A opinião de Mille Petrozza, do Kreator, sobre "Endorama"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de março de 2026
Notícias de Rock e Heavy Metal no WhatsApp
A banda de thrash metal Kreator foi fundada nos anos 1980, na Alemanha. O grupo se firmou como um dos grandes expoentes do estilo por meio de álbuns que se tornaram clássicos, com destaque para "Pleasure to Kill" (1986).
Em sua segunda década de existência, o Kreator promoveu algumas alterações em sua sonoridade. Essas mudanças podem ser percebidas em "Outcast" (1997), trabalho que flerta com o gótico.
Kreator - Mais Novidades
Aparentemente, nem mesmo Mille Petrozza, guitarrista e vocalista do Kreator, é grande fã de "Outcast". Durante recente entrevista concedida à Metal Hammer, o frontman afirmou que o trabalho possui apenas algumas faixas que considera interessantes.
"'Outcast' tem talvez três músicas boas. Mas eu estava muito envolvido com o som gótico na época, e ainda estou."
Lançado em 1999, "Endorama" também dialoga com a música gótica. Embora tenha apreço pelo trabalho, Petrozza reconhece que se afastar tanto do thrash metal não foi a melhor decisão.
"'Endorama' é um álbum muito bom. Mas levamos um tempo para perceber que só porque você ouve música gótica, não significa que precisa fazer um álbum gótico! Você pode compor um álbum de metal com influências góticas, e é isso que fazemos hoje em dia."
O tempo passou e o Kreator voltou a investir pesado no thrash metal, como aponta seu novo disco de estúdio. Intitulado "Krushers of the World", o trabalho foi divulgado no dia 16 de janeiro deste ano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
Edu Falaschi atualiza sobre possível reunião do Angra ao estilo Helloween
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Taylor Hawkins sobre tocar no Foo Fighters: "Há coisas que faço que Dave Grohl não faria"
O melhor disco de heavy metal lançado em 1990, de acordo com o Loudwire
O disco mais extremo da carreira de Rick Rubin; "Todo mundo tinha medo"
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi
Edu Falaschi relembra como seu gutural convenceu Max Cavalera a gravar no "Vera Cruz"
O pior músico do Black Sabbath de todos os tempos, segundo o próprio Ozzy Osbourne
Os álbuns do Metallica que soaram "forçados", segundo James Hetfield
Mike Portnoy não é muito fã da música que rendeu o Grammy ao Dream Theater

Kreator lança "Krushers of the World", seu novo disco de estúdio
Mille Petrozza, do Kreator, diz que já tomou anfetamina pra tocar mais rápido
Mille Petrozza explica por que sonoridade do Kreator mudou na década de 90
Mille Petrozza (Kreator) explica o que o fez recusar convite para integrar o Celtic Frost
Thrash metal: 10 grandes álbuns do estilo lançados em 1989


