Nirvana: gravações master de "Nevermind" se perderam em incêndio
Por Igor Miranda
Fonte: Twitter
Postado em 13 de junho de 2019
Uma das perdas do incêndio ocorrido em 2008, na Universal Studios em Hollywood, Estados Unidos, foi revelada nesta semana. O baixista Krist Novoselic, do Nirvana, contou que as gravações master - originais - de "Nevermind" (1991), álbum de maior sucesso da banda, foram queimadas na ocasião.
A revelação foi feita por Novoselic no Twitter. Um fã perguntou se as masters de "Nevermind" haviam sido perdidas, já que "In Utero" (1993) ganhou um relançamento após o ano de 2008. "Acho que elas se foram para sempre", disse o baixista, em resposta.
A perda das gravações master significa que "Nevermind" não poderá ganhar um relançamento, como uma versão comemorativa deluxe ou algo do tipo, já que os registros originais não estão mais à disposição. São as masters que originam as cópias, sejam de CDs ou de LPs - funciona como uma espécie de "matriz" do áudio.
No incêndio ocorrido em 1° de junho de 2008, foram perdidas gravações de dezenas de artistas famosos. Embora tenha acontecido há mais de uma década, foi somente nesta semana que uma reportagem do "The New York Times" revelou o prejuízo musical.
Na época, a Universal afirmou que o fogo destruiu apenas a atração "King Kong" do parque temático e um arquivo de vídeo com cópias de obras antigas. Porém, a reportagem descobriu que o arquivo de áudio também foi afetado, resultando no que foi definido como "o maior desastre da história da música fonográfica".
Além disso, houve um esforço da Universal em mostrar que a situação havia sido controlada. Os veículos de comunicação acreditaram na versão da empresa e focaram na perda dos arquivos de vídeo - que nem eram tão importantes assim, por serem cópias.
Veja, a seguir, a relação de artistas com materiais perdidos divulgada pelo "The New York Times": Ray Charles, B.B. King, The Four Tops, Joan Baez, Neil Diamond, Sonny and Cher, Joni Mitchell, Cat Stevens, Gladys Knight and the Pips, Al Green, Elton John, Eric Clapton, Jimmy Buffett, Eagles, Aerosmith, Rufus and Chaka Khan, Barry White, Patti LaBelle, Tom Petty and the Heartbreakers, The Police, Sting, Steve Earle, R.E.M., Janet Jackson, Guns N' Roses, Mary J. Blige, No Doubt, Nine Inch Nails, Snoop Dogg, Nirvana, Beck, Sheryl Crow, Tupac Shakur, Eminem, 50 Cent, The Roots, Billie Holiday, Louis Armstrong, Duke Ellington, Al Jolson, Bing Crosby, Ella Fitzgerald, Aretha Franklin, Chuck Berry, Buddy Holly, Bill Haley, John Coltrane e Judy Garland.
O fogo
O fogo começou após um grupo de funcionários consertar o telhado de um dos prédios com um maçarico. Eles aguardaram até que as telhas esfriassem, como mandava o protocolo, porém, as chamas perderam o controle e tomaram parte do imóvel por volta das 5 da manhã.
Centenas de bombeiros trabalharam no incêndio. Foi necessário desmantelar o armazém onde estavam os arquivos para controlar o fogo.
Não foi revelado, de forma específica, quais materiais desses artistas foram perdidos. Sabe-se, porém, que houve danos nos arquivos de diversos cantores e bandas desde a década de 1940. Estima-se que 500 mil músicas foram destruídas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps