Eleições nos EUA: 10 músicos do rock e metal que apoiam Donald Trump
Por Igor Miranda
Postado em 31 de outubro de 2020
O mundo inteiro está de olho nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, que serão realizadas na próxima terça-feira (3). Donald Trump, atual titular do cargo e candidato à reeleição pelo Partido Republicano, e Joe Biden, representante do Partido Democrata, disputam o histórico pleito, que chegou a gerar recorde de votação antecipada no país, onde o ato cívico não é obrigatório, em mais de um século.
Como a eleição por lá está bem dividida, diversas pessoas públicas, de vários segmentos, estão divulgando suas convicções e, em alguns casos, até apoiam as campanhas de um determinado candidato. No segmento da música, com foco no rock e metal, não é diferente: diversos astros do estilo se posicionaram nos últimos tempos.
A lista a seguir apresenta 10 músicos e bandas de rock e metal que declararam apoiar Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos. Outro levantamento, com artistas do gênero que afirmaram votar em Joe Biden, também foi publicada neste site. Veja:
1. Ted Nugent
O guitarrista Ted Nugent tem sido um dos apoiadores mais notáveis de Donald Trump desde sua primeira participação na corrida presidencial, em 2016, derrotando Hillary Clinton. O músico faz elogios à gestão de Trump em entrevistas e participa de eventos de campanha.
No início deste ano, em entrevista ao podcast "Pat's Soundbytes Unplugged", Nugent declarou que Trump é "o maior presidente da história da América" e "o maior líder da história da humanidade". Em 2017, ele afirmou ao podcast "The Rock Brigade": "Ter Donald Trump chegando a mim, com toda a controvérsia que me rodeia, prova que ele é o cara mais importante para se tornar a presidente. Ele desafia, denuncia e esmaga todas as coisas em status quo".
2. Kid Rock
Outro músico que tem apoiado Donald Trump em entrevistas e até eventos de campanha é o vocalista Kid Rock. Os dois são amigos fora do âmbito político e há registros deles jogando golfe juntos.
Kid Rock chegou a acompanhar Donald Trump em um recente debate realizado entre ele e Joe Biden em Nashville. Rock precisou ser orientado a utilizar máscara no local, pois estava sem a proteção facial.
3. Ace Frehley (ex-Kiss)
Em recente entrevista ao canal de YouTube "The Cassius Morris Show", o ex-guitarrista do Kiss, Ace Frehley, declarou acreditar que Donald Trump seja "o líder mais forte", apesar de entender que rock e política "não se misturam".
"Não acho que política e rock se misturam. Tento ficar fora disso. De vez em quando, dou uma 'escapada'. Vou dizer que sou um apoiador de Trump. Todos os políticos têm 'esqueletos no armário', mas acho que Trump é o líder mais forte que temos atualmente", afirmou, conforme transcrito pelo Blabbermouth.
4. John Dolmayan (System of a Down)
Em uma série de publicações nas redes sociais, o baterista John Dolmayan, do System of a Down, criticou visões consideradas "de esquerda" e elogiou a gestão de Donald Trump. A opinião do músico chama atenção dos fãs, pois opõe-se à de seu cunhado e vocalista, Serj Tankian.
Em meio às críticas do movimento Black Lives Matter contra Donald Trump, Joh Dolmayan afirmou: "Não vamos deixar que a narrativa que está sendo mostrada repetidamente nos faça esquecer a verdade desta afirmação. O presidente mais atacado da história e, ainda assim, o melhor amigo das minorias! Não acredita? Veja as estatísticas. Se não gosta, isso não muda a verdade".
5. Michale Graves (ex-Misfits)
Ex-integrante do Misfits, o vocalista Michale Graves declarou, em publicações já removidas do Instagram, que é um "orgulhoso chauvinista ocidental" e citou, em hashtags, que iria votar em Donald Trump em 2020. Além disso, ele declarou fazer parte do The Proud Boys, organização classificada como neofacista e de extrema-direita.
