Odair José: álbum que o fez ser excomungado da Igreja é relançado em vinil
Por Igor Miranda
Postado em 08 de novembro de 2019
O cantor Odair José gerou polêmica ao lançar, em 1977, o álbum "O Filho de José e Maria". O trabalho, em formato de "ópera popular", retrata uma espécie de Jesus Cristo contemporâneo, que se envolve com drogas e questiona a própria orientação sexual - tudo em tom de crítica à hipocrisia da sociedade daqueles tempos.
O registro fez com que Odair José fosse excomungado da Igreja Católica em 1978. Polêmicas à parte, o material explora outras facetas do cantor, com influências mais evidentes do rock e ramificações como o folk e o progressivo.
Décadas após seu lançamento original, o selo Polysom, em parceria com a Sony Music, anunciou que o material voltará às lojas. O registro retorna LP de 180 gramas pela coleção "Clássicos em Vinil".
A reedição de "O Filho de José e Maria" chega às lojas neste mês de novembro, ainda sem data especificada.
O instrumental de "O Filho de José e Maria" é tocado por músicos como Hyldon (guitarra), Robson Jorge (Piano e Fender Rhodes) e o consagrado trio Azymuth - Ivan Conti "Mamão" (bateria), Alexandre Malheiros (baixo) e José Roberto Bertrami (órgão, clarinete e sintetizador ARP String Ensemble). Jaime Alem, que viria a se tornar diretor musical de Maria Bethânia, também completa a lista de guitarristas do repertório. A direção artística ficou por conta de Durval Ferreira e a direção de estúdio foi responsabilidade de Guilherme Araújo.
Ouça o disco a seguir, via Spotify:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Como uma longa viagem, o tédio e "Moby Dick" inspiraram um clássico do metal moderno
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
O último álbum "realmente ótimo" do Black Sabbath, de acordo com Ozzy Osbourne
Iron Maiden: 9 músicas não tão conhecidas que todos deveriam conhecer
O "Big Four do new metal", segundo o lendário baixista David Ellefson




