Led Zeppelin: John Bonham roubou viradas de bateria de Carmine Appice?
Por Igor Miranda
Postado em 10 de agosto de 2020
O baterista Carmine Appice, um dos mais influentes da história da música pesada, falou sobre os primeiros anos de seu trabalho em entrevista a uma rádio, transcrita pelo Ultimate Guitar. Durante o bate-papo, ele citou a influência que exerceu em John Bonham, do Led Zeppelin, que chegou a usar algumas de suas viradas nas músicas da banda.
Appice, vale lembrar, foi baterista do Vanilla Fudge, banda formada em 1967, e do Cactus, criado em 1969. Além disso, ele tocou com Ozzy Osbourne, Rod Stewart, Blue Murder, King Kobra, Paul Stanley, Ted Nugent, entre outros, além do projeto Beck, Bogert & Appice.
"Quando comecei em 1967, no Vanilla Fudge, nem existiam sistemas de PA. Eu tinha que tocar mais forte para fazer a bateria ficar mais alta. Todos esses bateristas surgiram a partir disso. Dino Danelli, do The Rascals, veio um pouco antes, mas os bateristas dessa época eram Mitch Mitchell, Ginger Baker, Keith Moon... eles não tocavam tão pesado. Eu colocava a força do meu corpo toda para ser ouvido", afirmou, inicialmente.
Apesar de tocar com força, Carmine Appice destaca que tinha técnica e estudou a bateria. "Com o tempo, consegui um set de bateria maior que era mais alto. Era o mesmo de John Bonham, aí comecei com essa coisa de baterias maiores. Max Weinberg (Bruce Springsteen & E Street Band) diz que o influenciou muito, pois ele comprou uma bateria igual à minha", disse.
O conceito de "superbaterias", com várias peças, aprimorou-se ao longo dos anos com Appice. Só que muitos conheceram esse estilo com base em John Bonham, que foi influenciado pelo veterano. "Quando conheci Tommy Lee (Mötley Crüe), ele perguntou como eu comecei a usar essas coisas, porque ele começou vendo John Bonham. E eu falei que John Bonham se inspirou nisso a partir de mim. Ele não acreditou, daí mostrei o vídeo do Vanilla Fudge no Ed Sullivan Show em 1968 e mostrei o final da música 'Shotgun', que tem o mesmo final de 'Rock and Roll' e foi lançada uns 5 anos antes, aí ele acreditou", afirmou.
O entrevistador, então, perguntou se Carmine Appice não se incomoda com essa situação em que John Bonham parece ter "copiado" tantas ideias dele. "Quando Bonham surgiu e nós excursionamos juntos, com o Zeppelin abrindo para o Vanilla Fudge, viramos amigos. Ele tocava alguma virada minha e me olhava, daí nós dois dávamos risadas. Quem diria que essas viradas seriam associadas a ele?", respondeu.
Appice, então, cita que até mesmo bateristas que conheciam o trabalho dele acabaram se impressionando com Bonham. "Steve Smith, do Journey, me ligou um dia e falou que havia ouvido meu álbum 'Renaissance' (1968), dizendo que todas as viradas de John Bonham estavam nesse disco. E eu disse: 'sim, eu sei'", afirmou.
Por fim, ele destacou que todos ali estavam fazendo história sem que ninguém percebesse. "John ficou tão grande com o Zeppelin, mas muitas pessoas sabem de onde surgiu. Revistas como 'Modern Drummer', 'Drum Magazine' dizem que eu criei a bateria do heavy metal. Na época, nem sabíamos o que estávamos fazendo, nada estava rotulado. Só tocávamos para sermos ouvidos sem um sistema de PA", concluiu.
A entrevista pode ser ouvida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Angra "deixa escapar" que Alírio Netto faz parte de sua formação atual
Billboard Brasil confirma que Alírio Netto é o novo vocalista do Angra
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
O cara que canta muito, mas Malcolm Young disse que jamais poderia entrar no AC/DC
Muitos se lembram de um show do Led Zeppelin que talvez não tenha acontecido
O cantor "sensacional" que Robert Plant sabe que poderia tê-lo substituído no Led Zeppelin
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
O hit do Led Zeppelin em que Robert Plant foi homofóbico, segundo John Paul Jones
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
Jimmy Page comenta como era capturar a sonoridade de John Bonham


