Ciência: solo de guitarra perfeito é construído a partir de método; ouça
Por Igor Miranda
Fonte: Guitarload
Postado em 21 de fevereiro de 2021
Qual seria a sonoridade do solo de guitarra perfeito? Em uma iniciativa da revista "Total Guitar", um método científico aplicado parece chegar a essa resposta.
Conforme publicado pela Guitarload, a revista britânica fez uma enquete para descobrir quais os 50 melhores solos de guitarra, na opinião de seus leitores. O solo de Brian May para "Bohemian Rhapsody", clássico do Queen, ficou em primeiro lugar na votação, que também contemplou composições de Pink Floyd, Guns N' Roses, Deep Purple e mais.
Diante disso, os responsáveis pela revista analisaram cada solo de guitarra escolhido em termos de tonalidade, tempo, melodia e outros fatores para extrair o que há de melhor em cada um deles. Eles, então, reuniram todos esses pontos positivos e construíram o que seria o solo de guitarra perfeito.
Os critérios foram explicados pela "Total Guitar". Leia a seguir.
"Primeiro, o tempo – os 50 melhores solos variam entre 64 e 170 bpm, então optamos por 120 bpm, perto da média. Uma tonalidade menor é essencial, então estamos em mi (E) menor, mas com alguns momentos próximos de mi harmônico menor e mi dórico. Um mínimo de 2,5 oitavas de intervalo de afinação é vital, e cobrimos cerca de três oitavas.
As notas mais baixas aparecem na primeira metade do solo, antes de chegar ao ponto mais alto posteriormente. Os compassos com mais notas começam a cerca de dois terços do caminho e nos certificamos de incluir uma mistura de shredding com ganchos melódicos – o essencial.
Seguindo um lick de abertura melódico, passamos para um arpejo no estilo ‘Comfortably Numb’ (Pink Floyd), notas em staccato no estilo ‘Bohemian Rhapsody’ e tapped bends inspiradas em ‘Crazy Train’ (Ozzy Osbourne).
Em seguida, há palhetadas do tipo ‘Highway Star’ (Deep Purple), com breves licks inspirados em ‘Free Bird’ (Lynyrd Skynyrd) e ‘Sweet Child O’Mine’ (Guns N’ Roses) para levar a uma ideia tipo ‘Fade To Black’ (Metallica).
Os arpejos que se seguem fazem referência ao ‘Hotel California’ (Eagles) em meio a uma progressão de acordes influenciada por ‘While My Guitar Gently Weeps’ (Beatles). Completamos com mais referências a ‘Sweet Child’ e harmônicos no estilo ‘Beat It’ (Michael Jackson). Ufa!"
Sem mais delongas: ouça o solo de guitarra perfeito, de acordo com a "Total Guitar" e seu método científico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O hábito nojento que virou demonstração de respeito nos shows punk dos anos setenta
Por que Roger Waters não repetiu sozinho o sucesso do Pink Floyd segundo fãs
Derrick Green (Sepultura) participa do novo álbum do Black Pantera
O que fazia Charlie Watts ser tão bom, segundo Mick Jagger e Ronnie Wood
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
Neil Young escolhe os três maiores compositores de todos os tempos
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
O disco do Sepultura que se equipara aos clássicos dos anos 90, segundo a Metal Hammer
Kerry King achou que Paul Bostaph estava brincando quando se ofereceu para voltar ao Slayer



Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O som de guitarra do Pink Floyd que nasceu por causa de um erro
Paulo de Castro: Baixos, guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?
Regis Tadeu: Os 20 Maiores Guitarristas do Brasil


