Metal no Iraque: conheça as principais bandas do país
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 29 de abril de 2020
No dia 9 de abril de 2003, o governo do ditador iraquiano Saddam Hussein foi derrubado, o que pôs fim a um regime ditatorial dos mais execráveis. Tanto tempo depois, é inegável que a vida dos iraquianos mudou muito. O embargo decretado pela ONU chegou ao fim, de modo que o Iraque é, hoje, o segundo mais importante produtor da OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo), o que elevou seu PIB de 29 bilhões de dólares, em 2001, para 171 bilhões, em 2016. Algo muito prático para a população: as liberdades individuais ganharam força (atualmente, por exemplo, representantes das vertentes xiita e sunita ocupam altos cargos praticamente em pé de igualdade).
Mas vamos ao que mais interessa a nós: o Heavy Metal. Como as liberdades individuais voltaram a ser minimamente respeitadas no país, alguns valores e hábitos ocidentais começam a, timidamente, ser introduzidos em sua sociedade. Assim, não tardou para que algumas bandas de Heavy Metal começassem a pulular no Iraque, aqui e ali. Falemos, então, de modo circunspecto, sobre algumas destas:
ACRASSICAUDA: a mais famosa banda iraquiana é, indubitavelmente, o ACRASSICAUDA, banda esta que, atualmente, reside nos Estados Unidos. Sua história já é sobejamente conhecida, mas, ainda assim, é sempre interessante lembrar que seus integrantes tiveram de fugir do Iraque para que não fossem mortos por fundamentalistas islâmicos. A música do ACRASSICAUDA é um Thrash Metal técnico indubitavelmente influenciado por grupos como LAZARUS A. D., METALLICA, PRONG e SOULFLY. Possui um único álbum, um EP, um single duas demos. Já em 2007, o ACRASSICAUDA ganhou certa projeção ao ser mostrada no documentário "Heavy Metal in Baghdad".
AMELNAKRU: banda de Black Metal da capital iraquiana, Bagdá. A banda foi fundada em 2011 e tem apenas um integrante, que atende pelo pseudônimo Lord Erragal. Este é, também, o único integrante do projeto ERRAGAL, que igualmente se dedica ao Black Metal (mas mesclado a algumas passagens de Ambient Music).
CYAXARES: trata-se de uma one man band baseada na cidade de Sulaymaniyah, na região do Curdistão, uma das mais regiões mais afetadas por ataques terroristas do Estado Islâmico. Seu único integrante é o vocalista e multi-instrumentista Mir Shamal Hama-faraj (também integrante das bandas DARK PHANTOM e TORTURE HYMNS). Sua música é uma mistura de Folk e Death Metal.
DARK PHANTOM: banda que, num primeiro momento, se dedicava ao Heavy Metal com respingos de Power Metal, mas, posteriormente, submergiu no Thrash e Death Metal. Este quinteto, que tem entre seus integrantes o único membro do CYAXARES, lançou, até o momento, um EP, em 2013, e um álbum, em 2016. No YouTube: https://www.youtube.com/user/666darkphantom666
DEM: esta banda se dedica a fazer um Black Metal com passagens sinfônicas. Seus integrantes optam por se manterem secretos. Também não se sabe quando a banda foi formada. Até o momento, possui um único álbum, lançado em 2018 e contendo nove faixas.
ERRAGAL: esta é a banda paralela do único integrante do AMELNAKRU. Foi formado em 2009 e tem uma discografia relativamente extensa, com duas demos, quatro EPs, dois álbuns e uma participação em coletânea com a banda estadunidense AGGA. Dedica-se a fazer um Black Metal fundido com sonoridade típica de Ambient.
MAHMOD META: banda de Metal Progressivo formada por um único integrante, o multi-instrumentista e vocalista Mahmod Hamasi. Em 2012, lançou seu único trabalho, um álbum contendo nove músicas, todas instrumentais. Destoando da maioria das bandas do estilo, suas músicas são de curta duração, de modo que o tempo total de duração do álbum atinge apenas 16 minutos.
RABEEN: mais uma banda formada por um único integrante, desta vez o multi-instrumentista que dá nome à banda, habitante da cidade de Kirkuk. Em 2014, o RABEEN lançou seu único trabalho, um EP contendo cinco músicas, todas elas instrumentais. Seu som é basicamente Thrash Metal mesclado com pitadas de Power Metal.
SODOMOPHILIA: trio de Bagdá que se dedica a fazer um Death Metal evidentemente influenciado por bandas como SPAWN OF POSSESSION, SEVERED SAVIOR e a iraniana CONNATE EXASPERATION. Até o momento, seu único trabalho é uma demo, lançada em 2013.
XATHRITES: banda de Black Metal nascida em Bagdá, em 2005, mas que, atualmente, reside no Egito. Possui, até o momento, três álbuns e dois EPs lançados. É formada pelo guitarrista e baixista Lord Basher e pelo vocalista Azmo Lozmodial, também integrante da banda norueguesa/húngara/jordaniana THOLOMAT e da jordaniana THE DEAD SEA.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Peter Criss e Bob Ezrin contestam declarações recentes de Gene Simmons
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito


Guitarristas: 15 músicos que provavelmente você não conhece
AC/DC - Perguntas e respostas e curiosidades
Freedom of Expression: o tema do Globo Repórter
Simone Simons: a nudez na capa de Divine Conspiracy
A ordem expressa que motorista de Raul Seixas não podia descumprir de jeito nenhum
Postura: 12 coisas que você nunca deve dizer a um músico


