Andreas Kisser: todo mundo queria ser como Eddie Van Halen, afirma guitarrista
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de outubro de 2020
O guitarrista Andreas Kisser, do SEPULTURA, concedeu entrevista à finlandesa TV Kaaos. Como era de se esperar, o músico brasileiro falou sobre Eddie Van Halen, falecido no último dia 6 de outubro e uma das maiores lendas das seis cordas. Os trechos traduzidos desta matéria foram transcritos pelo site Blabbermouth.
Andreas relembrou a sua maior frustração: nunca ter conhecido Eddie pessoalmente. "É minha maior frustração - quando uma lenda morre e eu não tive a chance de conhecê-lo". Além disso, ele também não assistiu nenhuma das apresentações que o VAH HALEN fez no Brasil, em 1983. "Em 1983, o VAN HALEN veio ao Brasil pela primeira vez, na turnê 'Diver Down'. Tocaram em São Paulo, minha cidade. Eu era jovem [14 anos]. Minha mãe não me deixou ir ao show. Eu fiquei muito chateado."
Para a sorte de Andreas, ele conseguiu assistir Eddie Van Halen anos mais tarde, em uma cerimônia de premiação. "Eu tive a chance de ver VAN HALEN no MTV Awards, em 1992, onde eles abriram a cerimônia . Eles tocaram 'Poundcake', aquela música com a furadeira. Eles fizeram a passagem de som e fizeram a abertura ao vivo para o mundo inteiro. E isso foi fantástico, porque foi minha única oportunidade de ver, sentir e estar na mesma sala que Edward Van Halen". A apresentação que Andreas se refere, na verdade, aconteceu em 1991.
Sobre a morte de Eddie, Andreas se disse chocado, apesar de saber da gravidade da situação. É algo que foi tão chocante. "Todos nós sabíamos que ele estava muito doente e passando por um período muito difícil da vida, lutando contra o câncer. E todos os abusos, é claro, durante todos aqueles anos e outras coisas", afirmou.
O guitarrista falou sobre o tamanho da influência de Eddie (e consequentemente, do VAN HALEN) em sua vida, tanto no campo pessoal quanto no artístico. "Meu sonho era ter as mesmas calças do Van Halen. Fui um pé no saco para minha mãe, para tentar encontrar os mesmos tipos de elementos, para construir essas calças e outras coisas. E toda a lenda sobre o que ele fez com os captadores, como ele tentou ferver as cordas e todas aquelas 'notícias falsas' que todos os guitarristas queriam fazer. Porque todo mundo quer ser Van Halen. "
Andreas continuou, ciente de que atingir o nível de Eddie Van Halen já era difícil. "Lembro quando decidi ser músico, conversei com minha família, conversei com minha mãe. Ela disse, 'Ótimo. Mas você tem que ser o melhor. Faça o que fizer, você tem que ser o melhor.' Eu disse, 'Como é que vou ser o melhor se Edward Van Halen já está aí? Esta é uma tarefa impossível’".
Por fim, Andreas falou da influência de Eddie para os guitarristas. "A inspiração e a motivação para ser um Van Halen é o que todo guitarrista tem. Do contrário, não estaríamos fazendo o que estamos fazendo."
Eddie Van Halen morreu aos 65 anos, após longa batalha contra um câncer na garganta. Após a notícia da sua morte, inúmeras personalidades da música prestaram homenagens nas redes sociais. Confira algumas nos links abaixo.
Morte de Eddie Van Halen
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps