Carpiah: banda mineira não pode conter seu grito
Por Carol Lacerda
Fonte: Carol Lacerda
Postado em 27 de setembro de 2019
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Diante de um momento delicado para o povo mineiro, após tragédias ambientais que causaram morte e destruição, a banda CARPIAH, que busca representar a cultura regional por meio da música, não pôde conter seu grito.
Grito, esse é o nome do novo EP da banda, com duas canções que fazem um convite à reflexão sobre a relação entre homem, natureza e capital e suas consequências. A produção musical é assinada pelo guitarrista, violonista e vocalista Márcio Zaum.
A capa do álbum é uma arte do ilustrador Hugo Gherard, que representa perfeitamente a mensagem da banda e transmite o sentimento exato das composições. O álbum será lançado nas plataformas digitais no final de setembro.
A versão de Queimada, de O Terço, uma das principais influências da banda, abre o EP com elementos que caracterizam o rock rural, como o arranjo de violão de 12 cordas e o dueto das vozes. A letra lembra o processo siderúrgico, que é o destino do minério usurpado de nossas montanhas: virar poeira.
Em uma triste coincidência, é impossível não pensar na atual situação da Amazônia, que ao ser queimada diante dos olhos de todos nós e da inércia do Estado, também vai aos poucos, se transformando em carvão.
Natureza, composta por Fred Santos em 2006 e gravada pela primeira vez em 2012 para o CD A Flor do Rock, ganha uma repaginada. A releitura traz novos elementos no arranjo e representa uma síntese do manifesto que a banda se propõe a fazer.
Alguns versos, como "Não era eu nem era tudo, tudo isso e quase nada ali parado tolo e mudo / tentando desvendar as cores, encontrar amores neste quadro: o mundo" remetem à postura de todos nós, que assistimos às tragédias de Mariana e Brumadinho apáticos diante da dor, tentando buscar respostas e responsáveis, mas ao mesmo tempo, sem forças para alguma atitude.
Para Fred e Zaum, o EP é também um marco na história da banda, consolidando a fase atual, que conta ainda com Richardson Poia, Alê Gerardo e Pablo Osório, reafirmando suas influências no Rock Rural, na MPB e na música mineira e ganha fôlego para novas composições.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
O único álbum do Dire Straits que Mark Knopfler consegue ouvir: "Não gosto dos discos"
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
Novo disco do Exodus é elogiado em resenha do Blabbermouth; "Vai esmagar seu crânio"
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Família atualiza status de saúde de Jello Biafra após AVC
O ícone do rock e do metal que bebia sem parar - e nunca tinha ressaca
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
O significado da escolha do nome Nirvana, segundo Kurt Cobain
A única música tocada no Festival de Woodstock que atingiu o primeiro lugar nas paradas
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo


Rogério Skylab usa Megadeth para explicar o grande problema de Regis Tadeu
Saiba tamanho da fortuna de John Deacon, do Queen - e quanto ele ganha sem sair de casa
Rolling Stone: as melhores músicas com mais de sete minutos
Raul Seixas: O clássico inspirado em Dylan que driblou censura e criticou Roberto Carlos
A banda pouco lembrada que é a verdadeira pioneira do rock anos 1980 no Brasil
Prostitutas: As mais famosas e devassas do cenário Rock - Parte 1



