System of a Down: John Dolmayan não teme ser demitido por opiniões políticas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda
Enviar Correções  

O baterista John Dolmayan, do System of a Down, falou sobre suas posições a respeito de política em uma postagem no Instagram onde também desejou feliz aniversário ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O músico disse que sua vaga na banda não está "em risco" devido a suas opiniões, que são bem diferentes das de alguns colegas, especialmente do vocalista Serj Tankian.

System of a Down: Dolmayan ironiza perda de seguidores e pede que não o tirem da bandaThe Doors: A mais famosa foto do fantasma de Jim Morrison

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Inicialmente, Dolmayan disse que só aceita revelar as opiniões dele nas redes sociais para os fãs "silenciosos que pensam que estão sozinhos em um mundo onde suas posições pareçam ser estranhas ou erradas". "Vocês não estão sozinhos", afirmou ele.

O baterista completou: "Já os que pensam ter uma posição moralmente superior, onde qualquer opinião diferente é inválida, pense novamente. Pensar como vocês é a saída mais fácil. [...] Porém, o fascismo real, os verdadeiros fanáticos estão escondidos à vista do mesmo partido (Democrata) que lutou para manter a escravidão, (leis de) Jim Crow, sem direito de voto às mulheres e que são responsáveis diretamente por mais de 70 milhões de abortos - a maioria, de negros".

O músico disse que pessoas alinhadas com o partido Democrata dos Estados Unidos não desejam liberdade de expressão por serem "covardes" e "precisam ser conduzidas junto do resto das ovelhas". Em seguida, afirmou que seu trabalho como baterista no System of a Down não está em risco.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Tenho sorte. Estou em uma indústria onde você PODE ser honesto com suas opiniões com pequena ou nenhuma repercussão. Não estou em nenhum estúdio cinematográfico, gravadora, mídia ou qualquer lugar onde preciso me prender ao politicamente correto, nem estou em risco de 'perder meu emprego' porque vocês não gostam do que eu falo", afirmou.

Dolmayan concluiu: "São tempos perigosos, onde a liberdade de expressão e de fala estão sendo atacadas, mas isso vai passar. A próxima geração está vendo isso, como sempre, e vai superar essa intensidade. Oh, feliz aniversário, presidente Trump, e boa sorte em novembro".

As opiniões de John Dolmayan

Há algum tempo, John Dolmayan tem divulgado posições a respeito de política e sociedade que dividiram a opinião dos fãs do System of a Down. Em fevereiro, por exemplo, o baterista fez uma postagem criticando Bernie Sanders, então pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos - que era apoiado pelo vocalista Serj Tankian -, e também falou sobre comunismo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Cuidado às crianças: gratuito. Assistência médica: gratuita. Universidade: gratuita. F*da-se, se tudo é gratuito e tudo virá dos ricos de qualquer forma, por que trabalhar? Por que não viver do trabalho e dos lucros dos ricos? Sou milionário como Bernie, mas só tenho duas casas, então talvez eu possa compartilhar o 'acampamento de verão' desse hipócrita. Não acredite na doutrinação, nas elites da música e de Hollywood ou que o comunismo disfarçado de social-democracia fará algo além de tirar suas liberdades e deixará todos igualmente destituídos. Venezuela, China, Coreia do Norte, Alemanha nazista, Camboja (Pol Pot), Itália (Mussolini), etc", disse.

System of a Down: Dolmayan critica comunismo e Bernie Sanders, que Serj apoiaSystem of a Down
Dolmayan critica comunismo e Bernie Sanders, que Serj apoia

No início de abril, em entrevista ao podcast do Metal Injection, Dolmayan sugeriu que governos teriam criado o novo coronavírus para frear protestos contra suas gestões. Estudos já comprovaram que o vírus não foi criado em laboratório.

"Se há algo positivo para quem está no poder, é que esse vírus se livrou de muitas pessoas que estavam protestando. Eu me questiono, tenho minhas teorias e as pessoas acham que sou idiota por isso, mas tenho uma grande imaginação, Houve protestos em Hong Kong, França, Itália, Líbano, Chile... no mundo todo, pessoas pediam mudanças de seus governantes. É conveniente o fato de haver um coronavírus e todos esses manifestantes desaparecerem", afirmou.