Em uma recente transmissão online, Michale Graves também fez críticas ao movimento Black Lives Matter e declarou que não concorda com o casamento entre pessoas do mesmo sexo, devido às suas crenças no cristianismo.
6. Jonathan Cain (Journey)
Jonathan Cain, tecladista do Journey, mantém carreira paralela na música gospel há muitos anos. Ele também faz parte de um grupo de evangélicos que apoiam Trump, chamado "Evangelicals for Trump".
Em um recente evento online, promovido pelo grupo em parceria com o filho de Trump, Donald J. Trump Jr, Cain declarou: "Graças ao presidente Trump, os evangélicos finalmente têm um defensor feroz em Washington. Por meio de sua luta pela liberdade religiosa, políticas pró-vida e nomeações judiciais conservadoras, os cristãos em todo o país sabem que o presidente Trump continuará a cumprir suas promessas".
7. Michael Sweet (Stryper)
O vocalista e guitarrista Michael Sweet, da banda cristã Stryper, parabenizou publicamente Donald Trump por sua eleição em 2016. No início deste ano, o músico elogiou ações de Trump em meio à pandemia, embora o político tenha sido criticado por minimizar os riscos da Covid-19 e compartilhar informações falsas sobre a doença.
Em outra ocasião, mais recentemente, ele saiu em defesa da diversidade de opiniões em meio ao período eleitoral. Na ocasião, Trump dava início à sua campanha em Charlotte, na Carolina do Norte. "Por que as pessoas sentem necessidade de postar ódio político? Desdém constante pelas pessoas que não concordam com elas. [...] Por que diabos as pessoas não podem simplesmente ser deixadas em paz e ter o direito de fazer o que querem?", afirmou, em trecho de publicação que trouxe o slogan "make love great again", semelhante a "make America great again", da campanha de Trump, ao fim.
8. John Lydon / Johnny Rotten (Public Image Ltd, ex-Sex Pistols)
O vocalista John Lydon, também conhecido como Johnny Rotten, de bandas com Public Image Ltd e Sex Pistols, declarou apoio a Donald Trump recentemente. Além de aparecer com uma camiseta relacionada ao político, o cantor disse em entrevista a um programa da BBC que votará no político em questão.
"Sim, claro, votarei em Trump. Ele é um pensador individual, vou admitir isso para começar. Ele não é o sujeito mais adorável na terra de Deus, mas não consigo ver a oposição me oferecendo algo como uma solução. Joe Biden é, em toda a praticidade, delinquentemente senil. Minha esposa tem Alzheimer - eu conheço os sintomas", afirmou.
9. Tommy Vext (Bad Wolves)
Após uma sequência de declarações recentes em apoio a Donald Trump, o vocalista Tommy Vext, do Bad Wolves, declarou publicamente que iria votar no atual presidente para sua reeleição.
"Ok, depois de meses de pesquisa, debate, observações e orações, eu tomei uma decisão. Não foi fácil, muitas vezes pensei que poderia estar seguindo o caminho do eleitorado libertário. Mas há apenas uma escolha que significa salvar nosso país da tirania, censura e subjugação da extrema esquerda. [...] Por causa da grande censura tecnológica, dos Antifa, mídia convencional, elitistas de Hollywood e a barbárie hipócrita do BLM [Black Lives Matter] e uma total falta de confiança em Joe Biden, estou publicamente endossando Donald Trump para presidente dos Estados Unidos da América", afirmou.
10. Steve "Zetro" Souza (Exodus)
Steve "Zetro" Souza, vocalista do Exodus, declarou apoiar Donald Trump ainda em 2018, em entrevista ao canal de YouTube "Impact". A visão de Souza se opõe à do guitarrista Gary Holt, seu colega de banda, que tem criticado Trump em diversas ocasiões.
"Zetro" comentou, na ocasião: "A taxa de desemprego é a mais baixa da história dos Estados Unidos. Acho que Trump está tentando ir ao encontro do Kim Jong-un (Coreia do Norte) e isso é ótimo. Amo o país em que vivo e apoio o presidente".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps