Solos: Alguns dos mais bonitos do Heavy Metal
Por Samuel Coutinho
Fonte: Metal da Ilha
Postado em 24 de julho de 2014
Quem não curte solos de guitarra, não curte heavy metal. Existem vários tipos de solos diferentes, desde os mais simples aos mais técnicos. Competições de solos de guitarra existem aos montes, sempre prezando pelo mesmo objetivo, velocidade.
Mas nesta matéria mostraremos alguns dos mais bonitos, aqueles cheios de melodias e emoção. Mas não precisa ser uma banda de metal melódico para ter melodia, várias bandas dentro do heavy metal também sabem transmitir emoção nas seis cordas, como poderemos conferir nos exemplos abaixo.
Nota do redator: Faltaram muitos solos sim, mas sinta-se a vontade para indicá-los nos comentários.
SUICIDAL TENDENCIES: "You Can't Bring Me Down" - Não se trata necessariamente de um solo de guitarra, e sim uma introdução, mas tá valendo. Uma bela introdução como esta vale por qualquer solo. O guitarrista do Suicidal Tendencies na época, Rocky George, soube expressar muito bem seu modo de tocar guitarra no decorrer da música. De longe o melhor guitarrista que a banda já teve, vale citar também que o próprio solo desta música é uma beldade.
OVERKILL: "Elimination" - Uma música bem rápida e cheia de peso. Os vocais de Bobby "Blitz" insinuam total energia e ferocidade na música, mas logo na metade da canção temos uma surpresa, o solo de guitarra. Mesmo começando bem rápido o guitarrista Bobby Gustafson entoa uma boa parte melódica na música.
METALLICA: "Master Of Puppets" - Pedreira pura este clássico do Metallica. Com essa música, dá pra bangear até a cabeça cair do corpo (não me canso de dizer isso). Mas e quando chega o solo, acabou? Não, pra quem gosta de música é um bom momento pra conferir a versatilidade de Kirk Hammett. E calma que a música segue firme e forte.
EDGUY: "Land Of The Miracle" - Citar uma banda de metal melódico aqui é meio que covardia, mas faz parte do tema. Consideremos as músicas acima como um "aperitivo", pois agora os portais do céu foram abertos. "Land Of The Miracle" é uma das músicas mais influentes do Edguy, uma balada tem que ter um solo bonito, e é o que podemos comprovar na canção. Um solo realmente muito bonito. Jens Ludwig estava inspirado.
DREAM THEATER: "Wither" - Baladas são sempre baladas, o Dream Theater é uma banda especialista nisso. Como de costume, temos aqui uma obra prima das melodias. "Wither" faz você chorar de tão melódica, chega a ser melancólica, vide a letra. Pra completar, John Petrucci entrega um incrível solo de guitarra. Tanto a letra quanto o video clipe da música chegam a parecer um prenúncio da partida de Portnoy.
OFICINA G3: "Better" - Já que abrimos os portais do céu, Oficina G3 tem que estar na lista. O álbum "Depois da Guerra" foi um marco na história da banda, pois levou a banda à outro nível. Com músicas mais elaboradas, podemos perceber a incrível evolução técnica da banda. "Better" possui um solo muito agradável, bela dobradinha entre Juninho Afram e Celso Machado.
HELLOWEEN: "Occasion Avenue" - Óbvio que os pioneiros do metal melódico deveriam estar na lista. Já adianto que se faltou um solo de alguma banda de metal melódico aqui, por favor não me cobrem, é solo que não acaba mais. Mas para resolver este problema, vamos considerar o Helloween como um ótimo representante. "Occasion Avenue", além dos seus 11 minutos de duração, possui um belo solo de guitarra. O "Keeper of The Seven Keys: The Legacy", cumpriu muito bem a responsabilidade de continuar a saga dos outros dois clássicos da fase "Keeper".
GUNS N' ROSES: "November Rain" - Essa dispensa comentários. "November Rain" poderia ser a única canção, com um solo de guitarra tão bonito, que simplesmente resumiria esta matéria, mas já que é uma lista. Slash executando seu solo logo após sair da capela, no video clipe da música, é com certeza um momento emocionante. Fechando com chave de ouro esta lista dos solos mais bonitos do heavy metal, "November Rain" é um marco até hoje, da incrível performance da banda nesta canção.
Este tipo de lista com certeza irá causar algumas reações controversas, mas novamente, sinta-se à vontade para citar mais alguns solos através dos comentários.
Comente: Quais os mais bonitos solos do Heavy Metal?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
A pior faixa de "Black Album", de acordo com o Heavy Consequence
Dave Mustaine aponta o elemento que diferenciava o Megadeth das outras bandas de metal
Vocalista de banda italiana de groove metal ganha medalha na Olimpíada de Inverno
Ex-Manowar, guitarrista Ross The Boss é diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica
Para Gary Holt, Paul Baloff é o maior frontman da história do thrash metal


Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
Como o grunge mudou o cenário do heavy metal nos anos 1990, segundo Dave Mustaine
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Dave Mustaine explica por que não se interessa por bandas atuais de heavy metal
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
VH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos
Os 10 melhores discos do rock dos anos 80, segundo o RYM


