Deep Purple: a história de "Smoke On The Water"
Por Ivison Poleto dos Santos
Fonte: ultimateGuitar.com
Postado em 21 de junho de 2017
Talvez seja a música com o riff de guitarra mais conhecido da história, 'Smoke On The Water' está no álbum Machine Head de 1972.
Como a letra da música fala, a inspiração veio de um show do Frank Zappa no hotel Casino em Montreux, Suíça em 4 de dezembro de 1971. A banda estava lá para gravar o supracitado álbum logo após o fatídico concerto.
O Deep Purple estava assistindo o show e o vocalista Ian Gillan se lembra de ter visto chamas se espalhando. As chamas se espalharam pelo edifício e o fogo logo se espalhou. Frank Zappa parou o show e assegurou que todos saíssem em segurança. O Deep Purple viu o incêndio de um restaurante próximo e quando ele foi extinto, uma grossa fumaça cobriu o lago Genebra. Foi esta vista que deu a ideia da letra da música ao baixista Roger Glover e Ian Gillan a escreveu.
A banda se mudou para o Grand Hotel em Montreux, onde gravaram o álbum usando o estúdio móvel dos Rolling Stones. Como eles precisavam de mais uma música, juntaram a letra de Gillan e o riff que Ritchie Blackmore inventou e montaram "Smoke On The Water".
Frank Zappa perdeu todo o seu equipamento no incêndio. Dias depois, ele quebrou a perna quando um fã o puxou do palco em um show na Inglaterra.
Ritchie Blackmore descreveu como inventou o famoso riff:
"Eu e o (baterista) Ian Paice costumávamos praticar juntos. Foi um riff natural que eu tocava naquela época. Foi a primeira coisa que veio em minha mente durante o ensaio".
Comente: Existe música com o riff mais conhecido?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps