mutantes!", conta Girão.
Em entrevistas recentes, Arnaldo Baptista revelou que essa foi uma das poucas músicas que os Mutantes gravaram "de primeira", tamanha identificação que tiveram com a faixa. Paulo Girão ficou animado para recriá-la ao ouvir a regravação feita por Andreia Dias para o álbum "Prisioneira do Amor", com direção artística de Marcus Preto, onde registra "lados B" compostos ou gravados por Rita Lee. Girão se surpreendeu com a produção musical de Tim Bernardes (O Terno) e com as possibilidades que a faixa ainda possuía.
"Descobri que a canção continua atual. A letra fala: ‘se vocês soubessem quanta falsidade que havia ali… Povo de coitados!’. O povo, em geral, já sabe das falsidades políticas todas, mas elas continuam a fazê-lo de coitado! Só falta acabar com as falsidades, democraticamente e com muita Educação! Fora isso, eu redescobri a grande teatralidade desta canção, uma coisa que muito me interessa, atualmente", explica ele.
Paulo foi acompanhado pela Bandalém nessa faixa. A banda é formada por Diogo Viola (arranjos, guitarra), Fernando Nunes (baixo,), Maurício Braga (bateria), Márcio Lomiranda (teclados), Nick de Souza (violino) e Thainá (backing vocal). Além desse single, Girão está trabalhando no projeto Tropikantes, um grupo inspirado nos ideais tropicalistas de valorização "das culturas" brasileiras, no ecletismo estético-musical do programa do Chacrinha e na busca por amor e uma juventude que se mantém em mudança.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
O clássico do metal que foi criado em uma hora e fez a cabeça de James Hetfield
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
David Ellefson conta como está se sentindo no Metal Church
Mikkey Dee revela gravidade de doença que quase o matou um ano atrás
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
O único verso de "Há 10 Mil Anos Atrás", de Raul Seixas, ainda sem explicação
Para Lobão, a maior banda de rock do mundo dos dias de hoje é brasileira
Paul McCartney relembra a dificuldade de superar o fim dos Beatles com The Wings


As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Por que Mutantes não tocavam no Brasil todo nos anos 1970?
A banda de rock que se afastou e Tim Maia ficou com saudades do convívio
A banda dos anos 1990 que Sérgio Dias dos Mutantes adorou: "Deu canja e não saia do palco"
A curiosa letra original no feminino de "Balada do Louco" que Rita Lee compôs