System of a Down: Para Dolmayan, governos criaram coronavírus para frear protestosSystem of a Down
Para Dolmayan, governos criaram coronavírus para frear protestos

Pelas redes, no início deste mês de junho, o baterista saiu em defesa de Donald Trump em meio aos protestos contra a violência policial contra os negros, iniciados após a morte de George Floyd, sufocado pelos joelhos de um policial branco. "Não vamos deixar que a narrativa que está sendo mostrada repetidamente nos faça esquecer a verdade desta afirmação. O presidente mais atacado da história e, ainda assim, o melhor amigo das minorias! Não acredita? Veja as estatísticas. Se não gosta, isso não muda a verdade", disse, sem mencionar quais estatísticas são essas. Trump tem sido criticado justamente por, na visão de parte da população americana, não trabalhar em prol da comunidade negra e latina nos Estados Unidos.

John Dolmayan: Trump é o presidente mais atacado e o melhor amigo das minoriasJohn Dolmayan
"Trump é o presidente mais atacado e o melhor amigo das minorias"

Diante das críticas nas redes sociais, o baterista ironizou os internautas que o chamavam de "racista simpatizante do nazismo" e apontavam que ele estava "gordo se comparado a 2006". "Sou um 'boomer', então, estou completamente fora de contato com tudo por causa da minha idade, diferentemente de pessoas que eles concordam e que têm a mesma idade que eu, mas são iluminados", afirmou, usando a hashtag #getjohnoutofsoad (algo como "tire John do System of a Down"). "Por favor, por favor, não me tirem da banda. Desculpe por pensar diferente. Vou mudar, vou me conformar, eu prometo", completou, em tom sarcástico.

System of a Down: Dolmayan ironiza perda de seguidores e pede que não o tirem da bandaSystem of a Down
Dolmayan ironiza perda de seguidores e pede que não o tirem da banda

Em outra postagem, Dolmayan destacou que tem opiniões diferentes das de Serj Tankian - e, consequentemente, das que são expressas nas letras do System of a Down -, mas que os dois se respeitam muito. Vale lembrar que Tankian foi o único membro da banda a participar do recente álbum solo do baterista, "These Grey Men".

SOAD: John Dolmayan diz respeitar o que Serj pensa, mas não tem concordado muitoSOAD
John Dolmayan diz respeitar o que Serj pensa, mas não tem concordado muito

SOAD: Serj diz que fãs bravos com ideias políticas dele não repararam nas letrasSOAD
Serj diz que fãs bravos com ideias políticas dele não repararam nas letras




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


System of a Down: Dolmayan ironiza perda de seguidores e pede que não o tirem da bandaSystem of a Down
Dolmayan ironiza perda de seguidores e pede que não o tirem da banda

SOAD: Serj diz que fãs bravos com ideias políticas dele não repararam nas letrasSOAD
Serj diz que fãs bravos com ideias políticas dele não repararam nas letras

SOAD: John Dolmayan diz respeitar o que Serj pensa, mas não tem concordado muitoSOAD
John Dolmayan diz respeitar o que Serj pensa, mas não tem concordado muito

System of a Down: banda nunca atingiu seu potencial por completo, diz DolmayanSystem of a Down
Banda nunca atingiu seu potencial por completo, diz Dolmayan

John Dolmayan: Trump é o presidente mais atacado e o melhor amigo das minoriasJohn Dolmayan
"Trump é o presidente mais atacado e o melhor amigo das minorias"

System of a Down: Serj Tankian critica Trump por se esconder em bunker durante protestosSystem of a Down
Serj Tankian critica Trump por se esconder em bunker durante protestos

Download Fest: Iron Maiden, SOAD e Kiss serão headliners de evento onlineDownload Fest
Iron Maiden, SOAD e Kiss serão headliners de evento online

System of a Down: Serj Tankian lançará EP com músicas que seriam para a bandaSystem of a Down
Serj Tankian lançará EP com músicas que seriam para a banda

Serj Tankian: ouça Hayastane, nova música do vocalista do System Of A DownSerj Tankian
Ouça Hayastane, nova música do vocalista do System Of A Down

System of a Down: drama faz John Dolmayan não querer mais gravar novo álbumSystem of a Down
Drama faz John Dolmayan não querer mais gravar novo álbum


Separados no nascimento: Serj Tankian e BoratSeparados no nascimento
Serj Tankian e Borat

SOAD: quando Shavo quase matou Brent Hinds em briga na MTVSOAD
Quando Shavo quase matou Brent Hinds em briga na MTV


The Doors: A mais famosa foto do fantasma de Jim MorrisonThe Doors
A mais famosa foto do fantasma de Jim Morrison

Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debateDedo x Palheta
Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280